5 dicas para montar um bom orçamento de frete

You are currently viewing 5 dicas para montar um bom orçamento de frete

O serviço de entrega de mercadorias é uma das questões mais importantes para o sucesso de uma loja virtual. Afinal de contas, ao comprar na loja, o cliente espera que seus produtos cheguem rapidamente e em perfeitas condições à sua casa, sem ter que pagar um preço absurdo por isso. Daí a necessidade de fazer um bom orçamento de frete!

Ao pesquisar as diferentes opções de frete com os Correios e as transportadoras privadas, comparando preços, condições e avaliando bem o custo-benefício, o lojista consegue diminuir seus custos e, de quebra, proporcionar uma experiência de compra muito mais satisfatória, com uma entrega eficiente que surpreende o consumidor

Quer saber, na prática, como funciona o orçamento de frete e como realizá-lo? Neste post, explicamos como fazer a cotação e comentamos os principais fatores que devem ser levados em conta. Acompanhe!

O que é um orçamento de frete?

Fazer um orçamento de frete significa estimar o preço do serviço de entrega de mercadorias. No caso de uma loja online, é importante realizar esse processo para comparar os valores praticados pelas diversas transportadoras privadas e pelos Correios e, assim, analisar o custo-benefício para escolher a opção mais vantajosa.

O orçamento de frete é fundamental para o e-commerce, pois tanto os Correios quanto as transportadoras têm vantagens e desvantagens. Solicitar orçamentos de várias empresas permite fazer uma escolha mais certeira, que leve em conta todas as opções do mercado e priorize a transportadora com o melhor custo-benefício.

Isso não só melhora a lucratividade da loja, uma vez que permite reduzir custos de envio e evitar prejuízos com extravios ou avarias, como contribui para a fidelização dos clientes ao surpreendê-los com uma entrega rápida e eficiente.

Quais elementos devem constar no orçamento de frete?

Distância percorrida

A distância entre o CEP do remetente e o do destinatário é um dos fatores mais importantes para o orçamento de frete pois, quanto mais distante, maior será o custo da entrega. Isso ocorre porque a distância percorrida impacta no gasto de combustível, no tempo necessário para a conclusão do serviço e até no desgaste dos pneus do veículo da transportadora.

Tamanho e peso do produto

O tamanho e o peso da mercadoria impactam diretamente no orçamento de frete, pois itens de volume maior necessitam de mais tempo para serem carregados e descarregados e ocupam mais espaço no veículo.

Tipo de carga

O tipo de carga transportada também influencia no orçamento de frete, pois certos itens demandam cuidados extras em seu manuseio, consumindo mais tempo da equipe e exigindo recursos específicos. É o caso, por exemplo, de alimentos perecíveis que exigem refrigeração e produtos frágeis, que demandam uma atenção especial durante o transporte.

Tipo de contratação de frete

Por fim, há vários tipos de contratação de frete, como, por exemplo, o envio direto, a subcontratação e o redespacho. Dependendo da modalidade adotada, haverá impacto no orçamento de frete.

Orçamento de frete dos Correios

Os Correios são amplamente utilizados pelo comércio eletrônico, sobretudo por causa da praticidade e da reputação da empresa: mesmo com eventuais críticas, é um serviço em que as pessoas costumam confiar. Para facilitar a vida do lojista, é possível realizar o orçamento de frete no próprio site dos Correios.

Ao acessar o portal, basta informar os CEPs do destinatário e do remetente e os dados da encomenda, selecionar uma modalidade de envio (por exemplo: PAC ou SEDEX) e escolher o formato da embalagem em que o produto será enviado. Feito isso, é só clicar em “calcular”! A partir dessas informações, o próprio sistema calcula uma estimativa do valor do frete e do prazo de entrega.

No site dos Correios, também é possível comprar embalagens e contratar serviços extras, como “mão própria”, “aviso de recebimento” ou “declaração de valor”, embutindo esses adicionais no valor total.

Orçamento de frete das transportadoras

A maioria das transportadoras privadas também permitem estimar um orçamento de frete em seus sites. Essa cotação é feita por meio de ferramentas disponibilizadas no site que permitem preencher alguns dados para obter um orçamento.

Da mesma maneira como se faz no site dos Correios, devem-se informar dados como os CEPs de origem e de destino e as informações sobre a mercadoria. Preenchidos esses dados, o próprio sistema calcula a estimativa do valor e do prazo de entrega.

Fazer esse orçamento de frete junto às transportadoras permite escolher os parceiros de entrega com mais segurança, prezando sempre pela qualidade e pelo custo-benefício. Só que fazer todo esse processo manualmente consumiria muito tempo e, por isso, costuma-se utilizar uma calculadora de frete online, como a Central do Frete, para automatizar a cotação de várias transportadoras.

Orçamento de frete direto das lojas virtuais

Outra maneira prática de realizar o orçamento de frete é usar um gateway de frete, um tipo de ferramenta que conecta os sistemas das transportadoras (ou dos Correios) à loja virtual. 

Plataformas que permitem essa integração facilitam a vida dos lojistas e dos clientes, pois permitem comparar os preços, prazos e condições de várias empresas e escolher a melhor opção entre as oferecidas.

Além de proporcionar mais liberdade aos consumidores, melhorando sua experiência de compra na loja, os gateways de frete também facilitam a gestão de fretes e otimizam a logística

Por isso, podem ser um bom investimento para o comércio eletrônico. Em geral, as principais plataformas de e-commerce já oferecem integração com vários gateways de frete de uma forma simples, sem necessidade de conhecimento técnico avançado em programação.

Dicas para montar um bom orçamento de frete!

Tenha em mente o tipo de carga a ser enviada

O tipo de carga a ser transportada tem um grande impacto no orçamento de frete, e deve ser levado em consideração ao fazer os cálculos. Afinal, produtos frágeis ou perecíveis exigem cuidados específicos em seu manuseio, que encarecem o frete. 

Da mesma forma, cargas consideradas perigosas (como itens inflamáveis ou explosivos) também requerem atenção extra, que é cobrada à parte.

Além de tudo isso, o valor dos produtos também pode interferir no orçamento. Afinal, itens caros e mais visados têm mais risco de roubo e, portanto, representam mais perigo para a transportadora. Por isso, o preço das encomendas também deve entrar no orçamento do frete.

Procure saber os documentos e tributos necessários

Na hora de fazer o orçamento de frete, também é importante verificar que tipo de documentação é necessária. Assim, você evita problemas burocráticos que possam encarecer o processo e atrasar a entrega.

Além disso, verifique quais são os tributos que incidem sobre o transporte de cargas. O principal imposto a ser considerado é o ICMS, que incide sobre a circulação de mercadorias e sobre os serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação. 

O valor varia conforme os estados de origem e de destino, e essa diferença também precisa entrar na conta.

Calcule os custos de transporte

Além dos impostos, existem outros custos envolvidos no serviço de transporte, e eles precisam ser considerados na hora de realizar o orçamento de frete, como o combustível gasto, os pedágios das rodovias e taxas adicionais como a taxa GRIS, a taxa de restrição ao trânsito (TRT) e outros custos extras. 

Se você quiser saber mais sobre isso, temos um artigo explicando cada um dos fatores que influenciam o custo do frete.

Por isso, cheque com as transportadoras quais são as taxas envolvidas. Muitas vezes, elas embutem cobranças adicionais em seu preço, incluindo a taxa de dificuldade de entrega cobrada quando o local é de risco ou de difícil acesso, ou quando a encomenda precisa ser entregue fora do horário comercial.

Calcule a cubagem da mercadoria

Em geral, os Correios e as transportadoras utilizam o peso cubado para dar a estimativa de frete. Trata-se de uma unidade de peso que leva em conta não só o peso bruto da carga, mas também o volume que ela ocupa no veículo de transporte.

Portanto, a cubagem da mercadoria garante o aproveitamento integral do espaço e do limite de peso do veículo, e deve ser calculada na hora de realizar o orçamento de frete. Por sinal, há um post explicando direitinho como é realizado o cálculo de cubagem.

Saiba a distância correta para o envio

Por fim, é importante contar com informações muito precisas em relação ao destino da carga, já que a distância correta a ser percorrida influencia no valor e no prazo de entrega. Afinal, a quilometragem rodada tem impacto no gasto de combustível e no tempo do motorista: quanto mais longe, mais caro o frete. Portanto, tenha em mãos o endereço exato ao realizar o orçamento de frete.

Central do Frete

Otimize o seu orçamento de frete com a Central do Frete!

Com este post, esperamos ter sanado as principais dúvidas envolvendo o orçamento de frete. Agora que você já conhece a importância desse processo e sabe como realizá-lo de maneira mais eficiente, que tal conhecer melhor a Central do Frete?

Nosso objetivo é auxiliar os lojistas a fazer a gestão de fretes da loja online com praticidade e segurança. Com nossa ferramenta, comparar os preços e as condições das transportadoras fica muito mais simples! Além da economia de tempo, você conta com um processo muito mais seguro, já que todas as transportadoras são homologadas e são submetidas a avaliações constantes.

Quer revolucionar a maneira como você faz orçamentos de frete? Visite o nosso site e faça seu cadastro

Deixe um comentário