5 ideias de conteúdo para Instagram de loja virtual

You are currently viewing 5 ideias de conteúdo para Instagram de loja virtual

As redes sociais são uma vitrine gigantesca para as lojas online, contribuindo para atrair audiência e vender mais, graças aos inúmeros recursos que oferecem para divulgar produtos, anunciar promoções e engajar o público. O conteúdo para Instagram, por exemplo, se tornou mais eficaz até do que outras estratégias de marketing e vendas. 

Hoje, as marcas que não estão presentes na mídia social mais popular do país perdem uma ótima chance de conquistar mais clientes e faturar alto. Porém, não basta criar uma conta e esperar os seguidores caírem do céu: para aproveitar a visibilidade que o Instagram oferece, é preciso produzir conteúdo de qualidade. 

Quer saber como se destacar da concorrência e construir uma marca relevante? Confira aqui 5 ideias de conteúdo para Instagram de loja virtual!

Quais os recursos que o Instagram oferece?

Há diversos modos e formatos de se gerar conteúdo para Instagram, usando fotos, vídeos curtos ou mais longos. Para quem ainda tem dúvida sobre os vários recursos oferecidos, eis um pequeno glossário:

Feed

O feed funciona como uma espécie de página inicial do Instagram. É onde aparecem as postagens compartilhadas pelos usuários, que podem receber curtidas (ou “corações”) e comentários, e que funciona como um espaço de divulgação e interação com os seguidores.

É possível criar postagens no feed em formato de vídeo ou foto, e o ideal é que todas as peças sigam um padrão de acordo com a identidade da marca, para que o feed fique harmônico e atrativo. É possível definir uma paleta de tons e cores e ir utilizando elas nas postagens.

Reels

O Reels é o recurso mais recente apresentado pela plataforma, e possibilita a gravação de vídeos curtos e totalmente personalizáveis com efeitos, áudios e legendas. Há quem use para mostrar pequenas cenas, fazer dancinhas despojadas ou até dublagens.

Vale soltar a criatividade e explorar as diversas possibilidades da ferramenta para se conectar de forma mais próxima com os clientes, criar conteúdo descontraído para gerar engajamento ou fazer videozinhos mostrando os produtos da loja de forma divertida.  

Stories

Os Stories são a ferramenta que permite criar postagens em vídeo ou texto com um curto prazo de validade: após 24h no ar, o conteúdo “desaparece”. Devido à sua efemeridade, é legal usar os stories para divulgar conteúdo de caráter pontual e para posts de oportunidade, aproveitando as “trends” do momento ou até mesmo datas comemorativas.

Também é interessante focar numa abordagem mais interativa e íntima com o público nos stories, como criar enquetes, abrir caixas de pergunta e outras funcionalidades que a plataforma oferece para interagir com os seguidores.

IGTV

O IGTV é o recurso do Instagram que permite criar vídeos um pouco mais longos que podem ser exibidos no feed e compartilhados nos stories, o que ajuda o conteúdo a circular ainda mais.

Lojas virtuais podem utilizar o IGTV de várias maneiras, como apresentar as novidades do site, fazer tutorial de uso dos produtos ou até mesmo mostrar um pouco da rotina de um e-commerce. 

Vídeos ao vivo

As famosas lives do Instagram são vídeos ao vivo, em que é possível interagir com a audiência em tempo real. Lojas online podem fazer lives com diversos propósitos: mostrar lançamentos em primeira mão, tirar dúvidas sobre os produtos, bate-papo com influenciadores do nicho da loja, entre inúmeras possibilidades.

Leia tambémConheça 8 estratégias de vendas online para o seu negócio

Quais os benefícios para a loja virtual ao criar conteúdo para Instagram?

Ajuda a fortalecer a imagem da marca

Produzir conteúdo bem feito e que gere valor para os clientes ajuda a empresa a ganhar relevância, se diferenciar da concorrência e construir uma presença forte na internet, o que fortalece sua imagem e melhora a impressão que os consumidores têm da loja.

Promove um relacionamento mais estreito com os clientes

Uma das maiores vantagens das mídias sociais é permitir que as lojas criem um relacionamento próximo com os clientes. O Instagram, em especial, contribui muito para estreitar essa relação, já que oferece vários recursos que podem ser usados para responder, interagir e engajar.

Atrai audiência para o site

Postagens criativas e que chamam a atenção também ajudam a atrair mais pessoas para conhecer o perfil da loja e, a partir daí, se interessar em conhecer o site. Além de gerar mais tráfego orgânico, isso pode contribuir para aumentar a conversão.

Facilita a divulgação de ações e novidades

Conforme já havíamos comentado, o Instagram é uma grande vitrine, uma forma simples e efetiva de alcançar as pessoas. Trata-se de um meio eficiente para divulgar ações promocionais, novidades da loja e lançamentos de produtos, e fazer qualquer tipo de comunicado.

Colabora para o aumento das vendas

É possível criar conteúdo focado em conversão, visando levar as pessoas para o site ao postar produtos, promoções, cupons de desconto e outros benefícios que atraiam o cliente para comprar. Existe a possibilidade de colocar link nos stories e até mesmo de usar o Instagram Shopping (uma espécie de lojinha dentro do próprio Instagram).

O que levar em conta antes de começar a preparar o conteúdo para Instagram

Conheça seu público-alvo

O primeiro passo é entender com quem você quer falar no Instagram, mapeando seu público-alvo. É preciso ter bem clara a ideia de quem são seus potenciais clientes, quais são suas demandas, a que tipo de conteúdo eles dão mais valor e, é claro, onde eles podem ser encontrados.

Uma dica muito útil é criar uma persona — um “personagem” fictício que representa seu cliente ideal. Isso ajuda a ajustar a linguagem e o tom da voz da marca, já que todas as postagens serão planejadas pensando na persona. Por isso, quanto mais detalhada ela for, melhor.

Elabore um planejamento de marketing de conteúdo

Não basta simplesmente postar qualquer coisa. Produzir conteúdo para Instagram relevante e que gere interesse requer um planejamento sólido, com um cronograma de postagens no feed e stories. 

Uma dica bacana é criar um calendário editorial, planejando todas as publicações com antecedência. Na hora de montar o calendário de conteúdo, leve em consideração datas e eventos importantes para o comércio, já que essas são grandes oportunidades de usar a mídia social para gerar vendas.

Faça um mapeamento da jornada de compra

Mapeie a jornada de compra dos consumidores e crie conteúdo específico para cada etapa desse ciclo. Dependendo do estágio do cliente em potencial na jornada, deve-se utilizar benefícios, chamadas para atenção e motivações diferentes para persuadi-lo a comprar.

Da mesma forma, existem formatos específicos de conteúdo para explorar em cada fase. Produzir conteúdo para Instagram pensando na jornada de compra é muito mais efetivo e aumenta as chances de converter seguidores em clientes fiéis.  

Dicas para criar o melhor conteúdo para Instagram sobre a sua loja virtual

Utilize uma conta comercial

Um erro comum a muitas empresas ao começarem a usar o Instagram é criar um perfil pessoal comum, cheio de limitações.

É importante ter uma conta comercial para ter acesso a uma série de métricas, recursos e ferramentas específicas para empresas, como os dados demográficos do público, a quantidade de pessoas que salvaram as postagens, o número de cliques nos links dos stories, entre outras informações valiosas que ajudarão a nortear a criação de conteúdo.

Produza imagens e vídeos de qualidade

Para atrair e reter seguidores e potenciais clientes, não dá para postar fotos sem foco, tremidas ou, pior, “roubadas” da internet. Muito menos vídeos desfocados, com som ruim e em baixa qualidade. Capriche nas postagens se quiser se destacar no Instagram.

Explore todos os recursos possíveis

Lembra de todos os recursos do Instagram que mencionamos? Pois bem, cada um deles atende a determinados objetivos e demanda um tipo de conteúdo específico. Explore todo esse universo de opções, usando e abusando de fotos no feed, stories, reels e vídeos.

5 ideias de conteúdo para o Instagram da sua loja virtual

Poste fotos e vídeos do produto em uso

Postar imagens genéricas dos produtos sem contexto pode ser sem graça. Uma dica para promover os itens de sua loja de uma maneira mais interessante é criar um cenário e apresentá-los de forma contextualizada, sendo utilizados por pessoas reais. Essa é uma forma maravilhosa de gerar identificação com os clientes.

Produza tutoriais

Outra ideia interessante, que tem a ver com o tópico anterior, é fazer tutoriais ensinando como usar os produtos da loja. O bacana dessa dica é que ela pode ser aplicada em praticamente qualquer nicho, desde maquiagem e produtos de beleza até artigos para pets.

Mostre os bastidores

As pessoas normalmente têm curiosidade de ver o que acontece por trás dos holofotes. Uma ideia bacana para aproveitar esse interesse é publicar fotos e vídeos dos bastidores da loja. Utilize os stories para apresentar um pouco da rotina de um e-commerce e gere ainda mais conexão com seus clientes.

Citações relacionadas ao nicho da loja

Se você quer gerar engajamento, promover interação e incentivar o compartilhamento do conteúdo, uma boa sugestão é postar citações que tenham a ver com o seu segmento. As citações são inspiradoras, levam à reflexão e geram uma conexão instantânea, já que as pessoas se identificam com a frase e tendem a interagir mais.

Central do Frete

Aproveite o conteúdo gerado pelos usuários

Por fim, uma dica infalível para estreitar o relacionamento com os clientes: aposte no conteúdo gerado por sua audiência. O consumidor postou um vídeo ou uma foto usando o produto que comprou na loja? Reposte e incentive outras pessoas a fazerem o mesmo. Além de ser uma forma de gerar conteúdo gratuito, essa estratégia ainda funciona como uma poderosa prova social.

Gostou dessas sugestões de conteúdo para Instagram para usar em sua loja virtual? Então, explore as postagens do nosso blog, que está cheio de dicas imperdíveis para lojas online, e visite o nosso site para conhecer a melhor calculadora de frete para lojas online

 

Deixe um comentário