Como garantir o prazo de entrega no e-commerce?

Como garantir o prazo de entrega no e-commerce?

Com o crescimento do mercado de e-commerce e, consequentemente, o acirramento da competitividade, não tem jeito: quem quer se destacar precisa encantar os clientes e exceder suas expectativas! Nesse contexto, garantir o cumprimento do prazo de entrega das encomendas é fundamental.

Muitas vezes, oferecer entrega expressa pode funcionar como um diferencial gigantesco e estimular as compras, pois os clientes ficam ansiosos para receber seus produtos o quanto antes. 

Porém, o tiro pode sair pela culatra se a loja prometer algo que não consegue cumprir. E acredite: a decepção causada pelo atraso na entrega pode afastar os consumidores de vez!

A tarefa de respeitar o prazo de entrega pode ser bastante desafiadora para o lojista. Afinal de contas, vários fatores podem afetar o prazo de entrega e gerar atrasos, que são muito mal vistos pelos consumidores.

A boa notícia é que dá para se prevenir e adotar algumas atitudes para reduzir os atrasos. Neste post, vamos listar algumas dicas úteis para sua loja nunca mais exceder o prazo!

Por que garantir o prazo de entrega?

O prazo de entrega dos pedidos é uma questão sensível para as lojas online. Não basta oferecer uma entrega rápida: é preciso honrar o compromisso e garantir que o produto chegue na data prevista, sob pena de frustrar o cliente e arriscar perdê-lo para a concorrência.

É claro que nem sempre isso depende somente da boa vontade do lojista, mas, na medida do possível, é importante adotar atitudes visando o cumprimento do prazo estimado no momento da compra. Melhor ainda se for possível entregar antes da data marcada.

Os clientes de e-commerce estão cada vez mais exigentes e, por isso, esperam que as lojas online proporcionem uma boa experiência de compra. E não há nada com maior potencial de arrancar um sorriso do consumidor do que um pedido entregue pontualmente. Assim, a loja ganha muitos pontos ao cumprir o prazo.

A satisfação dos clientes está diretamente ligada à fidelização, afinal, um consumidor descontente provavelmente não vai ter vontade de comprar novamente na loja que o deixou na mão. Por outro lado, quando a experiência é boa, ele se sente mais propenso a fazer uma nova compra no futuro.

E ainda há mais um detalhe muito interessante: oferecer entregas rápidas e dentro do prazo acaba contribuindo para o fortalecimento da marca no mercado. A loja ganha boa reputação e passa uma imagem de eficiência, o que, é claro, também ajuda a atrair novos públicos.

Como garantir o prazo de entrega na sua loja virtual?

Conforme explicamos anteriormente, há muitas variáveis envolvidas na entrega do e-commerce, e nem sempre o lojista é capaz de controlar todas elas. Mas existem, sim, algumas boas práticas a serem adotadas para garantir o prazo de entrega. Eis as principais:

Tenha um bom controle de estoque

A melhor maneira de reduzir o tempo de entrega e garantir o cumprimento do prazo é manter o controle dos estoques em dia. A desorganização e a má gestão do estoque podem levar à falta de produtos e outros materiais necessários para a operação e acarretar atrasos. Além disso, num armazém bagunçado, leva muito mais tempo para encontrar os itens a serem enviados, o que dilata o tempo de entrega.

Com um estoque organizado, é possível eliminar o atraso entre a chegada do produto e seu envio ao cliente, diminuindo o tempo que a encomenda leva para chegar ao destino. Um controle eficiente também evita aquela situação desagradável de vender um produto esgotado por engano e gerar ainda mais atraso (ou até o cancelamento da compra), já que o produto não consta nos estoques.

Por isso, preste muita atenção ao controle de estoque, mantendo-o sempre atualizado.  Felizmente, a tecnologia está aí para ajudar, e hoje já existem vários softwares que permitem automatizar e simplificar esse processo!

Faça a gestão de logística da empresa

A gestão de logística é de suma importância para evitar atrasos e obedecer aos prazos. É preciso planejar todos os processos, desde a estimativa de um prazo de entrega viável até a estruturação da logística reversa.

Além de realizar um planejamento logístico coeso e eficiente, é preciso revisá-lo de tempos em tempos, buscando pontos de melhoria e eliminando eventuais gargalos para tornar os processos mais produtivos e ágeis.

Terceirize as entregas

De um modo geral, não vale a pena uma empresa do ramo do comércio eletrônico investir num sistema de entregas próprio, já que os processos envolvidos são muito caros e trabalhosos.

Os processos logísticos demandam tempo e recursos que poderiam ser empregados de forma mais produtiva, naquilo que a loja sabe fazer de melhor: vender! Por isso, a melhor solução é trabalhar com uma transportadora.

Terceirizando as entregas das mercadorias, o gestor de e-commerce tem uma preocupação a menos e consegue focar na atividade principal da empresa, usando seu tempo e o de sua equipe para planejar campanhas e elaborar novos projetos.

Além disso, as transportadoras são especializadas no serviço de entregas e já têm uma estrutura montada, com equipe capacitada e experiência de mercado. Isso resulta num serviço muito mais eficiente e, é claro, evita atrasos indesejáveis nas entregas!

Crie indicadores de desempenho

A melhor maneira de mensurar, avaliar e otimizar a qualidade dos processos de uma empresa é acompanhar indicadores de desempenho, e eles podem e devem ser utilizados no processo de envio de mercadorias!

Existem alguns indicadores importantes que podem ser usados para otimizar as entregas do e-commerce e garantir o cumprimento dos prazos.

Os principais são o On-Time delivery, referente ao percentual de encomendas entregues dentro do prazo estimado; o tempo de ciclo do pedido, referente ao tempo que se passa entre a realização da compra e a concretização da entrega; o índice de ocorrências que são registradas quando algum imprevisto prejudica ou atrasa o planejamento (como avarias nos produtos, acidentes ou extravios) e, finalmente, o tempo de atraso das entregas, índice responsável por mensurar a eficiência logística.

Monitore a carga enviada

Quem acompanha nosso blog já está cansado de ler sobre a importância do pós-venda, não é? Pois bem, vamos ressaltar mais uma vez que o trabalho não acaba no momento da compra: é papel da equipe de atendimento da loja se certificar de que o pedido está sendo transportado com segurança e eficiência, acompanhando o processo de entrega até o momento em que o cliente recebe sua encomenda!

Para tanto, é essencial que o SAC tenha um bom relacionamento com a transportadora e mantenha o contato até que o pedido seja entregue. Além disso, já contamos com recursos tecnológicos que facilitam o acompanhamento. Por exemplo, é possível monitorar a carga em tempo real e rastrear as encomendas durante todo o percurso. Assim, se houver incidentes que causem atrasos, a situação será contornada mais rapidamente.

Tenha uma boa comunicação com o cliente e com os fornecedores

Os fornecedores são uma peça-chave para o sucesso do e-commerce. Por isso, além de escolher parceiros de negócios confiáveis, é fundamental ter uma boa comunicação com eles. Isso garante negociações mais vantajosas, produtos de qualidade no estoque e, sobretudo, itens entregues no prazo.

Além disso, é fundamental ter um bom relacionamento com os clientes, não é mesmo? O ideal é manter os compradores informados sobre todas etapas da entrega, da maneira mais transparente possível. Forneça rastreamento para que eles possam acompanhar a rota do pedido e atualize-os a cada mudança de status.

E, é claro, comunique imediatamente se houver qualquer problema, como um extravio da remessa, por exemplo. Mesmo que isso gere um atraso, pelo menos o cliente se sentirá mais seguro, e isso diminuirá sua ansiedade e frustração.

Esteja preparado para possíveis imprevistos

Mesmo seguindo todas as recomendações, em algum momento algo pode sair do controle, afetando o prazo de entrega. Infelizmente, incidentes, extravios, roubos de carga e outros contratempos podem acabar causando atrasos, e é tarefa do gestor de e-commerce estar preparado para lidar com essas situações.

Por isso, é importante calcular os riscos previamente e ter um plano B para qualquer eventualidade. Assim, os danos serão minimizados e a imagem da loja perante o cliente será preservada.

Utilize uma calculadora de frete online

Por fim, uma dica certeira para agilizar suas entregas e garantir o cumprimento do prazo de entrega é utilizar uma calculadora de frete online para realização de orçamentos com várias transportadoras do país. Com essa ferramenta, você pode fazer a cotação em tempo real e optar pela alternativa mais rápida e de melhor custo-benefício.

Dentre as soluções disponíveis no mercado, a mais completa e acessível é, sem dúvida, a Central do Frete.

Central do Frete

A Central do Frete auxilia os lojistas a realizarem a gestão de fretes com muito mais praticidade e eficiência. Com nossa calculadora de frete, é muito fácil e rápido comparar os preços e as condições das principais empresas de transporte. Além disso, é possível contratar o frete na mesma hora, sem burocracias desnecessárias.

Quer saber mais sobre o nosso serviço? Faça seu cadastro e experimente a ferramenta agora mesmo!

Deixe uma resposta