Entenda os benefícios da logística para e-commerce

You are currently viewing Entenda os benefícios da logística para e-commerce

A comodidade das compras online revolucionou os hábitos de consumo do público. Não à toa, o comércio eletrônico se encontra em ascensão, e com expectativa de continuar se expandindo. Entretanto, sem uma logística para e-commerce eficiente, o que é promissor pode se transformar em um pesadelo para os lojistas!

Com as inúmeras demandas do comércio eletrônico, ligadas à produção, movimentação, estocagem e entrega de produtos, é preciso estruturar a logística de forma estratégica e integrada, garantindo a eficiência em cada um dos processos envolvidos.

A logística está presente desde a escolha de fornecedores até a entrega do produto final aos clientes, passando pelo estoque das mercadorias. Por isso, é fundamental que esse processo seja bem administrado.

Neste post, você vai compreender melhor a dinâmica da logística para e-commerce, conhecer seus benefícios para os lojistas e ter acesso a orientações valiosas para otimizar os processos logísticos do seu negócio.

Logística para e-commerce: como funciona?

A logística para e-commerce envolve o planejamento e a execução de processos relacionados à distribuição de produtos aos compradores de uma loja virtual.

Trata-se de uma série de atividades que envolvem:

  • Armazenamento de mercadorias e insumos;
  • Gestão dos estoques;
  • Recebimento e conferência de produtos
  • Matérias-primas e outros materiais;
  • Preparação dos pedidoS;
  • Contratação de transportadoras para realizar as entregas;
  • Gestão dos fretes e o rastreamento de cargas.

Assim, a logística para e-commerce é responsável desde a administração dos armazéns e o controle do fluxo de mercadorias até a entrega do produto ao seu destino. Toda a gestão dos pedidos realizados na loja virtual fica a cargo do setor logístico e, com tantas etapas envolvidas, é necessário um bom planejamento para que todo o processo flua com eficiência.

Qual a importância da logística para e-commerce?

Não é novidade que o e-commerce vive um momento próspero. De acordo com a 46ª edição do relatório Webshoppers, o comércio eletrônico brasileiro atingiu 118,6 bilhões de reais em vendas no 1º semestre de 2022. Esse número representa um aumento de 6% em comparação com o ano anterior, e a expectativa é de que os bons ventos continuem soprando nesse mercado.

Com essa expansão constante do varejo eletrônico, a entrega dos produtos aos clientes é um desafio. Afinal, a competitividade é alta e os consumidores têm pressa para receber suas comprinhas sãs e salvas – e sem pagar uma fortuna pelo frete!

Assim, uma loja que vende muito, mas não consegue entregar as encomendas dentro do prazo, acaba ficando atrás dos concorrentes. Fretes caros e ineficientes prejudicam a experiência de compra e podem desgastar a imagem da empresa.

Dessa maneira, uma boa logística para e- commerce funciona como um grande diferencial! Se o lojista conseguir oferecer um frete de valor justo, com várias modalidades de envio e entregas dentro do prazo, certamente ganhará destaque frente à concorrência.

Conforme dito, a logística para e-commerce não envolve somente o transporte e a entrega de mercadorias, mas também outras etapas importantíssimas para o sucesso dos negócios. 

A logística se encarrega, por exemplo, da aquisição dos produtos ou matérias-primas junto aos fornecedores, que deve ser planejada com estratégia para atender a demanda, sem escassez ou excesso de mercadorias. 

Além disso, a logística para e-commerce também dá conta do armazenamento correto dos produtos e da gestão dos estoques, duas etapas fundamentais para a administração de uma loja online.

Em suma: desenvolver processos logísticos eficientes gera mais economia para o lojista, permitindo que ele corte custos e ofereça um serviço eficiente. Como você pode perceber, não faltam razões para investir na logística para e-commerce!

O que envolve a logística para e-commerce?

Escolha do fornecedor

Os fornecedores são responsáveis por disponibilizar mercadoria e matéria-prima para as lojas virtuais dentro do prazo combinado. Seu papel é fundamental, já que a falta de insumos e de produtos em estoque pode gerar perda de vendas e prejudicar o faturamento.  

Por isso, a escolha dos fornecedores deve levar em conta não só o preço e a qualidade dos produtos oferecidos, mas também o cumprimento dos prazos e a relação de parceria.

Recebimento e conferência dos produtos ou insumos

O recebimento e a conferência dos produtos ou insumos adquiridos dos fornecedores também são funções da logística. É preciso verificar se a quantidade recebida é a mesma que foi solicitada ou se há itens faltando, se os produtos entregues correspondem aos que foram pedidos e se não há danos.

Essa etapa deve ser realizada com atenção para que, caso haja algum erro, ele seja prontamente solucionado e não cause prejuízos.

Estocagem

A logística para e-commerce também se ocupa da gestão dos estoques. O estoque de uma loja online precisa de um controle rígido das entradas e saídas de mercadorias, bem como das condições em que os produtos são armazenados para evitar deteriorações.

Com uma boa administração, o lojista consegue evitar problemas como o encalhe ou a falta de produtos disponíveis para venda, além de transtornos como o cancelamento de pedidos dos clientes porque os produtos comprados se esgotaram.

Coleta e preparação dos produtos para os pedidos

A coleta e a preparação dos produtos para envio são etapas extremamente importantes da logística para e-commerce. Afinal, nada mais desagradável para o cliente do que fazer uma compra e receber o produto errado ou, pior ainda, receber uma mercadoria danificada porque o manuseio não foi feito com o devido cuidado.

Assim, deve-se prestar atenção às mercadorias enviadas, garantindo que correspondem ao pedido dos compradores, bem como embalar corretamente os pacotes para evitar danos ao seu conteúdo. Para se inteirar mais sobre esse assunto, confira nosso post sobre como embalar produtos frágeis com segurança!

Atuação das transportadoras

É claro que a gestão das transportadoras também é atribuição do setor logístico. Além de realizar a cotação de frete, negociar com as transportadoras e pagar pelo serviço, os responsáveis pela logística para e-commerce devem garantir que os produtos cheguem rápido e em perfeitas condições.

Vale lembrar que a escolha da transportadora faz toda a diferença para o sucesso de uma loja. O transporte das mercadorias precisa ser executado com segurança e a entrega deve ser feita dentro do prazo estipulado, sem atrasos ou extravios. 

Por isso, o ideal é contar com a parceria de transportadoras confiáveis e homologadas. De preferência, trabalhe com diversas empresas de transporte e ofereça opções para os clientes.

Rastreamento dos pedidos enviados

Os responsáveis pelo setor de logística para e-commerce também devem se ocupar do rastreamento dos pedidos até chegarem ao destino. Além de fornecer o número do rastreio aos clientes, é importante acompanhar de perto as entregas e informar sobre qualquer mudança de status.

Felizmente, a tecnologia pode ajudar. Hoje, existem ferramentas capazes de monitorar cargas em tempo real e comunicar cada etapa da entrega ao cliente. Isso garante uma melhor experiência de compra e funciona como um diferencial competitivo para a loja.

Controle das entregas

Finalmente, o setor de logística para e-commerce também deve acompanhar o andamento das entregas e garantir que os clientes recebam suas mercadorias. Imprevistos como extravios e perda de carga podem ocorrer, mas, se for o caso, a loja deve estar preparada para detectar o problema precocemente e providenciar um novo produto o quanto antes.

Quais as vantagens da logística para e-commerce?

Informações centralizadas

Uma gestão logística eficiente conta com processos integrados e dinâmicos e com informações centralizadas. Tudo isso influencia na produtividade da empresa e em sua eficiência, além de evitar erros e atrasos que prejudicam a logística.

Maior controle sobre os processos

Com processos integrados e informações centralizadas, é possível controlar de forma mais precisa as atividades de todos os setores e garantir que tudo flua da maneira mais eficaz. Isso se reflete também em mais agilidade nas entregas.

Economia

Uma boa gestão logística permite à loja economizar, já que diminui a incidência de erros e retrabalho que encarecem os processos, evita desperdícios (por exemplo, o descarte de produtos vencidos porque o estoque foi mal administrado), danos às mercadorias, entre outros contratempos.

Clientes mais satisfeitos

Existe muita competição no mercado do e-commerce, e quem consegue proporcionar aos clientes uma experiência de compra memorável leva a melhor! Uma boa forma de conquistar e fidelizar a clientela é justamente oferecer frete barato e veloz, algo que só é possível com uma logística para e-commerce efetiva!

Central do Frete

Como organizar a logística para e-commerce?

Otimize o controle do seu estoque

O controle do estoque é essencial para os lojistas, já que permite organizar melhor as provisões e obter informações importante a respeito da demanda, ajudando a tomar decisões mais acertadas, e evitando a ociosidade de produtos nos armazéns ou mercadorias em falta, a perda de itens por avaria ou validade vencidas ou até vendas em duplicidade.

Caso você tenha interesse e queira se aprofundar mais nesse assunto, confira o nosso post sobre planilha de controle de estoque!

Sempre faça registros dos processos logísticos

Outra dica preciosa é registrar e acompanhar os processos logísticos do negócio. Essa prática permite identificar com mais precisão as oportunidades e os pontos a serem aprimorados. Consequentemente, os processos se tornam cada vez mais fluidos e ágeis, e a experiência de compra do cliente fica ainda melhor!

Diversifique as formas de envio dos seus produtos

É importante oferecer diversas modalidades de envio para os clientes. Afinal, pode ser que eles priorizem um frete mais barato e não se importam de esperar um pouco mais para ter seus produtos em mão, ou que prefiram pagar mais por uma entrega mais rápida.

O ideal é diversificar o máximo possível, trabalhando com os Correios (PAC e Sedex, pelo menos) e com mais de uma transportadora privada. Assim, os compradores podem escolher a opção que melhor atende suas expectativas.

Dica: conte com a Central do Frete para otimizar a cotação de fretes com as principais transportadoras do mercado e oferecer as opções mais vantajosas ao seu público!

Estabeleça uma rede confiável de fornecedores

Não há nada mais constrangedor para os lojistas do que ficar sem mercadorias em estoque, perder vendas e decepcionar os clientes. Além de planejar bem os pedidos realizados aos fornecedores, é importante ter uma rede de parceiros com quem trabalhar.

O mais indicado é contar com diversas opções de fornecedores confiáveis! Assim, se algum deles falhar ou atrasar, haverá outras cartas na manga e a loja não ficará desabastecida.

Faça o rastreamento das encomendas

Rastrear as cargas permite monitorar em tempo real o andamento de cada entrega e a identificar atrasos, extravios e outras ocorrências rapidamente.

Além disso, quando o lojista realiza o rastreamento e emite notificações a cada mudança de status, acaba colaborando para uma relação de confiança entre o cliente e a empresa. Assim, a chance de fidelização aumenta exponencialmente!

Tenha uma logística reversa eficiente

Por fim, é bom otimizar seus processos de logística reversa. O mais indicado é que o lojista se encarregue dos custos e da geração da etiqueta, facilitando ao máximo o trabalho do cliente que precisa devolver um produto.

Dessa forma, é mais provável que o consumidor se sinta compelido a comprar novamente na loja, pois sabe que, se houver qualquer problema com o pedido, será simples e rápido proceder com a troca ou a devolução.

Conheça a Central do Frete e aprimore sua gestão de logística para e-commerce

Neste post, buscamos explicar a dimensão da importância de uma logística para e-commerce eficiente e esperamos ter esclarecido suas dúvidas quanto a esse tema.

Uma dica extra para otimizar ainda mais sua gestão logística é contar com o apoio da Central do Frete. Em nossa ferramenta, é possível comparar os preços das principais transportadoras do Brasil, contratar o serviço e monitorar todos os fretes contratados, de forma prática e centralizada. Desse modo, a gestão dos fretes fica muito mais simples!

Quer conhecer nosso serviço mais a fundo e entender se ele atende à sua necessidade? Visite o nosso site e conheça os diferenciais da Central do Frete!

Deixe um comentário