Dropshipping: Vale a pena implementar em seu e-commerce?

Tempo de leitura: 3 minutos

Dropshipping: Confira as vantagens e desvantagens e decida se vale a pena implementar em seu e-commerce

Gerenciar o seu e-commerce não é uma tarefa nada fácil. A ideia de simplicidade vendida por aí acaba logo em suas primeiras experiências, como por exemplo: na escolha pela melhor plataforma, o melhor layout, produtos, preços, marketing, vendas, campanhas, métricas, gerenciamento logístico,  enfim , ter sua loja online é algo que requer muito empenho e dedicação e claro que uma boa dose de estudos e pesquisas não podem faltar, nós queremos te ajudar nesta etapa e por isso falaremos deste tema que se você ainda não ouviu, certamente irá ouvir e como lojista e empreendedor de sucesso que é não pode deixar de saber , não é mesmo ?

Dropshipping é uma prática que vem atraindo além do interesse, muitos adeptos ao longo do tempo. Através deste gráfico abaixo podemos  notar crescimento das buscas pelo termo no buscador mais famoso do mundo.

Google Trends- pesquisa por Drop Shipping período Janeiro de 2004 Janeiro de 2018
Google Trends- pesquisa por Drop Shipping – período Janeiro de 2004 Janeiro de 2018

 

Neste artigo, vamos falar o que é, como funciona , para quem é indicado e indicar as suas vantagens e desvantagens. Procuraremos abordar de uma maneira imparcial para que a decisão seja sua, ou seja, é você quem deve decidir se vale a pena ou não implementar em seu e-commerce.

Dropshipping, o que é?

Ao invés de controlar um estoque de ítens vendidos em seu e-commerce, é possível fazer com que as mercadorias saiam diretamente do fornecedor para o seu cliente. Isso é dropshipping. Neste caso, o e-commerce passar a ser mais um intermediador do que um distribuidor de produtos.

No mundo online a prática do dropshipping começou a se popularizar com a  ajuda do Mercado Livre, e da China, é claro! O site ainda dava seus primeiros passos e  já atraia empreendedores gerando esse tipo de oportunidade, portanto a partir desta época já tínhamos a opção de comprar produtos “gringos” através de vendedores brasileiros.

Como Funciona?

Imagine que o seu cliente faz a compra de um tapete colorido em seu e-commerce e não é você o responsável pela fabricação, não comprou para revender e  não possui esse ítem em estoque , você precisa apenas emitir um pedido para seu fornecedor e este é quem vai se encarregar de fazer a entrega para o seu cliente.

Para quem é indicado ?

Quem está começando no mundo online pode ter no dropshipping um importante aliado. Principalmente para que o mercado seja experimentado antes da realização de investimentos básicos de estruturação , em especial na área logística, setor bastante beneficiado com a implantação dessa prática. É uma forma de entrar no universo das vendas online com menor investimento, na caso de estoque, investimento zero.

Por outro lado, empresas já consolidadas também podem se  beneficiar, ampliando a sua linha de produtos e mantendo os custos atuais inalterados.

Analisando fria e rapidamente, trata-se de uma prática muito interessante, não é mesmo? Mas vale a pena parar um pouquinho e se perguntar quais os pontos negativos e positivos , e o quanto adotar essa prática pode ser rentável para o seu modelo de negócios.
Quais as vantagens?

Destacamos, em linhas gerais, as principais vantagens:

  • Melhor relação custo x benefício;
  • Ausência de estoques e processos relacionados;
  • Maior variedade de produtos;
  • Escalabilidade nas vendas.

Quais são as desvantagens?

Destacamos, em linhas gerais, as principais desvantagens:

    • Taxas e Impostos
    • A falta de controle no processo logístico pode lhe custar caro
    • Logística reversa inviável na maioria dos casos
    • Todo e qualquer problema que por ventura venha a ocorrer a responsabilidade recairá sobre a sua loja

 

Iremos  [editar] nossos artigos no intuito de deixá-los completos e atuais, portanto demos o primeiro passo e iniciamos a discussão, fique a vontade em nos enviar suas dúvidas, críticas e ou sugestões, dessa maneira vamos construindo conteúdos ricos para auxiliar o maior número de pessoas nesta jornada nada fácil, nós somos vencedores e não desistimos nunca, não é mesmo?

Tmj ! Abraço !

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *