Embalagem para loja de roupas: veja como inovar!

You are currently viewing Embalagem para loja de roupas: veja como inovar!

Quem trabalha com vendas online já conhece de cor e salteado a importância de embalagens resistentes e do tamanho adequado para proteger as mercadorias durante o transporte. Quando se trata de embalagem para loja de roupas, a proteção e a segurança não são os únicos fatores a serem considerados.

Além de ser prática, robusta e funcional, a embalagem para loja de roupas precisa ser atraente e se destacar dos pacotes usados pela concorrência. Afinal, a apresentação do produto é fundamental para gerar conexão com clientes e proporcionar uma experiência de compra satisfatória.

Quer saber como inovar na embalagem para surpreender consumidores e consumidoras e, de quebra, torná-los fiéis à sua marca? Neste post, a gente compartilha algumas sugestões imperdíveis para usar o quanto antes!

Embalagem para loja de roupas: qual a importância de inovar e encantar os clientes?

Hoje em dia, com o comércio eletrônico em ascensão e uma concorrência acirradíssima, sobretudo no mercado da moda, não basta mais oferecer peças bonitas, de boa qualidade e com um preço bacana. É preciso buscar maneiras criativas para se diferenciar e conquistar a atenção e a lembrança de seus clientes.

Uma das formas de se destacar do mar de concorrentes e ganhar uma estrelinha dourada no coração do público é proporcionar uma experiência de compra extraordinária. E investir em embalagens diferentes ajuda a alcançar esse objetivo, sobretudo se souber explorar o branding e pensar numa embalagem que tem tudo a ver com a imagem que a empresa quer transmitir.

Além disso, pense que nada acontece fora das mídias sociais. Imagine se, além de encantar uma cliente, sua loja ainda ganhar de brinde uma divulgação espontânea, como um vídeo de unboxing ou um story mostrando o capricho da embalagem

Caso sua embalagem tenha potencial para surpreender o destinatário a ponto de gerar esse tipo de conexão, saiba que a marca já ganhou muitos pontos!

Como encantar e fidelizar clientes com embalagens inovadoras?

Invista em materiais sustentáveis

A pauta da sustentabilidade está em alta! Mais do que nunca, os consumidores esperam responsabilidade ambiental de suas lojas favoritas, e o lojista pode e deve fazer a sua parte, investindo em embalagens recicláveis ou fabricadas em materiais sustentáveis. Além de ajudar a natureza, essa atitude transmite uma boa mensagem aos clientes.

Aposte em embalagens funcionais

Existem várias formas de inovar na embalagem e torná-la funcional. É possível, por exemplo, adotar um design em que a embalagem vira um cabide, possa ser carregada por alças ou até mesmo que seja reutilizável. Por exemplo, uma caixa bonita pode virar um organizador fantástico de se ter na penteadeira.

Aposte na personalização

Por mais que a embalagem possa parecer simples, sempre dá para adicionar um toque pessoal que esteja em sintonia com os valores da marca. Esse detalhe ajuda a gerar confiança e conexão com os compradores e agregar ainda mais valor à marca.

Como inovar na embalagem para loja de roupas?

Escolha embalagens práticas e de acordo com a proposta da loja

Conforme já mencionamos, a embalagem para loja de roupas precisa aliar a praticidade e a solidez — para que o produto chegue são e salvo — à criatividade. Por isso, é importante pensar em embalagens com um design funcional e dimensões adequadas, mas que dialoguem com a proposta da marca.

Uma ideia que pode ser muito interessante é desenvolver embalagens que possam ser reutilizadas posteriormente, assim, os consumidores jamais se esquecerão de sua loja. Isso não é tão complicado quanto parece, e dá para apostar em soluções simples.

Opte por embalagens feitas com materiais apropriados

É claro que não adianta desenvolver uma embalagem belíssima, com uma estampa exclusiva e altamente “instagramável”, se ela for frágil ou mal estruturada. É necessário investir em materiais adequados para a natureza do produto transportado, para garantir que a mercadoria chegue em perfeito estado.

Por exemplo, camisetas de malha podem tranquilamente ser enviadas em um envelope plástico reforçado ou em uma caixa de papelão. 

Sapatos e bolsas, por sua vez, podem exigir um cuidado extra, como uma camada de plástico bolha para proteger detalhes delicados. Acessórios pequenos também necessitam de embalagens adequadas, e por aí vai. Tudo depende do mix de produtos de sua loja.

Crie uma conexão com o cliente

Vai soar clichê, mas a verdade é que a embalagem é o primeiro contato que o consumidor tem com seu produto e sua marca, sobretudo quando se trata da primeira compra na loja. 

É como se fosse o primeiro encontro, aquele momento de encantar, de impressionar, de arrancar um sorriso dos lábios. Esse momento tão único pode ser potencializado com uma embalagem inovadora e atraente!

Para não arruinar essa primeira impressão, pense em detalhe por detalhe: o tamanho da embalagem, a firmeza, a segurança e, é claro, a beleza. É importante que a embalagem carregue elementos da identidade visual da marca para gerar uma conexão ainda mais forte.

Aposte em elementos únicos e personalizados

E por falar em reforçar os laços com os clientes, que tal dar um toque especial à embalagem? Muitas vezes, é possível personalizar sem ter que investir muito. Use a criatividade e aposte em estratégias como um bilhete escrito à mão, uma borrifada de perfume, um pequeno brinde, um cartão contendo um cupom de desconto para a próxima compra, uma amostra… Use a sua criatividade!

Além disso, aproveite a oportunidade para trabalhar a imagem da marca e inclua na embalagem algum material sobre a loja, contendo link para as mídias sociais, sugestões de como usar o novo produto ou até mesmo materiais extras que possam ser acessados virtualmente – via link ou QR code – como, por exemplo, um vídeo com dicas de combinações ou um lookbook da coleção.

Foque na interatividade

Uma embalagem para loja de roupas não precisa ser um objeto absolutamente impessoal. Pelo contrário, a embalagem é um meio de comunicação que pode ser utilizado para transmitir mensagens aos clientes e iniciar uma conversa.

Uma dica simples é incluir um link ou um QR code com materiais complementares: tutoriais de como conservar o produto, sugestões de uso, combinações bacanas… Além disso, você pode convidar o consumidor a postar os “recebidos” nas mídias sociais (marcando o @ da loja, é claro!).

Agregue valor à embalagem

Por fim, atenção aos pequenos detalhes. Imagine a impressão negativa que uma caixa toda amassada, um envelope rasgado ou uma embalagem feita de um material de baixa qualidade podem causar em quem recebe a encomenda. Invista em embalagens bonitas, com uma boa qualidade e sólida o bastante para proteger a integridade da mercadoria.

É claro que, para a apresentação ser perfeita, a transportadora precisa fazer sua parte e manusear as encomendas com cuidado. Daí a importância de trabalhar sempre com empresas confiáveis e atenciosas, que garantam a segurança da entrega do início ao fim. Fica a dica: a Central do Frete só trabalha com parceiros confiáveis e todas as transportadoras são homologadas, para garantir segurança e um serviço de excelência!

Quais os tipos de embalagem para loja de roupas?

Para enviar:

Envelope

Envelopes de plástico resistente são boas opções para enviar peças de roupas menos frágeis, como camisetas de malha, alguns tipos de acessórios, trajes de banho, entre outras. Muitos envelopes contam até mesmo com um revestimento interno de plástico bolha, conferindo ainda mais proteção à encomenda. Eles podem ser personalizados com o logo da loja online ou uma estampa bacana.

Caixa de papelão

Caixas de papelão são, sem dúvida, um dos tipos de embalagem para loja de roupas mais populares do e-commerce. Elas são acessíveis, práticas e resistentes e, por isso, cumprem muito bem o seu papel. Para dar um ar mais interessante à velha caixa de papelão, é possível personalizá-la com o logotipo da loja, elementos de sua identidade visual ou uma estampa exclusiva.

Para embalar os pedidos:

Plástico bolha

O plástico bolha é praticamente um clássico do e-commerce e pode ser usado para proteger diversas categorias de produtos, incluindo peças de vestuário. 

Papel seda

Envolver a roupa em papel de seda não só ajuda a proteger ainda mais a peça como adiciona um charme extra à embalagem. É um detalhe simples, mas que faz muita diferença na apresentação do produto!

Papel kraft

Por fim, o bom e velho papel pardo, ou papel kraft, pode ser usado para embrulhar produtos, conferindo um toque rústico à embalagem, ou em forma de sacolinhas incluídas dentro da caixa para simular a experiência de comprar na loja física!

calcular frete

Otimize a entrega dos seus produtos com a Central do Frete!

Como já adiantamos neste post, para que a experiência seja completa, não adianta caprichar na embalagem para loja de roupas e descuidar da entrega

Por isso, além de buscar alternativas inovadoras e seguras para proteger o produto, é necessário escolher uma boa empresa de logística para levar as encomendas aos clientes e garantir que elas cheguem em perfeito estado, com o mesmo carinho com que foram embaladas.

A Central do Frete ajuda as lojas virtuais a otimizar a gestão de fretes. Com nossa ferramenta, é fácil e rápido comparar os preços e as condições das principais transportadoras do país. Ah! Nós só trabalhamos com transportadoras homologadas, e você pode confiar totalmente no serviço!

Quer saber de que formas podemos ajudar o seu negócio? Visite nosso site e conheça todos os benefícios da Central do Frete para o comércio eletrônico!

Deixe um comentário