Provedor logístico: o que é e como funciona cada tipo

You are currently viewing Provedor logístico: o que é e como funciona cada tipo

O mercado de e-commerce é extremamente concorrido e a tendência é que se torne cada vez mais acirrado. Por isso, é preciso proporcionar a melhor experiência de compra possível, o que abrange uma entrega veloz, eficiente e rastreável. Nesse sentido, um provedor logístico pode ser de grande valia ao ajudar as empresas a terceirizar os processos mais complexos.

Mas, afinal de contas, você sabe o que é um provedor logístico, de que forma ele atua e qual é a sua importância para o comércio eletrônico? Neste post, você vai encontrar as respostas para essas e outras perguntas.

O que é um provedor logístico?

Um provedor logístico é uma empresa encarregada de realizar serviços de transporte e entregas para outra empresa, de forma terceirizada. Como o nome diz, é a companhia que assume a responsabilidade pela logística do contratante.

Há uma série de tarefas que fazem parte das atribuições de um provedor logístico, como a gestão do estoque, o transporte de cargas, a coleta e a distribuição de mercadorias, o manuseio e a embalagem de pedidos, o rastreamento de remessas, entre outras funções.

Vale lembrar, no entanto, que nem sempre o provedor logístico se responsabilizará por todas essas atividades. Dependendo da negociação feita com o contratante, a empresa assumirá somente parte dos processos logísticos.

Qual a importância do provedor logístico?

Conforme explicamos logo no início do texto, o mercado do e-commerce é extremamente competitivo. Além disso, a rotina é muito dinâmica e requer agilidade nas operações. E é aí que os provedores logísticos entram em cena com soluções práticas para as lojas online, já que nem todos os lojistas estão dispostos a ampliar sua infraestrutura e internalizar seus processos.

Um bom provedor logístico pode fazer toda a diferença nas entregas, tornando-as mais rápidas, eficientes, e proporcionando uma experiência de compra melhor. Isso pode se tornar um grande diferencial e fortalecer a imagem da marca. Por essa razão, não dá para negligenciar a escolha do parceiro. É a reputação do seu negócio que está em jogo, afinal.

De um modo geral, contar com um provedor logístico é vantajoso pois ajuda a desafogar os processos da empresa, permitindo focar mais em sua atividade-fim do que em todas as etapas logísticas. Isso não quer dizer, porém, que é preciso terceirizar 100% dos processos. Na verdade, existem diferentes níveis logísticos, e é deles que trataremos a seguir.

Níveis logísticos

Existem cinco níveis logísticos distintos. Entre eles, somente o primeiro nível, a logística primária ou 1PL, dispensa provedores logísticos. Em todos os demais, o provedor logístico se faz necessário, em maior ou menor medida.

1PL – Logística Primária

Nesse nível, a própria empresa transporta e entrega seus produtos, assumindo toda a operação sem mediação de terceiros no transporte e na distribuição. Nesse modelo, a responsabilidade da empresa é gigantesca, portanto, ele normalmente é adotado por grandes corporações, com uma estrutura capaz de absorver todos os processos de logística.

2PL – Logística Secundária

Já na logística secundária, o processo de entrega e distribuição de mercadorias é “misto”, por assim dizer, pois a empresa desempenha algumas funções logísticas, mas também conta com parceiros terceirizados para atender à demanda. Nesse modelo, o provedor logístico é responsável pela frota e se encarrega do transporte dos produtos do estoque (ou de um centro de distribuição) até o consumidor final.

3PL – Logística de Terceiros

Na logística de terceiros, todos os processos de transporte e logística são terceirizados, enquanto o contratante se encarrega da gestão das transportadoras. Nesse caso, o provedor logístico é o responsável pelo transporte das cargas, pela entrega dos pedidos aos clientes, por operações de troca e devolução, entre outras atividades.

Esse é o modelo de logística mais usado pelo comércio eletrônico, já que os lojistas contratam os serviços de transportadoras privadas para realizar o transporte das encomendas e entregá-las aos compradores.  

4PL – Logística de Quarta Parte

Nesse modelo de logística, o provedor logístico tem ainda mais autonomia, pois, além da incumbência de transportar as remessas, ele pode acumular outras funções, como lidar com fornecedores, encomendar mercadorias, entre outras tarefas. Nesse caso, o parceiro é responsável pela gestão de uma maneira mais ampla e cuida de toda a cadeia de suprimentos.  

5PL – Logística de Quinta Parte

Finalmente, nesse modelo, o provedor logístico atua de maneira mais estratégica e faz uso intenso da tecnologia para aprimorar os processos e diminuir custos, tornando as operações mais produtivas e eficientes.

Esse tipo de logística adota soluções tecnológicas como, por exemplo, a automação de tarefas, a inteligência artificial, o sistema de machine learning e o blockchain para otimizar a gestão da cadeia de suprimentos.

Vantagens de optar pelo provedor logístico

Optar por um provedor logístico traz várias vantagens para as empresas. A primeira delas é que, terceirizando os processos logísticos, é possível se concentrar em seu core business e se dedicar aos demais setores da empresa, já que essa será uma preocupação a menos.

Outra vantagem que não podemos deixar de mencionar é a redução de despesas. Terceirizando os processos logísticos para um parceiro, a empresa consegue cortar vários custos com salários de colaboradores, caminhões, combustível, manutenção de veículos, aluguel de galpões, taxas, entre outros gastos. 

Além disso, como os provedores logísticos são especializados na área, estão aptos a operar com muito mais eficiência e produtividade. Afinal, são empresas que têm experiência, profissionais capacitados e todo o aparato necessário para otimizar as operações e agilizar todos os processos, poupando um tempo muito precioso das equipes.

E o ganho em eficiência e velocidade nas entregas tem um “efeito colateral” muito bacana: a satisfação dos consumidores! Com a otimização do processo de transporte e entrega de mercadorias, os clientes finais se surpreendem ao receber suas compras em perfeito estado e em prazos mais curtos. Ao proporcionar essa bela experiência, sua loja ganha muitos pontos e consegue fidelizar a clientela com muito mais facilidade.

Como escolher um bom provedor logístico?

Pesquise a reputação do provedor logístico

A primeira coisa a se fazer é pesquisar sobre a empresa para descobrir seu histórico, sua experiência no ramo e sua credibilidade no mercado. Afinal, o provedor logístico terá uma grande responsabilidade no sucesso de seu negócio e, portanto, precisa ser confiável.

Avalie os serviços prestados

Também é importante analisar se os serviços oferecidos pela empresa atendem à sua necessidade e se, de fato, têm a qualidade e a eficiência necessárias para não deixar sua loja na mão. Portanto, busque referências de outros clientes e vá atrás do máximo de informação possível sobre o serviço do provedor logístico.

Inclusive, é importante pensar também em longo prazo. Nem sempre escolher um provedor logístico mais barato, que não ofereça suporte para determinadas funções, é uma boa escolha. Afinal, no futuro você pode precisar daquele serviço e terá que passar por todo o processo de escolha, negociação e contratação novamente.

Considere os prazos

Um dos objetivos de optar por um provedor logístico é justamente otimizar os processos e agilizar as entregas. Portanto, não faria nenhum sentido contratar uma empresa que oferece um serviço lento, com prazos muito dilatados. 

Priorize um atendimento eficiente

O provedor logístico escolhido precisa prestar um bom atendimento aos clientes. Verifique se a empresa tem um canal aberto para a comunicação, oferece suporte, dá respostas rápidas aos questionamentos e está apto a resolver eventuais imprevistos com agilidade e eficiência.

Analise o custo-benefício

Por fim, é necessário avaliar o custo-benefício, pois, muitas vezes, o provedor logístico cobra mais caro por serviços de que você nem precisa. Ou, ao contrário, o preço barato pode acabar saindo caro demais porque a qualidade do serviço não é compatível. Tudo isso deve ser colocado na ponta do lápis antes de fechar negócio.

No que diz respeito a transportadoras, por exemplo, é importante fazer uma cotação de frete e escolher a opção mais adequada. Para isso, você pode utilizar uma calculadora de frete online, como a disponibilizada pela Central do Frete!

Central do Frete

Otimize as suas entregas com a Central do Frete!

Um provedor logístico eficiente e alinhado aos processos de sua empresa pode ser de grande ajuda para otimizar os negócios, aprimorar e agilizar as entregas e até mesmo cortar custos. Por isso, é necessário contar com bons parceiros logísticos. Que tal contar com a Central do Frete para simplificar sua gestão?

A Central do Frete é especialista em cotação e gestão de fretes, e conta com a ferramenta mais inovadora, útil e completa para auxiliar os lojistas. Nossa plataforma permite realizar orçamentos com diversas transportadoras para comparar o custo-benefício, fazer a contratação e os pagamentos. 

Além disso, você ainda pode gerenciar todos os fretes contratados de forma centralizada e prática. E, se houver qualquer imprevisto, a gente se encarrega do contato com a transportadora e de todos os trâmites necessários para resolver a questão.

Quer saber de que formas a Central do Frete pode ajudar o seu negócio? Visite o nosso site, conheça o serviço e faça o seu cadastro!

Deixe um comentário