Entenda o que é logística empresarial e como aplicá-la

You are currently viewing Entenda o que é logística empresarial e como aplicá-la

A logística empresarial é um dos nichos da logística mais importantes para os negócios e, ao mesmo tempo, um dos mais complexos. O motivo de tamanha relevância é simples: é ela a responsável por assegurar o fluxo da cadeia de suprimentos e garantir que tudo funcione perfeitamente, etapa por etapa.

Quer aprofundar seus conhecimentos sobre o tema? Neste post, explicamos de forma definitiva o que é e como funciona a logística empresarial e apontamos sugestões para otimizar a sua gestão logística!

Afinal, o que é a logística empresarial?

A logística empresarial é a aplicação da logística na gestão corporativa. Em seus primórdios, o conceito remetia a estratégias de guerra, em que a logística era fundamental para gerenciar as tropas, além de armazenar e administrar as armas e as munições usadas em conflitos. Contudo, esse sentido bélico ficou para trás e, hoje, esse ramo logístico vem sendo aplicado em empresas dos mais variados segmentos.

A ideia de uma logística aplicada à gestão de negócios foi desenvolvida a partir da necessidade de otimizar as operações, tornando-as mais eficientes e produtivas, além de reduzir os custos operacionais e conferir mais qualidade aos processos, configurando uma vantagem competitiva para a empresa.

Dentro do conceito de logística empresarial, incluem-se todas as atividades que visem a melhorar o processo produtivo e levem a um aumento de eficiência operacional, como a compra e o armazenamento de insumos e materiais, a gestão de estoques, o gerenciamento de informações relacionadas à atividade da empresa, o transporte, o processamento de pedidos, entre outros.

Em suma, o papel de uma boa gestão de logística empresarial é garantir a aquisição e a disponibilidade de todos os itens necessários para que os negócios fluam sem gargalos e falhas, sempre pensando na redução de custos e na produtividade.

Quais os benefícios de realizar a gestão da logística empresarial?

Uma boa gestão de logística empresarial só traz vantagens para os negócios! Afinal, melhorar essa área confere agilidade e mais eficiência a processos como o controle de estoque, a distribuição das mercadorias, o contato com fornecedores, a contratação de transportadoras e a entrega dos produtos.

Entre os principais benefícios estão:

Redução de despesas

Não há dúvida de que uma das maiores vantagens de uma boa gestão de logística empresarial é a redução de custos. Afinal, uma administração bem feita reduz as chances de falhas, atrasos e retrabalho que prejudicam a empresa.

Além disso, uma gestão logística eficiente evita desperdícios com estoque encalhado, falta de mercadorias devido ao mau planejamento dos pedidos ao fornecedor e até mesmo de extravios de mercadorias. Como resultado, sobra mais dinheiro para se investir em outros setores do negócio e aumentar a lucratividade.

Visão holística dos processos da empresa

Uma gestão eficaz da logística empresarial permite visualizar o negócio de forma mais ampla, atentando para os progressos e gargalos de cada setor específico. Assim, é possível implementar melhorias e resolver falhas antes que elas gerem prejuízos.

Fluxos mais dinâmicos

Outro benefício de uma boa gestão de logística empresarial é a implementação de fluxos de trabalho mais dinâmicos, sem interrupções ou atrasos desnecessários. Esse é mais um fator que contribui para a agilidade, sobre a qual falaremos a seguir.  

Mais rapidez e eficiência

Identificando e solucionando as falhas precocemente e otimizando os processos constantemente, é possível promover muito mais agilidade e eficiência em todas as etapas da cadeia de suprimentos. Inclusive, isso é essencial para alcançar entregas mais velozes e dentro do prazo, algo essencial para o sucesso de uma empresa.

Aumento de competitividade

Acompanhar de perto os processos logísticos permite visualizar etapa por etapa em detalhes e identificar os pontos fortes rapidamente. Assim, é possível aperfeiçoá-los cada vez mais e ganhar mais competitividade no mercado.

Quais as etapas da logística empresarial?

A logística empresarial envolve várias etapas de uma cadeia de suprimentos dentro de um processo produtivo. Algumas de suas principais funções são:

Armazenamento

A logística empresarial é responsável por escolher o lugar ideal para alugar um galpão e/ou montar um centro de distribuição, levando em conta a proximidade do local com o público, as rotas de transporte, possíveis incentivos fiscais e outras características.

Gestão de estoques

Outra função da logística empresarial é administrar os pedidos realizados e gerenciar o estoque de produtos e outros materiais, providenciando a reposição quando necessário e atuando na previsão da demanda.

Transporte

A logística empresarial também envolve a escolha e a contratação de transportadoras, o planejamento das rotas de entrega e outras atividades referentes ao transporte de mercadorias.

Cadeia de mantimentos

Finalmente, a logística empresarial se ocupa da cadeia de mantimentos, acompanhando todos os processos internos da empresa e relacionando-se com os parceiros logísticos e os fornecedores.

Agentes da logística empresarial

A logística empresarial pode ser realizada por mão de obra interna ou terceirizada. No caso da terceirização, os principais agentes são os seguintes:

Operador logístico

O operador logístico é uma empresa especializada que se encarrega de todas as atividades relacionadas à gestão, executando o planejamento, a implantação e a administração dos serviços para outros negócios, de forma terceirizada. 

Vale lembrar que o operador logístico opera de forma conceitual, no desenvolvimento de um projeto de logística. Quem “põe a mão na massa”, de forma prática, é o prestador de serviços logísticos (PSL).

Prestador de serviços logísticos

Já o prestador de serviços logísticos é um profissional ou uma empresa terceirizada que atua de forma operacional, realizando na prática os serviços de logística em todas as etapas da cadeia produtiva. Trata-se de uma atividade estratégica que visa a diminuir as despesas e ganhar flexibilidade e eficiência.

Leia tambémProvedor logístico: o que é e como funciona cada tipo

Como melhorar os processos da logística empresarial?

Acompanhe os processos

Não tem segredo: a melhor forma de otimizar a logística empresarial é estar atento aos processos envolvidos em toda a cadeia de suprimentos, monitorando-os de perto. Isso permite identificar gargalos e estabelecer pontos de melhoria.

Uma dica é manter um checklist com todas as tarefas logísticas importantes e mantê-lo revisado e atualizado. Isso ajuda a desenvolver um planejamento mais preciso e, consequentemente, melhora a gestão.

Faça uma boa gestão de estoques

A gestão de estoques também é essencial para o sucesso de um empreendimento, inclusive ajudando a evitar prejuízos financeiros. É necessário ter absoluto controle sobre todos os itens que chegam e saem, conhecer o giro de estoque de cada produto e planejar a demanda de acordo com esse histórico. Isso evita problemas como a escassez de mercadorias ou seu encalhe.

Invista em treinamento

Falhas humanas podem atrasar e dificultar muito os processos logísticos e, por isso, é importante fazer de tudo para evitá-las. Além de manter uma boa comunicação com as equipes, instruindo-a com clareza, é necessário investir em capacitação, promovendo treinamentos e cursos de atualização periodicamente e oferecendo o suporte de que os colaboradores precisam.

Tenha uma relação saudável com fornecedores

É preciso enxergar os fornecedores como parceiros de seu negócio e manter com eles um relacionamento de confiança e cooperação, evitando fazer pedidos de última hora ou trabalhar com prazos irreais. Afinal, ter uma relação saudável com os fornecedores confere mais eficiência e agilidade aos processos, o que certamente impacta os resultados.

Tenha parceiros logísticos eficientes

Finalmente, é importante trabalhar com parceiros logísticos eficientes, que cumpram os prazos e atuem com segurança e qualidade. Nesse sentido, a Central do Frete pode ajudar: em nossa plataforma, é possível realizar a cotação e a contratação de fretes com as melhores transportadoras do mercado, que são homologadas e não vão deixar seus clientes na mão.

Central do Frete

A logística empresarial e a tecnologia

Há várias formas de usar a tecnologia para aprimorar a logística empresarial. Hoje, existem inúmeras ferramentas de automação especialmente desenvolvidas para agilizar os processos e evitar falhas e retrabalho causados por ações humanas. Também há soluções tecnológicas que otimizam a gestão como um todo, como é o caso dos ERPs.

Outras soluções interessantes são equipamentos como balanças inteligentes para pesar as cargas, sistemas de gestão de armazéns e até mesmo softwares específicos para realizar o planejamento de rotas automaticamente. Todas essas alternativas são muito bem-vindas quando se trata de melhorar a logística de uma empresa.

E, é claro, não podemos excluir o transporte de mercadorias dessa conta. Hoje, contamos com ferramentas eficientes para melhorar a gestão de fretes e tornar as entregas mais baratas, seguras e eficientes. Você pode, por exemplo, usar a calculadora de frete da Central do Frete para fazer seus orçamentos em várias transportadoras, de forma automática e intuitiva.

A Central do Frete te ajuda a otimizar a logística empresarial

A Central do Frete é especialista em gestão de fretes e conta com uma plataforma exclusiva para facilitar a cotação de fretes, tornando os processos mais ágeis e eficientes e aprimorando a logística empresarial.

Em nossa plataforma, é possível comparar os preços de várias transportadoras, contratar e pagar pelo serviço e gerenciar os fretes negociados, tudo em um só lugar, com muita praticidade. 

Quer entender melhor como funciona o serviço e descobrir como podemos ajudar a sua empresa a obter resultados ainda melhores? Visite o nosso site e faça o seu cadastro!

Deixe um comentário