Você sabe o que é logística de abastecimento? Entenda!

You are currently viewing Você sabe o que é logística de abastecimento? Entenda!

Em uma cadeia de suprimentos, é importante que todas as fases estejam em perfeita sintonia e que sejam bem administradas. Afinal, a menor falha em determinada etapa pode atrasar todas as demais e prejudicar a produtividade da empresa. Nesse sentido, uma boa gestão da logística de abastecimento é fundamental para garantir que todos os processos sejam realizados sem entraves.

Já explicamos aqui no blog o que é a logística de distribuição e por que ela é tão estratégica para as corporações. Agora, é hora de abordar outra etapa logística essencial para que todos os processos de uma empresa corram bem.

Mas, afinal, você sabe exatamente o que é logística de abastecimento e por que seu papel é tão essencial para o sucesso de um negócio? Se você ainda tem dúvida sobre esse tema, não tem problema: neste artigo, explicaremos o que é a logística de abastecimento, quais fatores a influenciam e qual é a sua importância para as empresas. Confira a seguir!

O que significa logística de abastecimento

A logística de abastecimento é a primeira etapa da cadeia de suprimentos, e diz respeito à aquisição e à armazenagem de matérias-primas, produtos acabados ou semiacabados e de materiais ou peças necessários para a atividade-fim da empresa, seja ela uma indústria, uma loja, um centro de distribuição ou um revendedor.

Essa é a fase da logística responsável pela gestão de todos os insumos necessários para a fabricação de mercadorias e/ou a venda do produto final. Portanto, é da sua eficiência que depende todos os processos das fases subsequentes de uma cadeia de suprimentos. Quando a logística de abastecimento é ineficaz, ocorrem gargalos e atrasos no restante da cadeia inteira.

Leia tambémLogtech: tecnologia e inovação em logística

Vantagens da logística de abastecimento

O que torna um processo logístico bem-sucedido é o modo com que cada estágio da cadeia de suprimentos é administrado. Um gerenciamento eficiente da logística de abastecimento é muito benéfico para as empresas, pois, entre outras vantagens:

Diminui o lead time

Uma das grandes vantagens de investir numa boa gestão da logística de abastecimento é que ela diminui o lead time, ou seja, o tempo decorrido entre a realização do pedido e a entrega do produto ao consumidor. Com uma boa logística de abastecimento, esse intervalo é consideravelmente reduzido, o que colabora para a satisfação do cliente e pode levar à sua fidelização.  

Permite planejar melhor as compras

Administrar com sabedoria a logística de abastecimento também ajuda a prever melhor a necessidade de reposição do estoque, evitando a escassez de produtos ou a compra de um estoque excessivo que ficará encalhado ou acabará se estragando.

Otimiza o espaço e os recursos da empresa

O melhor planejamento das compras ajuda a otimizar o espaço físico da empresa, já que não haverá produtos em excesso no inventário, e também seus recursos, já que as aquisições são feitas conforme a necessidade e há menos risco de perda de mercadorias por perda do prazo de validade ou deterioração nos armazéns.

Melhora a produtividade

Além de contribuir para um planejamento mais eficiente, uma boa logística de abastecimento também garante que ele seja seguido sem falhas nem gargalos. O resultado disso é que o índice de produtividade do negócio aumenta.

Reduz custos

Uma logística de abastecimento feita de forma estratégica otimiza o planejamento das compras e todos os processos da empresa, tornando-os mais produtivos. Por isso, contribui para a diminuição dos custos operacionais, gera mais economia e colabora para um melhor equilíbrio financeiro.

Gera impacto positivo na imagem da marca

Por fim, quando todos os processos logísticos ocorrem sem entraves, de forma ágil e eficiente, isso tem uma enorme influência na imagem da marca. Afinal, a empresa passa a ser vista como organizada e confiável, o que melhora sua credibilidade no mercado e a percepção que os clientes têm da marca.

Funções da logística de abastecimento

As funções primordiais da logística de abastecimento giram em torno das seguintes operações:

Aquisição

A primeira operação diz respeito à aquisição de mercadorias, que engloba todo o processo de compra de produtos, matérias-primas, peças e outros materiais de que a empresa precisa para operar plenamente. Essa função envolve a escolha dos fornecedores, as negociações de preços e prazos de entrega, entre outros trâmites.

Armazenagem

A segunda está relacionada com a armazenagem de produtos fabricados e/ou de insumos que serão usados pela área de produção. Esses itens precisam ser estocados para posteriormente serem comercializados e enviados aos consumidores finais, o que exige um bom planejamento logístico.

Gestão do estoque

Finalmente, a terceira função da logística de abastecimento se refere à gestão do estoque. Isso envolve definir a quantidade ideal de estoque para se trabalhar e a frequência com que as reposições devem ser feitas.

Tipos de abastecimento

Existem vários métodos de administrar o abastecimento de uma empresa, que variam conforme a maneira com que as encomendas aos fornecedores são feitas e a antecedência com a qual as mercadorias são entregues. Os mais adotados são os seguintes:

Estoque de segurança

Num método de gestão de abastecimento que preza por um estoque de segurança, a quantidade de provisões comprada é ligeiramente maior do que o necessário. Esse excedente dá conta de atender a demandas inesperadas ou lidar com eventuais atrasos de fornecedores. 

Mas essa técnica precisa ser bem planejada e todo o processo logístico precisa ser controlado para evitar encalhe de produtos ou mesmo o descarte por prazo de validade vencido.

Estoque sincronizado com a produção

Nesse método, o ritmo com que as compras são feitas é planejado conforme as necessidades de produção, de maneira sincronizada. Isso é feito com certa antecedência e respeitando um cronograma com datas pré-estabelecidas para as entregas dos fornecedores. 

A vantagem é que, ao mesmo tempo em que reduz o risco de escassez de produtos, essa técnica diminui os custos com armazenagem.  

Estoque de acordo com a necessidade

Nesse método de gestão de abastecimento, também conhecido como just-in-time, os materiais e mercadorias são comprados conforme a necessidade, sem necessidade de serem estocados. 

Por um lado, isso diminui custos operacionais com armazenagem. Porém, é uma técnica que precisa ser muito bem planejada para evitar desabastecimento ou atrasos com os fornecedores.

Vale lembrar que não existe certo ou errado quando se trata de tipos de gestão de abastecimento. O que existe é o método mais adequado às necessidades e prioridades da empresa, e aos recursos disponíveis.

Leia também: Last mile: o que é e como gerenciar!

Quais as variáveis que influenciam na logística de abastecimento?

Existem vários fatores que podem influenciar na logística de abastecimento e que devem ser considerados, como, por exemplo:

Demanda

A partir da coleta e da análise de dados históricos, é possível fazer uma projeção mais detalhada da demanda futura.

Fluxo de estoque

É importante controlar de forma rigorosa as quantidades de estoque fornecidas e a frequência com que as compras são feitas. Isso garante que os produtos estejam sempre disponíveis quando for necessário.

Tipo de estoque

Conforme já adiantamos, o método de gestão de estoque ideal é aquele que melhor se adequa à realidade da empresa. Isso influencia na logística de abastecimento e deve ser planejado com base nos dados disponíveis.

Unidade de carga

Outro fator que afeta a logística de abastecimento é a unidade de carga usada para armazenar, transportar e movimentar os produtos, tais como caixas, contêineres, entre outras opções.  

Recebimento de encomendas

Para que todos os processos da logística de abastecimento ocorram sem problemas, não pode haver encomendas erradas. Por isso, é necessário checar todas as mercadorias que são entregues pelos fornecedores e se certificar de que correspondem ao que foi solicitado.

Fornecedores

Finalmente, a eficiência da logística de abastecimento depende, em grande parte, dos fornecedores. Afinal, é graças a eles que as mercadorias podem ser distribuídas aos consumidores finais. Por isso, é essencial escolher bons parceiros com quem trabalhar, sempre prezando por produtos de qualidade e pontualidade na entrega. Se possível, conte com vários fornecedores ao invés de apostar todas as suas fichas em um único parceiro comercial.

Central do Frete

O papel do transporte para a logística de abastecimento

O transporte é uma peça fundamental para essa complexa engrenagem que é a logística de abastecimento continuar girando. E, nesse aspecto, uma boa gestão de fretes pode ajudar bastante.

Por isso, é necessário fazer uma boa cotação de frete, comparando as condições oferecidas e os preços praticados no mercado, analisar o custo-benefício das principais transportadoras e tomar uma decisão muito mais acertada na hora de contratar um serviço de transporte.

Se você precisar de ajuda para aprimorar sua gestão, pode contar com o apoio da Central do Frete! Somos especialistas em cotação e gestão de fretes e oferecemos a plataforma mais completa e inovadora desse segmento.

Em nossa ferramenta, é possível fazer o orçamento, a contratação, Tos pagamentos e a administração de todos fretes contratados em um único lugar, simplificando sua gestão. Além de um serviço único e de suporte exclusivo, oferecemos um excelente custo-benefício para não onerar desnecessariamente o orçamento de sua empresa.

Quer saber de que formas a Central do Frete pode ajudar o seu negócio? Visite o nosso site, conheça o serviço e faça o seu cadastro!

Deixe um comentário