Entenda como é feito o rastreamento de encomendas

Entenda como é feito o rastreamento de encomendas

O rastreamento de encomendas é visto como um fator muito importante dentro da cadeia logística, pois além de garantir a segurança das cargas, também promove a satisfação dos clientes. 

Uma das maiores preocupações dos clientes de e-commerce é se a entrega dos produtos vai ser feita dentro do prazo. Por parte das empresas, garantir maior agilidade na execução do frete de mercadorias é o diferencial que aumenta a competitividade no mercado

Graças ao desenvolvimento de recursos tecnológicos avançados, os atuais sistemas de gestão de transporte auxiliam empresas e clientes no acompanhamento de todas as etapas do processo, gerando maior confiabilidade nos serviços prestados e mais transparência na relação das empresas com seus clientes. 

O planejamento da melhor rota de acesso é uma vantagem do rastreamento de encomendas, já que permite evitar trechos interditados e adotar melhores vias no percurso. 

Acompanhe a leitura e entenda porque o rastreamento de encomendas se tornou tão importante nos dias atuais!

O que é rastreamento de encomendas? 

O rastreamento de encomendas é a ferramenta que permite acompanhar a localização de cargas e mercadorias dentro do trajeto de entrega, sendo muito útil para quem compra produtos pela internet. É benéfico para empresas e transportadoras, pois possibilita o acesso às rotas de transporte em tempo real

Através desse rastreamento, a frota pode ser facilmente localizada e, mesmo diante de imprevistos, a busca pela resolução torna-se muito mais efetiva. Por meio da coleta de informações sobre o veículo e seu desempenho, a gestão de transportes tem a seu dispor uma base de dados para promover o aprimoramento do serviço com maior eficiência no uso dos recursos.

Tecnologias utilizadas no rastreamento de encomendas

GPS

O rastreamento de encomendas via Global Positioning System – GPS é uma das tecnologias mais utilizadas em todo o mundo. Os gestores de transporte de cargas também adotaram o sistema, que hoje é disponibilizado até em smartphones. 

Ele permite saber exatamente a posição geográfica do veículo de transporte a qualquer hora, durante as 24 horas do dia. Sua eficácia reside na precisão dos dados e na rapidez no compartilhamento das informações

Atualmente, os veículos já são fabricados com o receptor GPS. Mesmo para veículos sem o receptor de fábrica, existem alternativas eficazes, como o uso de aplicativo no smartphone do motorista ou a instalação de um receptor GPS nos veículos. 

Telemetria

Por meio do uso tanto do rádio e do infravermelho, quanto do ultrassom ou satélite, a telemetria garante o melhor desempenho do veículo de transporte

Ela oferece informações importantes, como a distância percorrida e o consumo de combustível. Se o veículo frear, apresenta o tempo de duração das paradas. Além disso, mostra os dados de velocidade média e a temperatura do motor. Por meio dessas informações, é possível analisar se o desempenho do veículo está atendendo plenamente às demandas do serviço.

Leia também: Frete em São Paulo: saiba onde e como cotar

Radiofrequência

A tecnologia por radiofrequência ou RFID é aplicada para o acompanhamento do transporte em áreas com menor amplitude, já que a sua eficiência é reduzida, em comparação ao GPS. Funciona por meio de uma antena, que realiza o envio e o recebimento do sinal de rádio, e pelo registro das informações da operação em um chip. 

O rastreamento via radiofrequência é direcional, e o usuário consegue saber a direção e o alcance do veículo. É ideal para a localização de veículos de carga no trajeto entre armazéns ou central de distribuição. O diferencial do RFID em relação ao GPS é a possibilidade que o gestor tem de monitorar a frota em locais fechados, tais como subsolos e túneis.

Outras tecnologias de rastreamento de encomendas

Com o avanço da tecnologia, outras modalidades para a melhoria do rastreamento de encomendas estão sendo adotadas pelas transportadoras. As câmeras, por exemplo, oferecem o vídeo do trajeto percorrido pelos veículos da frota. Também podem ser integradas ao sistema de GPS, ampliando a segurança e a eficiência do monitoramento de cargas. 

Já os softwares de monitoramento integram o GPS e aplicativos, de forma prática e facilitada. O sistema fornece todas as informações sobre os veículos digitalmente, garantindo maior agilidade no controle das operações de transporte e aumentando a confiança dos clientes, que podem visualizar em qual ponto do processo logístico se encontra a encomenda. 

Algumas empresas também instalam seus aplicativos de monitoramento de cargas no smartphone do motorista, que servem de apoio para o registro de ocorrências. Além disso, é um meio para o envio de fotos que comprovam avarias nos produtos e entregas realizadas, facilitando ainda mais o acompanhamento do processo logístico. 

calcular frete

A importância do rastreamento de encomendas para os embarcadores

Conheça agora algumas vantagens que o rastreamento de encomendas oferece para a gestão do transporte de mercadorias:

Controle sobre onde está a carga

Para garantir maior eficácia no rastreamento de encomendas, é fundamental manter o controle na localização da carga. Isso porque existem situações inesperadas que podem ocorrer em meio às rotas, que demandam atenção e agilidade na tomada de decisões. 

O extravio de carga é uma condição que requer a rápida adoção de medidas, como o acionamento policial e a recuperação da carga em menor tempo, evitando comprometer o prazo de entrega. Outra situação complicada são os acidentes e congestionamentos, que podem atrasar por várias horas, ou mesmo dias, a entrega de produtos aos clientes.

Otimização das rotas de entrega

A otimização das rotas é uma alternativa que pode ser muito eficaz para a gestão de transportes. O rastreamento de encomendas auxilia a definir o melhor caminho para uma entrega segura e dentro do prazo. Para isso, é importante conhecer a rota com antecedência, identificando as melhores estradas do percurso, bem como avaliar se é possível escolher atalhos que vão diminuir o tempo de viagem.

Ajuda também a evitar a passagem por trechos interditados, que podem comprometer a previsão de entrega. Em alguns trajetos, pode ser necessário optar por um percurso mais longo, mas que vai garantir a segurança do veículo e a entrega no prazo estipulado. É o caso, por exemplo, de áreas em que estejam ocorrendo manifestações, sendo mais viável contornar o trecho por outro caminho.

Leia também: Calcular frete: como conseguir o melhor preço?

Segurança da carga e do motorista

Por meio da tecnologia do rastreamento de encomendas, é possível identificar situações estranhas, como o desvio de rota do veículo. Este pode ser um sinal de tentativa de roubo da carga ou sequestro do motorista. 

Para garantir a segurança tanto do carregamento quanto do condutor durante todo o trajeto, existem aplicativos que permitem a ação imediata para contornar a situação indesejável. Se for notificada alguma mudança de rota ou mesmo a perda de contato com o motorista, o sistema efetua o desligamento do motor ou ainda trava a abertura das portas, impedindo o êxito da tentativa criminosa. 

Também em casos suspeitos, como veículo parado sem motivo aparente ou uso de alta velocidade podem ser solucionados de maneira remota, gerando maior segurança e evitando perdas significativas. 

Transparência nos processos 

Sem dúvida, a transparência que o rastreamento de encomendas possibilita aos clientes é uma importante vantagem competitiva para as empresas. Como o sistema realiza o rastreio das mercadorias em tempo real, o cliente tem a confiança de saber em qual ponto do percurso a sua encomenda se localiza

O processo de notificação é proativo, a partir do envio de mensagens por e-mail, SMS ou aplicativos. Se houver alguma condição imprevista, como atrasos, o sistema também vai notificar o consumidor, que vai poder compreender melhor os motivos para a mudança no prazo de entrega. Assim, há o aumento da eficiência nas operações, com maior ganho da confiança dos clientes no serviço de transporte.

Leia também: Cubagem: entenda como é feito o cálculo

Suporte na tomada de decisão 

O rastreamento de encomendas oferece o suporte adequado para orientar a tomada de decisão, auxiliando na identificação rápida de erros na estratégia adotada, ou mesmo na ocorrência de imprevistos. As soluções devem ser elaboradas com agilidade, tornando o processo de gestão do transporte mais eficaz.

O sistema ainda permite a análise do evento, de forma a demonstrar quais mecanismos agregam valor na hora de tomar decisões importantes. Ou avaliar se as estratégias de melhoria do serviço estão realmente funcionando de acordo com o planejado. 

Melhoria no relacionamento com clientes 

Ao acompanhar todo o histórico da movimentação da sua encomenda, a experiência de compra se torna mais relevante junto às expectativas dos clientes, demonstrando o compromisso e a transparência da empresa. O atraso no prazo de entrega é extremamente prejudicial para todos os tipos de negócios. 

Em pesquisa realizada pela Opinion Box, 36% dos consumidores revelaram que nunca mais comprariam de marcas que entregaram suas compras com atraso. 

Por este motivo, é fundamental ter atenção às melhores soluções em gestão de transporte, com monitoramento eficiente e agilidade para oferecer o melhor serviço em transporte de mercadorias. Os reflexos do bom relacionamento da empresa com seus clientes podem ser decisivos para o aumento da receita. 

Leia também: Aprenda como estruturar a logística de transporte do seu negócio

Sistema de gestão de fretes é com a Central do Frete

Garantindo mais segurança na gestão da rota, agindo remotamente para evitar danos à carga e à integridade física do condutor do veículo, o rastreamento de encomendas é uma das alternativas mais eficientes para quem deseja aprimorar o serviço de entrega de produtos

A Central do Frete oferece uma plataforma completa para otimizar a gestão e garantir maior eficácia no controle de fretes. Com serviço de rastreamento de mercadorias totalmente digitalizado, a Central do Frete é a solução para o atendimento de diferentes demandas, de serviços de e-commerce a transportes industriais. 

Por meio da nossa ferramenta, a sua estratégia de gestão em frete vai gerar maior economia de tempo e de recursos. Conheça nossos serviços!

Deixe uma resposta