Entenda os benefícios da logística para e-commerce

Entenda os benefícios da logística para e-commerce

A comodidade para fazer compras online impulsionou uma revolução na maneira de gerar valor aos clientes das mais variadas empresas de e-commerce disponíveis no mercado. Mas sem uma estratégia adequada e eficiente, o que é promissor pode se tornar um pesadelo. 

É essencial considerar a logística para e-commerce como um dos pilares para o sucesso deste tipo de empreendimento. Com as inúmeras demandas do setor, ligadas à produção, movimentação, estocagem e entrega de produtos, é preciso estruturar a logística de forma articulada e integrada, garantindo a eficiência em cada um dos processos envolvidos

Seja nos primeiros passos — que envolvem a escolha de fornecedores e a qualidade dos produtos — seja na entrega do produto final aos clientes, é fundamental o desenvolvimento de estratégias bem elaboradas e pensadas. 

Para que você possa conhecer melhor os benefícios que a logística aplicada ao seu e-commerce pode proporcionar, a Central do Frete preparou este artigo com orientações valiosas para otimizar os processos logísticos do seu negócio. Continue a leitura e confira!

O que é logística para e-commerce?

A logística para e-commerce envolve o planejamento das atividades de movimentação de mercadorias, assim como a execução e o controle de todo o fluxo operacional em um sistema de comércio virtual. 

Por isso, é importante investir em plataformas com foco em tecnologia, uma vez que privilegiam a otimização do fluxo de serviço, evitando problemas como má conferência dos produtos em estoque. A logística para e-commerce também favorece o gerenciamento dos pedidos, auxiliando no rastreamento das encomendas em rota de entrega até o seu destino final.

Leia também: Calcular frete: como conseguir o melhor preço?

O que envolve a logística e-commerce?

Por englobar uma série de atividades, a logística para e-commerce deve ser muito bem implantada para atingir resultados eficazes. Conheça a seguir alguns fatores que envolvem o processo por trás da logística aplicada em e-commerce:

Escolha do fornecedor

Um dos pontos fundamentais se refere à parceria com os fornecedores, que vão ser os responsáveis pela disponibilidade da matéria-prima dentro dos prazos. A falta do insumo necessário pode gerar impactos financeiros, ocasionando muitas vezes perda de vendas. 

Neste sentido, a escolha do fornecedor deve levar em conta não só a qualidade da matéria-prima, como também o cumprimento dos prazos de entrega e a relação de parceria com o seu negócio.

Recebimento e conferência dos produtos ou insumos

Após a escolha do fornecedor, é preciso analisar o recebimento e a conferência dos produtos ou insumos adquiridos. É neste momento que será possível saber se o fornecedor se enquadra ao que o negócio precisa, em termos de qualidade e eficiência

Por isso, não deixe de avaliar a qualidade dos produtos e de oferecer os feedbacks necessários para que a parceria possa prosperar e gerar resultados satisfatórios para os dois lados.

Estocagem

O estoque é um dos setores que deve ser constantemente monitorado, visto que cada produto possui especificidades que precisam ser observadas para evitar transtornos. Por exemplo, danos decorrentes de condições inadequadas de armazenamento podem sair mais custosos do que se imagina, então todo cuidado é pouco.

Logo, a atenção ao modelo de estocagem dos diferentes tipos de produto é primordial para manter a organização e gerar resultados para a empresa. Outra preocupação relacionada ao estoque é a manutenção do equilíbrio entre as entradas e saídas, evitando tanto a falta de mercadorias como a ociosidade de produtos armazenados.

Leia também: Frete em São Paulo: saiba onde e como cotar

Coleta e preparação dos produtos para os pedidos

Fazer com que a logística para e-commerce funcione de maneira estratégica é tarefa que necessita da aplicação de conhecimentos e de esforços em conjunto. 

A coleta e preparação dos produtos para os pedidos é uma fase que pode ser decisiva para conquistar os clientes. É nesta hora que a empresa pode explorar potencialmente os seus recursos, a partir do momento em que prepara a encomenda para o envio, pensando na segurança e ainda no aspecto visual da embalagem. 

Ao abrir o pacote, o cliente pode ter uma grata surpresa, ao perceber o empenho em garantir que o produto fosse entregue intacto e esteticamente apresentável. É uma maneira eficiente de agregar valor à sua marca e promover a fidelização dos clientes.

Atuação das transportadoras

A escolha da transportadora faz toda a diferença, visto que ela é a responsável pelo trajeto da encomenda até o destinatário. O serviço precisa ser executado com segurança e a entrega deve ser feita dentro do prazo estipulado. O sucesso para negócios que trabalham com envio de mercadorias não pode perder de vista estes dois fatores fundamentais. 

Considere a qualidade como fator principal na hora de contratar os serviços de uma transportadora, que deve estar apta a suprir as necessidades do seu e-commerce, sem deixar de atender com total satisfação os seus clientes.

Leia também: Declaração de conteúdo: o que é e como fazer?

Rastreamento dos pedidos enviados 

Depois de concluir a compra pelo site, os clientes já se sentem ansiosos para o recebimento da encomenda. Nesse momento, disponibilizar o código de rastreamento das encomendas é uma alternativa fundamental para quem trabalha com e-commerce. 

A tecnologia, por meio do desenvolvimento de softwares capazes de monitorar cargas a distância, é a principal aliada de clientes e empresas. Ao permitir o acesso às etapas da entrega, a empresa garante uma melhor experiência de compra aos clientes e garante diferencial frente à concorrência.

Leia também: Código de rastreio: o que é e como inserir nos meus pedidos

calcular frete

Controle das entregas

O controle das entregas é outro fator de alta relevância na logística para e-commerce. Sem dúvida, é imprescindível que o negócio tenha o apoio de parceiros qualificados para a melhor execução de todas as etapas do processo, em especial no que se refere às entregas. É neste momento que os clientes vão finalmente receber a sua encomenda, e tudo deve ocorrer da melhor forma. 

Os atrasos, por exemplo, podem comprometer toda a jornada de compra que se iniciou no momento que o cliente fez o acesso ao site da loja virtual e efetuou a sua compra. Para os consumidores, a entrega do produto dentro do prazo estipulado é sinal de que a empresa honrou o compromisso e buscou atender suas expectativas.

Vantagens da logística para e-commerce

Informações centralizadas

Para melhor visualização dos dados, é importante dispor de um sistema de informações centralizadas na logística para e-commerce. Tal sistema permite a articulação entre os vários setores da sua empresa, agilizando o controle das atividades, seja do primeiro ou do último ciclo dos processos. 

Além de contribuir para a busca de informações de maneira segura, um sistema de informações organizadas ainda favorece a tomada de decisões, que passam a ser mais assertivas e menos sujeitas a falhas.

Leia também: Contratar frete: 7 dicas para reduzir custos

Maior controle sobre os processos

Outra vantagem significativa da logística para e-commerce é o aumento do controle sobre os processos, que permite obter uma visão sistêmica de todo o ciclo produtivo. Isso torna possível identificar os fatores que podem ser aprimorados, assim como os que demandam maior empenho na busca por otimização. 

Outro fator a ser destacado é a maior integração e interatividade entre os setores, gerando maior envolvimento das equipes, estimulando a troca de experiências e de conhecimentos. Assim, a empresa de e-commerce pode pensar de forma mais estratégica as ações que devem ser tomadas, com o objetivo de reduzir falhas e otimizar a produtividade. 

Conclusão

Investir em uma estratégia bem definida de logística para o seu e-commerce pode ser altamente produtivo, desde que o planejamento das ações seja elaborado de modo eficaz.  Uma das principais etapas para o melhor funcionamento dessa logística é contar com o serviço das melhores transportadoras, para que as entregas ocorram sem transtornos. 

Pensando nisso, a Central do Frete oferece uma plataforma com múltiplas soluções. Você pode cotar frete entre as melhores transportadoras do mercado!  Nosso compromisso é levar até você o melhor serviço em cotação de frete, tornando o processo de escolha da transportadora muito mais fácil e eficiente. 

Venha para a Central do Frete e otimize os serviços de transporte da sua empresa!

Deixe uma resposta