Código de rastreio: o que é e como inserir nos meus pedidos

You are currently viewing Código de rastreio: o que é e como inserir nos meus pedidos

O código de rastreio é uma importante ferramenta que auxilia transportadoras e clientes a localizar a encomenda durante o trajeto entre o remetente e o destinatário. É um excelente recurso para as empresas, que ao disponibilizar para os clientes o rastreamento dos pedidos, garantem um bom diferencial competitivo.

O código de rastreio é formado por uma sequência de letras e números, capazes de identificar determinada encomenda dentro do sistema de monitoramento das transportadoras ou Correios. Existem diferentes tipos de códigos e cada um deles representa o padrão adotado pela empresa responsável pelo transporte de cargas. 

Conheça alguns no artigo e descubra como o código de rastreio pode otimizar o serviço de transporte da sua empresa!

e-book código de rastreio

O que é código de rastreio? 

O código de rastreio é a identificação de uma encomenda junto à transportadora ou serviço dos Correios. Ele é composto por uma sequência de letras e números, que pode variar dependendo da empresa responsável pelo envio do pacote. 

De modo geral, as letras indicam a modalidade do serviço contratado e o país de origem da carga, e os números se referem à encomenda em si, diferenciando uma da outra. 

O código de rastreio trouxe vantagens para os dois lados do serviço de transporte. A empresa pode garantir mais confiabilidade aos seus clientes, já que possibilita a localização da carga em qualquer ponto do trajeto. E os clientes podem se sentir mais seguros em relação à entrega ao verificarem a localização atual dos seus pedidos.

Leia também: Entenda como é feito o rastreamento de encomendas

Para que serve o código de rastreio? 

Por meio do código de rastreio, a encomenda pode ser facilmente localizada, sendo possível saber quanto tempo a carga pode demorar para chegar ao destino. 

Além disso, possibilita ao destinatário se organizar, de modo a ter uma pessoa no local para o recebimento do pacote. O serviço pode ser acessado gratuitamente e o usuário pode consultar o código de rastreio quantas vezes for necessário. 

O código de rastreio também serve como importante meio de avaliação dos serviços das transportadoras. A possibilidade do cliente monitorar a sua encomenda, receber a mercadoria intacta e dentro do prazo é uma excelente vantagem e garante a melhoria do relacionamento, gerando mais confiança entre a empresa e o consumidor.

Rastreamento ativo

O rastreamento ativo de encomendas é uma inovação disponibilizada pelas empresas de transportes, entre elas os Correios. Ele funciona a partir da sincronização automática entre os sistemas de monitoramento de cargas das lojas e das transportadoras. 

Assim, quando o sistema da loja virtual confere que houve movimentação da encomenda no site da transportadora, automaticamente ocorre a atualização no site do lojista. Também é feito o encaminhamento do e-mail para o cliente, comunicando o status da mercadoria.

calcular frete

Formato do código de rastreio

Correios

Nos Correios, o padrão do código de rastreio é formado por uma sequência de 2 letras, seguidas por 9 números e, a seguir, mais 2 letras.  Veja um exemplo:

AR050703010BR – as letras AR se referem ao tipo de serviço da empresa. Neste caso, o aviso de recebimento. Os números representam a encomenda e o código de verificação. Já as letras finais identificam o país de origem da encomenda, o Brasil.

As principais siglas que os Correios adotam são:

  • Sedex: DF, DG, DJ, DL, DM, DN, além de outras;
  • PAC: PB, PC, PD, PE, PI, PJ e outras;
  • Logística reversa: LV e LS.

Transportadoras

Já nas transportadoras, o formato do código de rastreio varia bastante, pois cada uma delas estabelece o próprio modelo de código.

Leia também: Logística de entrega: saiba como otimizar o processo

Por que é importante disponibilizar o código de rastreio para o cliente?

Fazer compras em lojas virtuais é muito conveniente, mas pode gerar insegurança e ansiedade em algumas pessoas. Ainda hoje, mesmo com a popularização do e-commerce, muitos consumidores se sentem inseguros com o prazo de entrega e temem que seus pedidos atrasem ou sejam extraviados.

Uma boa forma de mitigar esse sentimento negativo, tranquilizar os clientes e evitar frustrações é justamente disponibilizar o código de rastreio da remessa e comunicá-los por e-mail a cada atualização no status da entrega.

Essa prática tão simples é também muito poderosa para aumentar a confiança dos compradores em relação à loja, estreitar o relacionamento e proporcionar uma experiência de compra irrepreensível, o que é excelente para a imagem da marca!

Afinal, os consumidores conseguem acompanhar etapa por etapa do processo de entrega, da postagem até o recebimento do pedido. Isso também os torna mais propensos a fazer uma nova compra, contribuindo para a fidelização.

Além disso, fornecer o código de rastreio ajuda a desafogar o SAC, já que haverá menos reclamações e mensagens com dúvidas a respeito do paradeiro do pedido. Como os compradores conseguem rastrear as cargas sozinhos, o serviço de atendimento pode se concentrar em outras demandas mais urgentes.  

Roteiros inteligentes e agilidade nas entregas

Outro ponto positivo de integrar um sistema de rastreio é a possibilidade de monitorar toda a movimentação das mercadorias e identificar pontos críticos. Com essas informações, é possível otimizar a roteirização das remessas e implementar medidas para tornar as entregas mais rápidas.

Mais segurança

E, é claro, não podemos deixar de mencionar a segurança das mercadorias. Infelizmente, casos de roubos de carga não são incomuns no Brasil, e isso traz muitos prejuízos aos lojistas. Uma boa forma de mitigar esse risco é por meio do código de rastreio, que permite saber a localização exata do veículo.

Como funciona o rastreamento de pedidos?

O rastreamento dos pedidos é feito por meio de recursos como o GPS. Os caminhões das transportadoras, bem como os veículos usados pelos Correios, são equipados com um sistema de GPS que permite rastrear a carga em tempo real, graças ao uso de satélites que orbitam o planeta e emitem sinais das coordenadas dos veículos.

Essas informações sobre a geolocalização são, então, recebidas e transmitidas para a central de atendimento das empresas que, por sua vez, as emite para os clientes em tempo real.

Esse processo é automatizado e os clientes recebem e-mails ou notificações a cada mudança de status (por exemplo, toda vez que a carga chega a um novo centro de distribuição e quando o pedido está em rota de entrega para seu endereço).

Normalmente, as informações sobre o rastreio ficam disponíveis algumas horas após a postagem do pedido. A partir daí, os clientes podem acompanhar o trajeto e saber onde exatamente seus produtos estão, bem como a estimativa do prazo de entrega. Assim, conseguem se programar melhor.

Para facilitar o processo, as lojas virtuais podem integrar um sistema de rastreamento ao seu site e disponibilizá-los ao público. Assim, as pessoas que comprarem na loja conseguem acessar facilmente o código de rastreio.

Como inserir o código de rastreio nos meus pedidos

Dentro da plataforma, você terá 2 opções caso seja o embarcador:

  1. Dentro de seu pedido, clique na aba “rastreamento”, e as informações de posição da entrega irão aparecer na medida que formos abastecendo-a com os dados enviados pela transportadora.
  2. Acesse a página de rastreamento e faça a busca pelo número do pedido ou pelo número da nota fiscal, neste caso é necessário informar também o CPF/CNPJ do destinatário.

Caso você seja o destinatário de uma encomenda, o processo é semelhante:

  1. Acesse a página de rastreamento, insira o código de rastreio e clique em “rastrear”;
    mceclip1.png
  2. Ou ainda, na mesma página de rastreamento, verifique a posição da carga a partir do número da nota fiscal, sendo necessário nesse caso inserir o CPF ou CNPJ.mceclip0.png

Leia também: Calcular frete: como conseguir o melhor preço?

Descomplique sua gestão de fretes com a plataforma Central do Frete

Ao longo deste artigo, explicamos como o código de rastreio facilita a localização de qualquer pedido em tempo real, desde que esteja devidamente inserido no sistema de controle das entregas. Também apresentamos os benefícios de rastrear as remessas, como: melhora na imagem da marca e na experiência de compra, segurança e otimização das entregas.

Para os embarcadores, o rastreio é mais um elemento que garante a qualidade no serviço. Para os clientes, é a certeza de que a carga está a caminho e que vai chegar dentro do prazo esperado. E a melhor maneira de rastrear e monitorar suas remessas é com a Central do Frete!

Na plataforma da Central do Frete, é possível realizar a cotação de frete, comparando e selecionando as transportadoras, bem como a contratação do serviço e o pagamento. Tudo isso em um só lugar, para simplificar o processo! É possível também monitorar o percurso da carga por meio do código de rastreio disponibilizado e, assim, oferecer uma experiência de compra melhor.

Conheça e teste o nosso serviço e entenda por que oferecemos a melhor solução para quem compra e para quem vende, por meio de um sistema tecnológico e integrado. Clique e faça o seu cadastro para começar a usar! 

Deixe um comentário