Confira 6 estratégias de SEO para marketplace

You are currently viewing Confira 6 estratégias de SEO para marketplace

Gerar resultados vendendo em marketplaces é uma tarefa desafiadora, visto que esse tipo de plataforma tem muita concorrência. Como há vários vendedores do mesmo nicho, comercializando produtos iguais ou muito parecidos, a disputa pela clientela é acirrada! Uma das formas de se destacar nesse canal é investir em estratégias de SEO para marketplace.

O SEO ajuda os lojistas que vendem em plataformas de marketplace a se diferenciar de seus concorrentes e a atrair mais acessos sem ter que investir pesado em mídia. Por isso, é importante entender como essa técnica funciona e aplicá-la corretamente.

Quer entender quais são as principais estratégias de SEO para marketplace e como elas atuam para aumentar a conversão de forma totalmente orgânica? Neste post, apresentamos 6 estratégias de SEO infalíveis para vender mais! 

O que é o SEO?

Antes de falarmos especificamente do SEO para marketplace, é preciso dar um passo atrás e explicar o que é SEO! A sigla corresponde ao termo Search Engine Optimization, ou simplesmente “otimização para mecanismos de busca”. Trata-se de uma série de técnicas que podem ser aplicadas em uma página visando a atrair os motores de buscas e posicioná-la melhor nos buscadores.

O objetivo do SEO é fazer com que a página fique mais bem ranqueada, aparecendo no topo dos resultados de uma pesquisa por palavra-chave e alcançando uma posição de destaque, algo fundamental para atrair tráfego espontâneo.  

SEO para marketplace: como funciona?

O SEO para marketplace tem algumas características próprias, uma vez que as plataformas de marketplace costumam ter uma autoridade de domínio bastante elevada por investirem em otimizações constantes. Então, os lojistas já têm meio caminho andado ao anunciarem seus produtos nessas plataformas, pois são sites que historicamente já são bem ranqueados e atraem muito tráfego.

Entretanto, existe muita concorrência dentro dos marketplaces, já que há várias lojas que atuam no mesmo segmento e comercializam produtos semelhantes. Além de praticar preços competitivos, uma forma de se destacar é trabalhar o SEO de sua loja, realizando otimizações on-page, ou seja, aquelas realizadas na estrutura da página.

Essas otimizações se baseiam nas principais estratégias de SEO e envolvem o uso de palavras-chaves, a otimização de títulos e descrições de produtos e imagens, entre outras técnicas, como veremos mais adiante neste artigo.  

Qual a importância do SEO para marketplace?

O SEO para marketplace ajuda os lojistas a serem descobertos por possíveis clientes, já que as estratégias de otimização aumentam a probabilidade de uma página ser encontrada pelos algoritmos dos buscadores e, consequentemente, a obter uma posição melhor na pesquisa orgânica. Assim, a loja alcança uma visibilidade maior.

Quando uma loja ranqueia bem nos mecanismos de busca, consegue atrair mais tráfego orgânico e aumenta o número de acessos ao site, que podem ser convertidos em leads e em clientes reais. Assim, o SEO para marketplace tem potencial de gerar mais conversões.

Conheça algumas estratégias de SEO para marketplace

Uso de palavras-chave

O trabalho com palavras-chave é uma das principais estratégias de SEO para marketplace. É importante mapear quais são as palavras-chave mais importantes e com maior volume de busca para o seu nicho usando ferramentas como o Google Keyword Planner, o SEMRush ou o Ubbersuggest.

Com base nesse mapeamento, é possível otimizar a página para as palavras-chave mais estratégicas, adicionando-as aos títulos, aos nomes e descrições dos produtos. Isso não só ajuda os motores de busca a encontrar sua página como facilita a pesquisa do consumidor dentro da plataforma.

Hierarquia de informações

Também é importante hierarquizar as informações das páginas usando as heading tags h1, h2, h3, h4 na formatação HTML. Hierarquizar os títulos e subtítulos por ordem de prioridade e relevância ajuda os algoritmos dos mecanismos de busca a entender o que é mais importante e auxilia na escaneabilidade, facilitando a leitura.

Descrição de produtos

Crie descrições precisas e detalhadas dos produtos. Além de utilizar as palavras-chave mais relevantes, é necessário fornecer o máximo de informações possível, de forma didática, persuasiva e completa.

Outra dica: não se limite a enfatizar as características técnicas do produto! Também é importante quebrar possíveis objeções, apelando para aspectos emocionais. Afinal, nem toda decisão de compra é puramente racional. 

Otimização de imagens

As imagens dos produtos também precisam ser otimizadas. O primeiro passo é escolher fotografias bonitas e em alta resolução, mostrando o produto em uso, ao invés de uma imagem chapada e sem graça.

Além disso, é importante utilizar as palavras-chave no nome do arquivo, para que a foto seja encontrada no Google Imagens, e também na descrição alternativa (inserindo o atributo alt text), para melhorar a acessibilidade. Outra dica importante é otimizar o tamanho da imagem, de modo que ela fique leve mas não perca a qualidade de resolução.

Otimização de URLs

Pensar em URLs amigáveis também é fundamental para o SEO. Ao invés de links cheios de números e caracteres aleatórios, crie URLs curtas e simples, em que as palavras-chave apareçam, como o link deste artigo que você está lendo.

Link Building

Por fim, ter links que direcionam para a sua página ajuda a conferir autoridade e melhora o posicionamento nos buscadores. Por isso, além de firmar parcerias com canais que tenham a ver com seu nicho, crie conteúdo relevante nas mídias sociais, como o Facebook e o Instagram, e em um blog, adicionando links para a sua página no marketplace.

calcular frete

Dicas para criar uma estratégia de SEO para marketplace

Não foque apenas nos robôs dos mecanismos de busca

É claro que o SEO para marketplace é focado nos algoritmos dos buscadores. Mas o conteúdo também precisa ser persuasivo e relevante para os usuários. Caso contrário, eles até podem encontrar a página, mas não se converterão em clientes.

Produza conteúdo valioso

O conteúdo de sua página precisa ser relevante para os usuários. Aqui, não estamos falando somente em conteúdo para blogs e mídias sociais (que é importantíssimo para o link building), mas também do conteúdo interno, o que engloba descrições, chamadas, títulos dos produtos e o layout da página em si.

Priorize palavras-chave com um bom volume de buscas

Não adianta ranquear bem para qualquer palavra-chave: é preciso indexar aquelas mais relevantes para o seu segmento e que tenham um alto volume de buscas. Por isso, faça um mapeamento das palavras mais importantes para o nicho da loja e otimize-as.

Monitore os resultados

Finalmente, é bom lembrar que o trabalho de SEO para marketplace é constante e que o conteúdo deve passar por otimizações frequentes. Por isso, monitore os resultados usando ferramentas como o Google Analytics e o Google Search Console e verifique se a página evolui de posição conforme as técnicas de SEO são aplicadas!

Aprimore sua gestão de fretes com a Central do Frete

Como vimos neste artigo, o SEO para marketplace ajuda a atrair acessos orgânicos, conquistar novos clientes e aumentar o volume de vendas. Mas o trabalho do lojista não deve parar por aí. O pós-venda é essencial para a fidelização dos compradores e, nesse sentido, proporcionar uma boa experiência de compra pode ser de extrema utilidade!

Entregas rápidas e eficientes contribuem para a reputação da loja dentro da plataforma de marketplace. Afinal, mais do que pagar barato, seus clientes querem agilidade no envio e produtos que chegam sãos e salvos, sem nenhuma avaria ou atraso. Quando o lojista consegue proporcionar isso, recebe avaliações positivas que ajudam muito a conquistar autoridade e se destacar no marketplace.

Você pode contar com a Central do Frete para otimizar sua gestão de fretes. Em nossa ferramenta, é possível comparar os preços das principais transportadoras do país, contratar e pagar pelo serviço e, ainda, gerenciar todos os fretes contratados de forma simples e intuitiva. Quer saber mais sobre nossos serviços? Visite nosso site e conheça nossos diferenciais!

Deixe um comentário