Como acompanhar entregas com eficiência?

Como acompanhar entregas com eficiência?

Em um país como o Brasil, com extensão territorial em nível continental, a demanda por serviços de transporte de cargas é extremamente elevada. As transportadoras enfrentam inúmeros desafios para atender com agilidade, contornando problemas de todo tipo para garantir a qualidade e a satisfação dos clientes

Desde problemas na infraestrutura das rodovias a intempéries e ameaças à segurança, é preciso estar alerta para manter uma postura estratégica diante das situações. Por isso, quando o assunto é acompanhar entregas, os gestores devem buscar alternativas que otimizem o uso dos recursos disponíveis e alcancem maior eficiência para a melhoria do desempenho do negócio. 

É preciso planejar estrategicamente, analisando cada aspecto nas diferentes etapas do processo de entregas, com o objetivo de promover melhorias e assim oferecer serviços cada vez mais eficientes aos consumidores. Conheça dicas importantes que a Central do Frete preparou para auxiliar as transportadoras que desejam otimizar seus serviços.

O que é o acompanhamento de entregas?

Para acompanhar entregas com mais agilidade e precisão, as empresas de transportes contam com o apoio da tecnologia. O rastreio de entregas é feito por meio de softwares capazes de integrar o sistema de transporte de cargas ao sistema de gestão das empresas. 

Dessa forma, é possível efetuar o acompanhamento de entregas a distância, sabendo o local exato em que uma carga se encontra ou mesmo se houve alguma intercorrência no trajeto. Apesar da proximidade de significados, o rastreio de entregas é diferente do monitoramento. 

Imagine que uma carga tenha saído de um centro de distribuição e tenha sido monitorada durante todo o trajeto até o local de entrega. O gestor da transportadora teve acesso às ocorrências durante o percurso e se certificou de que a entrega foi realizada. Ao rastrear esta entrega, ele vai analisar as ocorrências, com o intuito de extrair dados importantes para a tomada de decisões.

Como funciona o acompanhamento de entregas? 

O acompanhamento de entregas funciona por meio de programas que conectam os sistemas de satélite e GPS às plataformas de monitoramento. Assim que uma entrega é realizada, o motorista pode acessar o aplicativo do sistema e atualizar esta informação, que vai ser liberada para as equipes de trabalho das empresas. 

O monitoramento de entregas é de interesse tanto dos gestores quanto dos clientes finais. Os primeiros podem ter acesso rápido às fases do trajeto e promover alguma mudança na rota, caso surja algum problema. Já os consumidores sentem maior segurança ao acompanhar entregas, pois sabem onde a sua encomenda se encontra e o prazo para entrega.

Qual a importância do acompanhamento de entregas eficiente? 

O processo de acompanhar entregas é importante, na medida em que permite evitar prejuízos às transportadoras. Por isso é fundamental garantir a eficiência logística, para que se mantenha a carga intacta e segura. Além disso, é possível obter a melhoria do controle de tempo das entregas. Veja outros motivos:

Melhora da comunicação entre empresa e clientes

Ao acompanhar as entregas, a comunicação entre as empresas e seus clientes apresentam melhorias. Com maior transparência no contato, os clientes se sentem mais motivados e satisfeitos com o relacionamento com a empresa. 

A empresa também pode ter acesso a pesquisas de satisfação dos clientes, que vão oferecer dados significativos para as suas estratégias de ação.

Otimiza os processos envolvidos

Em cenários de alta competitividade, como os do setor de transportes, é preciso otimizar processos para gerar maior ganho de eficiência. Ao acompanhar entregas por meio dos recursos tecnológicos, os processos se tornam mais ágeis, conferindo mais precisão na execução de cada etapa

Manter-se atualizado com a inovação é fundamental para estabelecer metas e gerar diferencial competitivo, pois isso se reverte em melhor aproveitamento dos recursos da empresa.

Reduz os custos operacionais

Os custos de operação em transportes de modo geral são elevados, por isso é importante acompanhar entregas para que parte desses custos possam ser reduzidos. 

Ao avaliar previamente a rota de um veículo, por exemplo, é possível saber se existe um trajeto mais curto até o local da entrega, bem como se existem outras entregas na mesma área que poderiam ser feitas com o mesmo veículo. 

A partir da análise, os gastos podem sofrer uma redução que é convertida em receita para a empresa.

Aumenta a segurança na entrega

O fator segurança é essencial para as transportadoras. A prática de acompanhar entregas auxilia também a garantir a integridade das cargas e dos motoristas. O sistema permite verificar se houve alguma alteração inesperada da rota, por exemplo. 

Com isso, providências corretivas podem ser acionadas mais rapidamente, evitando prejuízos e situações de estresse.

Garante melhor gestão do tempo

O tempo é um ativo que faz muita diferença a partir do acompanhamento de entregas. Não se trata apenas de atender satisfatoriamente os clientes, mas também de garantir o melhor aproveitamento de tempo investido em soluções dentro da empresa. 

Neste sentido, o uso da tecnologia faz com que as informações fluam mais rapidamente, trazendo maiores possibilidades na busca por melhorias da operação de transportes.

calcular frete

Como acompanhar entregas com eficiência

Para acompanhar entregas com eficiência, os gestores podem contar com o auxílio de ferramentas, tais como a automação de processos e o planejamento estratégico, além de outras em destaque a seguir:

Utilize KPIs (indicadores de desempenho)

O uso de indicadores de desempenho — ou KPIs, como também são chamados — tornam a tarefa de acompanhar entregas mais eficaz. A análise dos dados operacionais, que demonstram tanto o andamento de entregas no prazo como o gerenciamento das mercadorias em estoque, permite que o gestor estabeleça estratégias mais elaboradas, evitando perdas, atrasos e o comprometimento da qualidade dos serviços.

Automatize os processos logísticos

A automatização dos processos logísticos permite que as transportadoras tornem seus serviços mais ágeis sem abrir mão da qualidade. Na hora de acompanhar entregas, por exemplo, as plataformas de acesso remoto disponibilizam as informações a partir do momento em que são executadas nas diferentes etapas. 

Graças a este modelo, muitas empresas conseguiram gerar ganho de tempo e economia de recursos, além de garantir maior satisfação aos clientes.

Faça um planejamento estratégico das entregas

O planejamento estratégico auxilia as empresas a adotarem as melhores ações a serem implementadas. O processo de acompanhar entregas precisa ser planejado com foco na otimização dos prazos de entrega, bem como no estabelecimento de rotas alternativas. 

Ao pensar estrategicamente, o gestor vai obter não só a economia em relação aos custos logísticos, mas também a otimização dos fluxos de trabalho. 

Escolha os veículos a serem utilizados para cada demanda

A escolha dos veículos é um fator que precisa de atenção, pois é possível garantir o melhor uso de cada modelo, a partir da análise das demandas. Antes mesmo de iniciar o processo de envio de encomendas, o gestor deve pensar na rota a ser realizada, adequando o tipo de veículo e de carga a ser transportada

Com isso, otimizam-se os recursos e os resultados alcançam maior eficiência. Os efeitos podem ser percebidos já durante o processo de acompanhar entregas, com menor tempo para a conclusão do percurso e entregas mais rápidas.

Mapeie os riscos 

Os riscos associados ao procedimento de acompanhar entregas envolvem desde problemas de infraestrutura de rodovias a questões inesperadas, tais como assaltos ou bloqueios para a passagem dos veículos. As condições meteorológicas também influenciam no maior tempo do percurso, por isso devem ser igualmente consideradas. 

Para evitar transtornos e atrasos na entrega de encomendas, é recomendável estabelecer o mapeamento dos riscos que podem vir a ocorrer, planejando as estratégias a serem adotadas para cada um deles.

Mantenha a eficiência no controle do estoque

O estoque é um dos pontos essenciais para os lojistas, já que neste setor se encontram as mercadorias a serem transportadas. O problema é quando não existem mercadorias suficientes e as demandas começam a se acumular. Vale a pena ter um controle de estoque atualizado e que esteja em sintonia com o fluxo de vendas, a fim de não perder clientes.

Conclusão

A tecnologia proporcionou maior eficácia ao processo de acompanhar entregas. Assim, as empresas passaram a oferecer o monitoramento de encomendas a distância aos clientes, gerando maior confiança no relacionamento. Graças às plataformas, os gestores também conseguem visualizar em tempo real o percurso das cargas, o que agiliza a análise e a tomada de decisões.  

A Central do Frete tem foco na inovação em serviços de transporte de encomendas e atua há vários anos no setor. Por meio da nossa plataforma, os embarcadores acessam as melhores transportadoras e efetuam a cotação e contratação em poucos instantes. 

Ainda é possível acompanhar todo o percurso das cargas, e contar com uma equipe especializada para todo o suporte em caso de intercorrências. Conheça o jeito descomplicado de entregar suas encomendas, com agilidade e qualidade dos serviços.

Deixe uma resposta