3 maneiras de desperdiçar dinheiro ao contratar um frete

You are currently viewing 3 maneiras de desperdiçar dinheiro ao contratar um frete

Sabemos que para as pequenas empresas cada centavo conta, seus gestores precisam estar atentos e saber como economizar dinheiro em todos os processos da operação e ainda assim operar sem problemas.

A logística para pequenas empresas é complicada e há maneiras muito fáceis de você desperdiçar dinheiro ao despachar suas cargas. Listamos abaixo as 3 maneiras mais comuns de desperdiçar dinheiro quando se trata de frete e o que sua empresa pode fazer para se manter à frente da concorrência.

1. Embalagem desproporcional com o tamanho produto

Sabemos que uma das variáveis usadas para o cálculo do frete é o peso da carga, a transportadora usa o cálculo de cubagem para determinar se irá cobrar pelo peso real ou pelo peso cubado.

Se a sua embalagem é muito maior que o produto que está enviando, provavelmente poderá estar pagando pelo peso cubado ao invés do peso real da carga, fazendo com que o valor do frete fique mais caro 🙁

Verifique se a embalagem que está utilizando para o envio de seus produtos possui as dimensões ideais, se não há margem para redução de alguma medida, caso consiga poderá gerar uma boa economia em seus próximos fretes.

2. Conciliação de Frete e taxas extras

Outra maneira comum de desperdiçar seu dinheiro é com a famosa conciliação de frete e taxas extras que podem surgir dependendo de alguns fatores como, local de entrega em zona rural, entrega em andares superiores, nota fiscal com endereço errado ou incompleto, fazendo com que ocorra uma tentativa de entrega sem sucesso e com isso a transportadora vai lhe cobrar uma taxa de reentrega, que geralmente é de 50% do valor do frete, as taxas de entrega em zona rural e andares superiores costumam ser muito maiores do que o valor do frete, não deixe de verificar com o destinatário se o local de entrega terá essa dificuldade.

A conciliação de frete mais comum é quando o embarcador erra ao passar o peso e a medida da carga para a transportadora, fazendo com que sua cotação não fique com o valor correto, pois foi baseada nas informações passadas.Quando a carga é coletada, assim que chega na expedição, passa pelo processo de conferência, esse processo pode ser manual ou automatizado, as grandes transportadoras possuem esteiras que pesam e calculam a cubagem da carga automaticamente, com base nessas informações o valor do frete é calculado e você irá receber a cobrança conforme aferido por eles e não pela cotação realizada, mas algumas cargas ainda são aferidas manualmente e não podemos descartar o erro humano, se você não confere a fatura que recebe da transportadora pode estar sendo cobrado a mais por uma medida informada erroneamente pelo agente de expedição ou pela cobrança não ter sido emitida de acordo com sua negociação.

3. Não utilizar uma plataforma de gestão de fretes

Ao fazer a gestão logística de forma independente sem o auxílio de uma plataforma, o tempo desperdiçado para cada etapa do processo e a falta de controle podem ser a maneira mais fácil de desperdiçar seu dinheiro.

As plataformas de gestão de fretes oferecem soluções para cada etapa do processo necessário para o envio e monitoramento da entrega. Elas tem o conhecimento, a tecnologia e as conexões com as transportadoras para atender às necessidades de cada embarcador. Por causa do volume de negócios que é repassado às transportadoras, as plataformas recebem tabelas com descontos e repassam aos seus clientes. Normalmente é mais barato contratar o frete através de uma plataforma do que enviar diretamente com uma transportadora.

Quando você utiliza uma plataforma de gestão de fretes, você tem em seu painel a calculadora de frete online, em segundos é possível encontrar a melhor opção para o envio de sua carga, além de poder monitorar os status da coleta, entrega, e ter agentes especializados que poderão lhe auxiliar durante todo o processo.

A maneira mais fácil de evitar o desperdício de dinheiro ao contratar um frete é fazendo parceria com uma plataforma de gestão de fretes como a Central do Frete. Temos a melhor plataforma para envio de cargas de médio e grande porte do mercado. 🙂

Faça uma cotação de frete agora mesmo e experimente a maneira mais inteligente e descomplicada de enviar sua carga.

Equipe Central do Frete

A Central do Frete é uma plataforma de gestão de fretes online desenvolvida para simplificar os processos entre você e as transportadoras.

Deixe um comentário