Frete em São Paulo: saiba onde e como cotar

You are currently viewing Frete em São Paulo: saiba onde e como cotar

Pesquisar as melhores opções de frete em São Paulo é uma tarefa que exige planejamento e empenho. No ano de 2020, o setor de transportes foi profundamente impactado pela crise do novo coronavírus, e em 2021 as expectativas para a recuperação econômica do país trouxeram mais fôlego ao transporte de cargas, ampliando assim a disputa pelo melhor preço e serviço. 

Com o aumento da demanda e o reaquecimento da economia, é importante que os embarcadores mantenham a atenção nas melhores oportunidades para cotar frete em São Paulo. Confira as dicas que a Central do Frete preparou para auxiliar nesse processo!

Frete em São Paulo: por onde começar? 

Para realizar uma boa cotação de frete, é importante conhecer os aspectos da carga a ser transportada. Fatores como peso e volume, valor, dimensões e fragilidade são determinantes para definir qual o frete com o melhor custo-benefício.

Para isso, é importante que o embarcador:

Defina as características da carga

Ao definir as características da carga, o embarcador terá todas as informações necessárias para contratar frete em São Paulo com segurança e praticidade. Veja os principais pontos a serem considerados:

  • Cubagem — cálculo que demonstra a relação entre o peso e o espaço que os produtos necessitam para serem acomodados no veículo de transporte. A cubagem auxilia na precificação do frete com maior eficácia.  
  • Fragilidade da carga — a carga frágil requer cuidados especiais para evitar avarias. O veículo de transporte e o percurso devem ser pensados para atender plenamente este quesito. 
  • Prazo de entrega — entregas urgentes podem elevar o custo do frete. Por isso, é recomendado se certificar sobre o tempo ideal para cotar frete mais acessível.
  • Tamanho da carga — nem sempre é possível acomodar a carga em caixas, devido às suas medidas de altura, largura e comprimento. Assim, deve-se prever a necessidade de alguns cuidados especiais, como equipamentos e modal, para o transporte eficaz.

Leia também: Cubagem: entenda como é feito o cálculo

Defina o melhor tipo de frete

Escolher o melhor tipo de frete vai depender de quem é o cliente interessado no serviço. Se for o consumidor final, a melhor modalidade é o frete CIF, já que é a empresa quem vai arcar com as responsabilidades pela segurança e praticidade da entrega. 

Já para um cliente empresarial, que precisa de frete para o transporte de um grande volume de mercadorias, o frete FOB é a solução ideal. Nessa forma de contratação, o acompanhamento do transporte e os riscos envolvidos são de responsabilidade do contratante, e não da empresa fornecedora dos produtos. 

Tendo em vista essa diferença, torna-se mais prático definir qual o tipo de frete em São Paulo que melhor atende às suas necessidades. 

Dica de leitura: Frete CIF e frete FOB: entenda as diferenças

Defina o modal de transporte

A cotação e a contratação do frete em São Paulo devem considerar também o modal de transporte mais adequado para o envio da carga. Quando o prazo de entrega é urgente, pode ser decisiva a seleção do modal aéreo, por exemplo. 

Já o valor da carga influencia no aumento da segurança durante o trajeto em modal rodoviário, que pode precisar de escolta armada para garantir a integridade dos produtos até o seu destino. A dimensão das mercadorias vai determinar se é mais apropriado o uso de um caminhão truck ou de uma embarcação. 

Também o estado físico dos produtos exige um modal mais adequado, como um produto gasoso, que pode ser transportado via dutos ou em caminhões especiais. Os grãos podem ser transportados por meio do modal ferroviário, se o percurso for possível em um trajeto fixo. 

Leia também: Logística de entrega: saiba como otimizar o processo

Frete em São Paulo: onde cotar?

Depois de avaliar as especificidades da carga, chegou o momento de cotar o seu frete em São Paulo. Antes de fechar o serviço, é ideal cotar o preço do frete junto a várias transportadoras, para só depois escolher a opção que melhor atende a sua demanda.

As plataformas digitais agilizam o trabalho dos embarcadores, que conseguem fazer a cotação de fretes em poucos segundos. Com isso, o processo de contratação também é facilitado, sendo realizado na mesma plataforma usada para a cotação. 

Plataforma de cotação de fretes

Uma plataforma digital para cotação de frete em São Paulo oferece inúmeras vantagens aos embarcadores, entre elas a possibilidade de cotar os serviços de diferentes transportadoras ao mesmo tempo, reduzindo gastos de tempo e dinheiro. 

E as vantagens vão além: depois de cotar e selecionar a melhor transportadora, o embarcador também consegue contratar o serviço e efetuar todo o monitoramento da carga via sistema, em tempo real. 

Os benefícios incluem ainda a maior disponibilidade de tempo para o trabalho do gestor, otimizando os processos e aprimorando os serviços. O apoio da tecnologia trouxe maior economia com muito mais praticidade para as empresas e seus clientes. 

calcular frete

Plataforma Central do Frete: cotação de frete descomplicada 

Se a sua empresa precisa de uma plataforma completa para cotação e contratação de frete em São Paulo, a Central do Frete tem a solução ideal. Oferecemos um sistema pautado na inovação, que permite agilizar o fluxo de trabalho dos embarcadores com ganhos em eficácia e autonomia. 

Em poucos segundos, é possível acessar o dashboard da Central do Frete e efetuar toda a gestão do frete da sua empresa, sem complicação. Contamos com uma equipe de especialistas preparados para a solução rápida de intercorrências, sem que o embarcador precise contatar a transportadora contratada. 

Disponibilizamos ainda um sistema eficiente para o rastreamento dos seus fretes, com dinamismo e toda comodidade. Contamos com a parceria das melhores transportadoras do Brasil, tais como Aceville, Azul Cargo, Jadlog e Rodomax.

Leia também: Aprenda como estruturar a logística de transporte do seu negócio

Conclusão

Uma plataforma digital para cotação e contratação de frete em São Paulo é a ferramenta que atende a sua necessidade de forma ágil e eficiente. Por meio do painel do sistema, é possível acessar as melhores transportadoras, e em poucos segundos você já fecha o contrato. Depois pode fazer o monitoramento da carga, acompanhando o seu percurso até a conclusão da entrega. Com soluções tecnológicas e práticas, a gestão de fretes se tornou otimizada e com resultados surpreendentes. 

A Central do Frete quer otimizar os serviços de transporte da sua empresa! Venha nos conhecer e comprove!

Deixe um comentário