Como fazer uma gestão de frete eficiente?

Como fazer uma gestão de frete eficiente?

A gestão de frete da sua empresa está trazendo o retorno esperado? Se há algum tempo era mais difícil executar o gerenciamento de frete de maneira eficaz, devido a fatores como a lentidão no processo de cotação e a problemas de inserção de dados incorretos, hoje as empresas podem contar com o sistema de gestão de frete. 

Em uma única plataforma, o gestor acessa toda a base de dados para cotação e contratação de transportadoras, além de ampliar estrategicamente a visão do negócio. 

Com a implantação da gestão de frete automatizada, os benefícios para a empresa vão além da solução de aspectos operacionais, como a realização das cotações. 

A automatização em gestão de frete permite a tomada de decisões de maneira mais estratégica, melhorando tanto o fluxo de execução dos processos quanto a agilidade no serviço de entrega, com a consequente melhoria do atendimento e maior satisfação dos clientes. Sem falar nos ganhos associados à gestão de riscos e redução de custos, além do diferencial competitivo da empresa frente à concorrência. 

Para a sua empresa garantir a melhoria da gestão de frete, a solução é uma plataforma que oferece todas as funcionalidades para o melhor controle de processos e da gestão do tempo, com qualidade e segurança. Automatize o seu serviço e sinta a diferença nos resultados em poucos meses! 

Na prática, o que é gestão de frete? 

A gestão de frete compreende ações voltadas para a otimização do ciclo logístico, que englobam o armazenamento, a circulação e a distribuição das mercadorias. Os resultados vão desde a economia e redução de custos à qualidade na oferta do serviço de transporte de cargas. Assim, por meio do desenvolvimento da gestão de frete, a empresa reduz significativamente os seus custos operacionais, aumentando a receita e gerando mais lucratividade. 

Além disso, é possível desenvolver a vantagem competitiva em relação à concorrência, já que serviços com mais qualidade vão oferecer mais praticidade, garantindo a satisfação dos clientes. Por isso, a empresa não deve ignorar o quanto a gestão de frete é importante, seja como banco de informações para subsidiar a resolução de problemas e a tomada de decisões, ou como suporte na elaboração da tabela de frete e na condução dos processos. 

Dicas para realizar uma gestão de frete eficiente:

A sua empresa pode obter mais qualidade na prestação dos serviços e melhor retorno financeiro ao organizar uma estratégia de gestão de frete eficiente. Acompanhe as nossas dicas e veja como otimizar o seu negócio:  

Planeje todas as etapas do processo 

O planejamento é mais que um simples esquema sobre o que deve ser feito, é a função administrativa que indica o caminho adequado até o objetivo final. Quando a empresa planeja adequadamente todas as etapas envolvidas na entrega dos seus produtos, ela se destaca no mercado, tornando-se mais competitiva. 

Por isso, é de extrema importância preparar e calcular a ação durante todo o processo de entrega, começando pela separação da mercadoria em estoque, passando pela movimentação da encomenda e concluindo com a entrega ao destinatário. Ao definir previamente estas etapas, busca-se garantir que tudo transcorra da melhor forma, sem transtornos tanto para a empresa quanto para os clientes. Quando tudo ocorre sem intercorrências, é sinal de que o planejamento foi bem executado, de forma coordenada e com clareza sobre os métodos adotados pela equipe.  

Acione a base de dados de tabelas de frete de diferentes transportadoras

Ao utilizar uma plataforma de gestão de frete, a empresa consegue agilizar a pesquisa e a comparação de preços e prazos em várias transportadoras. Com isso, o negócio garante maior diferencial competitivo, já que a sua pesquisa vai ser mais ágil e trazer resultados ainda mais eficientes. É uma forma de se destacar em relação aos concorrentes e ainda oferecer serviços com ganhos de produtividade com toda eficácia. 

Faça o acompanhamento das entregas

Graças à tecnologia, a gestão de frete deu um salto de qualidade e hoje é possível efetuar o monitoramento das entregas com maior precisão. Com isso, o acompanhamento de ocorrências se torna mais eficiente, com a identificação de problemas no percurso de entrega em menor tempo. 

A empresa que hoje consegue garantir a integridade do produto até a entrega e dentro do prazo estipulado sai na linha de frente na escalada para o sucesso. A tendência é que o envio de mercadorias se torne um dos indicadores de qualidade mais respeitados pelo mercado, por isso é fundamental ter o acompanhamento do processo de entrega bem estabelecido. 

Execute o mapeamento de riscos

No setor de transportes, os riscos fazem parte da rotina da empresa. A partir disso, a elaboração de um “plano b”, caso surja algum imprevisto, deve constar no planejamento da gestão de frete. Dada a importância deste plano, também é essencial que a empresa esteja bem preparada para a resolução de problemas. 

Para garantir uma gestão eficiente, é necessário considerar os riscos sob o critério da possibilidade de ocorrência, sem ignorar aqueles com menos chances de acontecer. Alguns riscos são facilmente previsíveis, tais como os problemas técnicos em veículos ou mesmo os danos em mercadorias a serem entregues. 

Mas existem ainda outros tipos de riscos, com menor potencial de ocorrência, entre eles as falhas no sistema e a inserção de dados incorretos na documentação da carga, que podem gerar problemas maiores que o previsto. 

calcular frete

Benefícios em automatizar a gestão de frete

A automatização da gestão de frete da empresa oferece muitos benefícios, contribuindo para a geração de maior potencial de atendimento com qualidade. Confira os principais ganhos para as empresas que optam pela automatização:

Informações centralizadas 

Com as informações centralizadas em uma base de dados única, a empresa consegue manter o melhor controle das operações, garantindo a facilidade de acesso aos dados a partir de qualquer lugar, em qualquer horário. 

Basta disponibilizar o sistema na nuvem para que a gestão de frete possa ser ainda mais eficiente, otimizando o compartilhamento de informações, assim como a análise dos dados. Além do ganho em agilidade na execução dos processos, a praticidade no acesso e na atualização das informações é outra vantagem para a empresa que centraliza a gestão do frete em uma plataforma automatizada. 

Redução de custos 

A redução de custos é sinônimo de aumento na rentabilidade. Com um sistema automatizado, os cálculos vão ser mais precisos, evitando assim a incidência de multas, devido a erros na hora de emitir os documentos fiscais. 

Outro ponto positivo é a melhoria na qualidade da informação repassada ao cliente e, consequentemente, do relacionamento cliente-empresa. Facilita também na identificação de gargalos que acarretam prejuízos e desperdícios. Enfim, a redução de custos oxigena toda a dinâmica da gestão de frete da empresa. Vale lembrar que, para reduzir eficazmente os custos, é preciso adotar uma postura de gestão estratégica.

Maior controle sobre os processos

O controle de processos muitas vezes é relacionado à identificação de falhas, mas também permite localizar oportunidades de melhoria nas diferentes etapas dos processos. A automatização possibilita ampliar a visão a respeito de prazos a serem cumpridos, bem como do andamento dos pedidos. 

Dessa forma, o gestor tem à disposição o acesso rápido às informações essenciais da empresa, e as decisões passam a ser pensadas de maneira mais estratégica e funcional. Assim é possível alcançar maior eficácia no controle dos processos e atingir resultados mais satisfatórios.

Otimização do tempo 

A forma tradicional de cotar frete é muito mais trabalhosa, já que é necessário entrar em contato com as transportadoras uma a uma. Com a automatização, isso pode ser feito com muito mais rapidez e de modo assertivo. 

O sistema proporciona um ganho considerável em relação ao tempo. Em uma mesma plataforma, o embarcador faz a cotação, a contratação e ainda monitora o percurso da entrega. O sistema para gestão de frete elimina o desperdício de tempo e oferece mais satisfação aos clientes. 

A Central do Frete faz exatamente isso, é uma plataforma para gestão de frete com soluções que proporcionam praticidade e segurança em um só lugar, garantindo a satisfação de embarcadores e clientes. 

Entregas mais eficientes

Hoje os consumidores vivem de maneira acelerada, por isso exigem serviços de entrega com rapidez e eficiência. Ao oferecer entregas mais eficientes, a empresa se destaca e constrói seu diferencial no mercado. A automatização contribui para que a satisfação dos clientes com as entregas se torne uma realidade e a empresa se torne uma referência.

Conheça mais sobre nosso sistema de gestão de frete

Com a adoção de um sistema de gestão de frete, as empresas estão fazendo a diferença na hora de oferecer serviços com mais qualidade e rapidez. Além de obter excelentes resultados com a redução de custos, também obtém melhoria na gestão de processos e do tempo.

Se a sua empresa busca ampliar a visão estratégica em gestão de frete, otimizando a produtividade e melhorando o atendimento ao cliente, a Central do Frete tem a melhor solução. Nossa plataforma agrega transportadoras exclusivas, com toda a qualidade em serviço de frete. 

O sistema ainda facilita todo o processo, desde a cotação do frete até a contratação da transportadora e o monitoramento da entrega. Oferecemos ainda suporte para qualquer tipo de ocorrência, com toda a comodidade para os embarcadores. Venha conhecer a Central do Frete e saiba como a sua gestão de frete pode ser mais produtiva! 

Deixe uma resposta