Last mile: o que é e como gerenciar!

You are currently viewing Last mile: o que é e como gerenciar!

Do momento em que o cliente clica no botão “fechar pedido” em sua loja virtual até o recebimento da compra, a encomenda passa por diversas etapas. A etapa final é conhecida como last mile e é considerada uma das mais desafiadoras.

Quer entender quais são os desafios do last mile e aprender a gerenciar melhor esse estágio da logística? Neste post, a gente ensina tudo o que você precisa saber sobre o assunto!  

O que é o last mile?

A tradução do termo last mile é, literalmente, “a última milha”, mas poderíamos “abrasileirar” e aproximá-lo mais de nossa cultura chamando simplesmente de “quilômetro final”. A expressão last mile se refere à última etapa de transporte de uma mercadoria, que engloba desde o momento em que a carga deixa o centro de distribuição até a chegada ao seu destino.

A importância do last mile reside no fato de que a última etapa da logística de entrega é a mais delicada, a que gera mais despesas de transporte e também muitas reclamações dos clientes quando ocorrem atrasos.

Para você ter uma ideia, de acordo com dados da Fundação Dom Cabral, 12,5% das despesas de todas as empresas do Brasil vêm da logística, e 30% desses custos se concentram na última etapa da entrega. Daí, já dá para entender por que é necessário dar ao last mile a devida atenção.

Qual a diferença entre first mile, middle mile e last mile?

Antes de explicar como o last mile afeta a logística do comércio eletrônico, é importante pontuar quais são as diferenças entre essas três etapas e a que cada uma delas corresponde dentro de um processo logístico.

First mile se refere à etapa inicial do transporte, em que a mercadoria é coletada pela transportadora para ser levada até o centro de distribuição. Já middle mile é a etapa intermediária, momento em que a encomenda é transportada até o próximo depósito ou o centro de distribuição. Por fim, o last mile corresponde à reta final do percurso, aquela etapa que será decisiva para o sucesso da entrega, conforme já mencionamos.

Leia também: Logtech: tecnologia e inovação em logística

Como o last mile influencia na logística do e-commerce?

Uma etapa de last mile eficiente tem influência na percepção da qualidade e na experiência de compra do cliente. Afinal, uma entrega pontual e sem percalços é a prova de que a loja online valoriza seus consumidores e honra seus compromissos ao respeitar o prazo de entrega.

Isso é importante porque, com a competição acirrada do comércio eletrônico, o público não tolera mais entregas demoradas, que extrapolam o prazo previsto e frustram suas expectativas. E o last mile é o estágio em que os clientes se encontram mais ansiosos para receber logo a encomenda.

Assim, a rota final da entrega de uma mercadoria é decisiva para uma experiência satisfatória: é a última chance da empresa de surpreender o consumidor final e garantir sua fidelização. Afinal, é pela eficiência dessa etapa que o cliente avalia a agilidade da entrega e as condições em que a encomenda chegou ao seu endereço.

Como a tecnologia pode ajudar no last mile?

Felizmente, contamos com soluções tecnológicas para otimizar a etapa de last mile. É possível, por exemplo, utilizar GPS para rastrear as cargas em tempo real durante todas as etapas do processo.

Outra opção é investir em softwares específicos para ajudar a planejar as rotas de maneira estratégica e eficiente, visando agilizar o processo de entrega, economizar combustível e diminuir a quantidade de mão de obra envolvida. Os sistemas de gestão, por sua vez, ajudam a coletar e analisar os dados sobre as entregas, identificar gargalos e planejar melhorias.

Além disso, é possível usar ferramentas de cotação de frete online, como a calculadora da Central do Frete, para pesquisar as melhores opções de transporte, encontrar os melhores preços e condições e escolher a transportadora mais adequada para a necessidade da loja.

Leia também: Marketplace: o que é e como criar!

Como otimizar a etapa do last mile?

Crie uma rotina de trabalho

Para que a entrega seja bem-sucedida, é fundamental que todas as etapas logísticas sigam um padrão. Ter uma rotina padronizada permite identificar informações importantes, como o tempo que o produto demora para ser coletado e a duração média de cada uma das etapas de logística subsequentes.

Com esses dados em mãos, é possível estimar o prazo de entrega de maneira mais precisa para que o cliente consiga se organizar para receber a encomenda no prazo fornecido e suas expectativas não sejam frustradas com eventuais atrasos.

Faça o planejamento das entregas

Respeitar os prazos, por sinal, é um dos primeiros mandamentos do e-commerce. Se puder se adiantar e entregar a encomenda antes do esperado, melhor ainda! E isso só é possível com um bom planejamento das entregas.

Investir num software de roteirização permite planejar melhor as entregas realizadas, já que o programa automatiza essa tarefa levando em conta fatores como o trânsito da região onde o cliente mora, restrições de horários, janelas de entrega e outras variáveis.

Invista em tecnologias de gerenciamento

Para otimizar o last mile, é necessária uma administração logística muito eficiente e bem estruturada. Por isso, pode ser bacana investir em soluções para facilitar a gestão de fretes, como a oferecida pela Central do Frete!

Com nossa ferramenta, o lojista consegue não só fazer a cotação de frete com facilidade, mas também realizar contratações e pagamentos direto pela plataforma e, ainda, gerenciar todos os fretes contratados sem complicação.

Agende suas entregas

Agendar as entregas diretamente com os clientes ajuda o lojista a organizar melhor seus processos logísticos, respeitando o prazo combinado.

De quebra, o agendamento evita a necessidade de arcar com custos de reentrega, algo muito comum quando a encomenda chega num momento em que o cliente não está em casa e, portanto, é necessário realizar uma nova tentativa de entrega.

Trabalhe com mais de um fornecedor

Ficar refém de uma única transportadora nunca é recomendável. Afinal, se o lojista conta com apenas uma empresa para prestar o serviço, fica suscetível a atrasos se a transportadora tiver qualquer imprevisto.

Por outro lado, ao firmar parceria com várias empresas, o lojista consegue obter mais variedade de preços na cotação de frete e não compromete os prazos de entrega da loja.

Monitore e analise o processo de entrega

Por fim, é aconselhável lançar mão de softwares e aplicativos que permitam monitorar de perto cada etapa do processo de entrega, coletando os dados e utilizando-os para identificar pontos críticos, propor melhorias e criar novas estratégias.

calcular frete

Pontos de atenção do last mile

Há vários desafios envolvidos no last mile, e é preciso contorná-los para melhorar a gestão de logística. Afinal, todas as etapas precisam ocorrer em sintonia para que a entrega seja realizada dentro do prazo e de forma satisfatória.

Escolha bem a empresa de transporte

Evidentemente, o sucesso das entregas passa pela qualidade da transportadora. Por isso, ao escolher a empresa que cuidará dos fretes de sua loja, não leve em conta somente o preço: considere também a qualidade do serviço e, sobretudo, a pontualidade.

Para facilitar, você pode realizar o orçamento de frete usando a calculadora da Central do Frete. Como todas as transportadoras com que trabalhamos são homologadas e passam por constantes avaliações, você tem a garantia de fazer a melhor escolha para sua loja.

Fique atento a despesas adicionais

A principal razão para o alto custo da etapa de last mile é que, em geral, esse último estágio da entrega acontece em grandes centros urbanos, muito povoados e com intensa circulação de veículos e pessoas, o que acarreta uma série de restrições de trânsito.

Tais restrições, bem como o tráfego intenso, podem fazer com que as encomendas cheguem depois do previsto e não encontrem o cliente em casa para recebê-las. Como resultado, é necessário gastar mais com uma nova tentativa de entrega.

Além disso, às vezes acontecem atrasos e a transportadora não consegue realizar a entrega em horário comercial. Nesse caso, o produto volta ao centro de distribuição, o que também gera custos.

Para evitar essas despesas adicionais, é importante que as rotas sejam muito bem planejadas, considerando todas as variáveis envolvidas e eventuais empecilhos que atrapalhem as entregas.

Apresente informações detalhadas da entrega

Por fim, é importante fornecer aos clientes o máximo de informações possível sobre a entrega. Além de isso garantir que ele estará presente para receber a encomenda (evitando gastos extras), é uma ótima maneira de conquistar sua satisfação, já que a empresa se mostra preocupada com os prazos e com a qualidade do serviço.

Otimizar o last mile é fundamental para o sucesso de um empreendimento online. Duas medidas que podem ajudar nessa empreitada são: contar com o serviço de mais de uma empresa de transporte e, é claro, firmar parcerias com transportadoras confiáveis. E é nesse ponto que a Central do Frete pode ajudar!

A Central do Frete ajuda lojistas do Brasil inteiro a transformarem completamente sua gestão de fretes. Com nossa ferramenta, você consegue facilmente pesquisar e comparar os preços de diversas transportadoras do mercado, todas homologadas e com qualidade garantida. Assim, é possível escolher com que parceiros logísticos trabalhar e oferecer a entrega mais eficiente aos compradores.

Quer entender mais a fundo como podemos ajudar a sua loja a deslanchar? Visite o nosso site, conheça nossa calculadora de frete online e, se desejar, faça seu cadastro

Deixe um comentário