Logística para datas sazonais: como aproveitar cada data!

You are currently viewing Logística para datas sazonais: como aproveitar cada data!

As datas comemorativas são fundamentais para o varejo, já que não é novidade que, durante esses períodos, o número de pedidos nas lojas online aumenta consideravelmente.  Dessa forma, as empresas podem faturar muito mais se conseguirem aproveitar datas sazonais de forma estratégica!

No entanto, esse pico de vendas precisa vir acompanhado de um bom planejamento logístico, caso contrário, haverá atrasos e problemas na entrega, a experiência de compra será insatisfatória e dificilmente os clientes voltarão a consumir na loja.

Neste post, explicamos quais são as datas sazonais mais importantes do ano e o impacto da sazonalidade na logística. Também apresentamos 8 maneiras de aprimorar sua gestão logística para aproveitar cada evento comemorativo da melhor forma. Acompanhe!

Quais as principais datas sazonais para a logística?

Quem atua no setor de varejo sabe que, durante algumas épocas do ano, existe uma oscilação entre a oferta e a demanda de produtos. As datas sazonais estão relacionadas a períodos em que há um aumento no volume das vendas, seja do mercado em geral, seja de determinadas mercadorias.

Quando falamos em datas sazonais para o varejo eletrônico, normalmente estamos nos referindo a datas comerciais em que acontecem picos de consumo e há um acréscimo exponencial no número de pedidos realizados.

O aumento das vendas em determinadas datas está diretamente ligado à capacidade de atendimento dos clientes, já que isso impacta o estoque, a produção e as entregas. Assim, operações logísticas são severamente afetadas, uma vez que esse grande volume de mercadorias precisa ser entregue no prazo.  

Algumas das datas sazonais mais relevantes para a logística são o Dia das Mães, o Dia dos Namorados, o Dia das Crianças, a Páscoa (para lojas do nicho alimentício) e, sobretudo, o Natal e a Black Friday, dois eventos em que as vendas costumam explodir no e-commerce. 

Qual a importância das datas sazonais para a logística?

As datas sazonais, ao mesmo tempo em que são excelentes oportunidades para as lojas expandirem seu público e lucrarem mais, acabam sendo também um desafio para o setor de logística. Por isso, é importante planejar bem sua estratégia e alinhá-la à gestão logística.

Para começar, as datas sazonais trazem consigo um aumento na demanda. O número de pedidos, invariavelmente, cresce, e por isso os lojistas precisam se adaptar a esse novo cenário. É necessário fazer uma previsão da demanda com base em pesquisas e dados históricos e negociar com os fornecedores com antecedência para evitar que falte mercadoria.

Paralelamente, os lojistas precisam ter um controle de estoque eficiente. Em primeiro lugar, porque isso evita perder vendas por ter planejado mal a demanda e encomendado um estoque menor do que o necessário para atender aos clientes, ou, ao contrário, evita o “encalhe” de produtos. 

Em segundo lugar, ter uma boa gestão de estoque evita vender um item que não está mais disponível e ter que cancelar a venda, algo que sempre causa frustração.

E, é claro, não dá para falar de logística sem mencionar as entregas dos pedidos! Como o volume das vendas aumenta nas datas sazonais, é necessário que o planejamento logístico esteja alinhado com esse boom no número de encomendas e garanta uma entrega veloz, mesmo durante esses períodos de alta nas vendas.  

Pode ser que, nas datas sazonais mais importantes para o comércio eletrônico, seja necessário esticar um pouquinho o prazo de entrega, desde que isso seja comunicado claramente e que esse prazo seja cumprido sem atrasos.

Mas não se esqueça: as datas comemorativas são marcadas por muita concorrência, e a loja que conseguir surpreender os clientes com um frete justo e uma entrega rápida e eficiente, leva vantagem!

Como otimizar as operações de logística nas datas sazonais?

Tenha um plano de ação para cada data sazonal

Antes de mais nada, é preciso desenvolver um plano de ação para cada data sazonal. Nesse planejamento, é importante pensar em quais serão as estratégias e campanhas desenvolvidas, quais produtos serão ofertados, qual será a porcentagem de desconto oferecido, como a comunicação temática referente à data será feita… tudo isso precisa estar alinhado.

Faça a previsão da demanda

Outro cuidado importante é tentar prever a demanda para não correr o risco de ficar com o estoque desfalcado ou encalhado durante as datas sazonais. Essa estimativa deve ser feita com base nos números dos eventos anteriores e em pesquisas realizadas com seu público. Assim, sua loja não corre riscos com excesso ou falta de mercadorias.

Invista em logística reversa

Muitos consumidores aproveitam as datas sazonais, como Natal, Black Friday e Dia das Mães, para comprar presentes. Por isso, especialmente nessas datas, é preciso fortalecer seu sistema de logística reversa e facilitar os processos de troca e devolução de mercadorias. Isso também é uma forma de melhorar a experiência de compra e aumentar a chance de que aqueles clientes voltem a comprar no site.

Estabeleça uma parceria sólida com seus fornecedores

Durante as datas sazonais, todos os envolvidos na cadeia logística precisam trabalhar integrados. Por isso, é essencial que os lojistas cultivem uma relação de parceria, confiança e flexibilidade com os fornecedores. Afinal, nesse período de alta nas vendas, pode ser preciso fazer mudanças de última hora, solicitar uma quantidade maior de mercadorias com urgência, entre outras alterações, e os fornecedores precisam estar atentos a isso também.

Faça uma análise de riscos

Em datas sazonais, as oportunidades de vender mais são altas… e os riscos envolvidos, também! É possível mapear todos esses riscos, como o aumento dos custos logísticos, uma possível ampliação nos prazos de entrega e a insatisfação que isso causa, a falta de produtos em estoque caso a demanda exceda o previsto, eventuais atrasos e extravios na transportadora, dentre outros. O lojista precisa avaliar todas essas questões e buscar soluções para elas.

Tenha um bom controle de estoque

Um controle de estoque eficiente evita muitos apuros para os lojistas. Mesmo com todas as previsões e pesquisas, as datas sazonais são um momento de incerteza, e uma boa gestão de estoque ajuda a diminuir riscos como a falta de produtos, o encalhe e até mesmo o cancelamento de vendas porque a mercadoria comprada já havia se esgotado e o sistema não deu baixa.

Trabalhe com parceiros logísticos eficientes

Assim como os fornecedores de mercadorias e insumos são essenciais para o sucesso das lojas em períodos de sazonalidade, os parceiros logísticos também desempenham um papel fundamental! Por isso, preze sempre pela eficiência e pela qualidade do serviço ao contratar uma transportadora privada.

A Central do Frete só trabalha com transportadoras homologadas e confiáveis, e os lojistas podem ficar despreocupados quanto a isso!

Invista em tecnologia

A tecnologia é uma grande aliada das operações logísticas em datas sazonais. Há aplicativos específicos para roteirizar entregas automaticamente, para rastrear as remessas em tempo real, para otimizar o controle do estoque e até ferramentas para facilitar a cotação de fretes, como a calculadora online da Central do Frete!

Como a tecnologia pode ajudar na logística durante as datas sazonais?

As datas sazonais são deliciosamente desafiadoras para as lojas online, e a tecnologia pode ajudar as operações logísticas durante esses eventos.

Uma possibilidade para os lojistas é investir em sistemas de gestão corporativa que tenham integração com a plataforma de e-commerce e possibilitem automatizar certas tarefas burocráticas e repetitivas, assim, poupa-se tempo e esforço das equipes.

Outra opção é usar a tecnologia para otimizar a conferência e a segurança das cargas. Por exemplo, os embarcadores podem adotar a bipagem pelo celular para ler a etiqueta usando a própria câmera do aparelho para evitar erros e ganhar agilidade.

Ter um controle de estoques automatizado e um bom sistema de gestão de armazéns também são alternativas úteis para melhorar as operações logísticas durante as datas sazonais, já que ajudam a gerenciar melhor o estoque da loja virtual.

Existem, ainda, aplicativos especificamente voltados para a logística. Entre outras funcionalidades, essas ferramentas permitem automatizar e facilitar a roteirização de entregas e realizar o rastreio das cargas em tempo real.

Finalmente, você pode contar com um bom sistema de gestão de fretes para comparar preços de transportadoras, contratar e pagar pelos fretes e acompanhar todas as suas entregas. A Central do Frete oferece todas essas possibilidades para os lojistas que desejam aprimorar seus processos logísticos durante as datas sazonais!

Central do Frete

Fortaleça as operações logísticas em datas sazonais com a Central do Frete

Ter uma gestão de logística eficiente é fundamental para o comércio eletrônico em qualquer circunstância, mas, em datas sazonais, se torna ainda mais importante. Afinal, nas datas comemorativas o volume de vendas costuma aumentar e, consequentemente, a quantidade de pedidos enviados também cresce, e é preciso atender a essa demanda com eficácia.

Além disso, é preciso lembrar que, nas datas sazonais mais relevantes para o comércio eletrônico, a competitividade entre as lojas concorrentes se torna ainda mais acirrada, e uma ótima maneira de se destacar e cativar o público é justamente com entregas rápidas e eficientes!

Por todos esses motivos, não dá para negligenciar o setor logístico. E a melhor forma de otimizar sua gestão logística é contar com a expertise e os serviços exclusivos da Central do Frete.

A Central do Frete é especialista em gestão de fretes e conta com uma ferramenta para viabilizar e agilizar a cotação de fretes, tornando as operações logísticas mais ágeis e práticas.  

Com ela, o lojista consegue facilmente comparar os preços e as condições de diversas transportadoras homologadas e confiáveis, contratar o serviço e ainda administrar todos os fretes contratados em um só lugar.

Quer entender melhor como o nosso serviço funciona e descobrir como podemos ajudar a sua loja a ter resultados melhores nas datas sazonais? Visite o nosso site e faça o seu cadastro!

Deixe um comentário