Como a embalagem influencia na experiência de compra do cliente?

Como a embalagem influencia na experiência de compra do cliente?

Você provavelmente já passou pela situação de estar em frente à prateleira do mercado e, diante de tantas opções, não saber qual escolher. Nesses momentos, é muito comum que aquele produto de embalagem mais chamativa e atraente, que capture o olhar do cliente indeciso, leve vantagem.

No mundo dos e-commerces, a mesma coisa pode acontecer. Com tantos concorrentes disputando o mercado, são os detalhes que podem fazer a diferença, e isso inclui o design de embalagem. Longe de serem meramente decorativos, os elementos da embalagem também são parte da comunicação da marca, e devem transmitir uma mensagem para o público.

Neste artigo, vamos explicar como a embalagem influencia na experiência de compra e dar algumas dicas de como escolher a embalagem perfeita para a sua loja.

Resultado da influência da embalagem nos consumidores

Quem quer ter êxito no varejo online precisa se preocupar com toda a jornada de compra dos clientes.

O trabalho não acaba no momento em que o cliente clica em “finalizar o pedido”. Pelo contrário, o pós-venda é fundamental para continuar encantando o consumidor e garantir que ele volte a comprar. E uma boa embalagem pode ajudar nesse processo de várias maneiras.

Marketing positivo

No mundo hiperconectado em que vivemos hoje, surpreender o cliente pode significar uma menção espontânea nas mídias sociais, ou, em outras palavras, divulgação gratuita para a marca, atraindo mais audiência para a empresa.

Fidelização de clientes

As embalagens têm o poder de satisfazer o cliente e, assim, melhorar a experiência de compra.

Quando o consumidor adquire um produto numa loja que ainda não conhecia, e seu pedido chega bem protegido, em uma embalagem legal e sustentável, com certeza ele se surpreende. Mesmo que seja de forma inconsciente, ele se sentirá estimulado a comprar novamente naquele e-commerce.

Leia também: Como acompanhar entregas com eficiência?

Se destacar perante a concorrência

Muitas vezes, as embalagens vendem tanto quanto o produto em si, e impactam a maneira como os clientes enxergam a marca. Afinal, é muito mais agradável receber um item bem embalado, protegido, cheiroso e em um pacote atraente do que uma mercadoria embrulhada num papel genérico, sem personalidade ou todo amassado.

Isso sem contar que as embalagens são parte da estratégia de comunicação, podendo trazer mensagens e conversar com os clientes. Quer maneira mais simples e efetiva de se diferenciar da concorrência?

Efeitos de cada item da embalagem

Estética

Nossas compras são influenciadas por nossos sentidos, e a beleza pode ser um grande estímulo. Não se pode negar que embalagens bonitas e bem acabadas têm um apelo emocional e surpreendem positivamente os clientes. Isso se reflete na experiência de compra.

Personalização

Adotar embalagens com um quê de personalização é uma estratégia muito eficaz para encantar os clientes, que se sentem especiais. Isso pode, inclusive, gerar propaganda gratuita nas redes, como já comentamos.

Cores

A psicologia das cores já estabeleceu que as cores são capazes de despertar reações e sentimentos específicos nas pessoas. Por isso, harmonizar as cores usadas na embalagem, de uma maneira que converse com a identidade visual da empresa, pode ajudar na construção da imagem.

Tipografia

Tipografia diz respeito às fontes que serão utilizadas na embalagem. Junto com as cores e as imagens, a tipografia é um elemento importantíssimo para transmitir a mensagem que sua empresa deseja, por isso, deve ser pensada com todo o cuidado.

Leia também: 8 dicas para embalar um produto frágil

Forma

Além de ter um apelo estético, a embalagem também precisa ser funcional e cumprir seu papel de proteger o produto. Por isso, pensar na forma da embalagem é essencial: não adiantaria ela ser bonita, mas não cumprir uma função prática.

Informações técnicas

É necessário que a embalagem contenha o máximo de informações possíveis para o consumidor. Existem normas específicas para cada categoria de produto, mas, em geral, deve-se fornecer os principais dados sobre a mercadoria.

Hoje, é possível colocar todas essas informações num QR Code para economizar espaço e facilitar a vida do cliente.

Segurança

Por fim, a embalagem precisa ser segura e proteger o produto durante o transporte. Afinal, o mais importante é que o pedido chegue íntegro à casa do cliente.

Como escolher uma embalagem para a minha loja?

Seja criativo

Se a intenção é se destacar dos concorrentes, é essencial investir em embalagens criativas. Seja com um material inovador, uma combinação inusitada de cores e elementos ou com um formato pouco usual, a criatividade pode ser um grande diferencial.

Leia também: Entenda como criar uma estratégia de frete grátis para sua loja

Invista na qualidade da embalagem

Embalagens sólidas, que aguentem os percalços do transporte, são essenciais para as lojas online. Por isso, é preciso investir na qualidade em primeiro lugar.

Leve em conta a facilidade no manuseio

Lembre-se de que, no caminho entre o estoque e a residência do cliente, seu produto vai ser manuseado pela equipe de transporte. Por isso, a embalagem precisa ser prática e fácil de ser transportada, além de ser adequada para o tipo de produto.

Por exemplo, garrafas de vinho precisam de embalagens mais robustas e bem reforçadas para que não se quebrem no percurso, enquanto aparelhos eletrônicos pesados podem demandar uma embalagem com alças.

Prefira embalagens sustentáveis

A sustentabilidade é a pauta do momento. Numa sociedade que está sempre tão preocupada com os impactos ambientais, é fundamental buscar alternativas mais ecológicas para as embalagens, evitando plástico e dando preferência a materiais mais sustentáveis.

Dê alguns toques personalizados

A gente sabe que a rotina de um e-commerce é muito movimentada, com vários pedidos para despachar todos os dias. Entretanto, sempre é possível adicionar um toque de personalização. Pode ser um bilhete escrito à mão, chamando o cliente pelo nome, por exemplo. É simples e pode causar uma ótima impressão!

Envie brindes sempre que possível

Quer fazer seu cliente se sentir especial e, de quebra, torná-lo fiel à sua loja? Envie brindes junto com os pedidos! Não há quem não goste de ser presenteado, e enviar mimos é uma estratégia barata e eficiente para cativar o consumidor.

Importância da embalagem reciclável

Existe uma demanda crescente por embalagens recicláveis, e isso é um grande desafio para os e-commerces.

Uma pesquisa realizada pela organização sem fins lucrativos Two Sides apontou para o fato de que, embora os entrevistados já enviem as embalagens dos produtos consumidos para reciclagem, apresentam dificuldade de saber o que pode ser reciclado e qual é a capacidade de reciclagem dos materiais.

Nesse sentido, cabe às empresas apostar cada vez mais em materiais recicláveis, e também na comunicação, visando conscientizar os consumidores sobre a importância da reciclagem e como ela deve ser feita.

A essa altura, você já deve ter se convencido de que o design de embalagens é essencial para o sucesso de uma loja virtual.

Mas não adianta ter uma embalagem bonita, sustentável, funcional e alinhada aos objetivos de comunicação da empresa se o produto não chegar rápido à casa dos clientes. Por isso, também é fundamental escolher bem o frete utilizado para transportar os pedidos.

A Central do Frete pode ajudar nessa tarefa: na nossa plataforma, o lojista consegue orçar
o valor do frete nas melhores transportadoras, fazer uma comparação dos preços e escolher a opção com o melhor custo-benefício. Clique aqui e descubra como funciona!

Central do Frete

Deixe uma resposta