Cotação de frete online: 5 dicas para reduzir custos

Cotação de frete online: 5 dicas para reduzir custos

A cotação de frete online tem proporcionado vantagens tanto para as transportadoras quanto para as empresas e seus clientes finais. 

No atual cenário econômico brasileiro — marcado principalmente pela instabilidade do mercado — os embarcadores precisam contar com ferramentas que agilizem a pesquisa pelo frete com o melhor preço. E para isso, é essencial considerar todas as variáveis envolvidas no processo logístico para conseguir alcançar resultados otimizados na hora de cotar fretes. 

Confira a seguir como a cotação de frete funciona e veja 5 dicas para reduzir os custos com os serviços de transporte e alcançar maior eficiência no seu negócio.

Como funciona a cotação de frete online? 

A cotação de frete online é um sistema automatizado que permite aos embarcadores realizar a cotação de fretes de maneira ágil e eficaz. Em uma única plataforma, é possível ter acesso aos serviços de transportadoras de todo o Brasil, com a garantia do melhor preço e toda a segurança

Por meio da pesquisa pelo tipo de frete, tamanho e peso da carga, assim como modal de transporte, são apresentadas as empresas que oferecem o serviço e os respectivos preços. Em poucos instantes, o embarcador pode selecionar e fazer a contratação da empresa que melhor atende às suas demandas.

Leia também: Calcular frete: como conseguir o melhor preço?

Quais as vantagens da cotação de frete online? 

Existem inúmeras vantagens para quem opta por fazer a cotação de frete online. Entre elas, podemos destacar:

Processos mais rápidos e práticos

Com uma plataforma de cotação de frete, os processos para cotar, contratar e monitorar o transporte de mercadorias se tornam muito mais práticos.

De maneira eficiente, o embarcador pode selecionar os melhores serviços, com custos reduzidos e prazos de entrega competitivos, tudo sem precisar solicitar e analisar diferentes orçamentos, garantindo assim maior ganho de tempo.

Facilidade para pequenas e médias empresas

Empresas de pequeno e médio porte podem efetuar entregas com muito mais agilidade, usando a cotação de frete online. Com orçamentos rápidos e contratação sem burocracia, conseguem aprimorar seus processos e otimizar seus serviços. 

Leia também: Aprenda como estruturar a logística de transporte do seu negócio

Redução de custos

Sem dúvida, a redução de custos é uma das vantagens mais atrativas da cotação de frete online. Para todos os tipos de empresa, o aumento de receita é um desafio constante, por isso ter à disposição um sistema que permite a negociação competitiva no valor dos fretes é essencial para atingir resultados financeiros positivos.

5 dicas para reduzir os custos na cotação de frete online 

Para garantir a redução de custos, é importante que os gestores estejam atentos às tendências do mercado para efetivar negociações vantajosas. Confira algumas dicas a seguir:

1. Conheça mais sobre a sua empresa 

Para alcançar o sucesso do negócio, é necessário conhecer a fundo a sua empresa, bem como o contexto em que ela se localiza. Um dos pontos fundamentais é estabelecer o planejamento de maneira estratégica, avaliando o que funciona e o que precisa ser alterado. 

Também é importante fazer o levantamento dos custos operacionais, a fim de manter a saúde da gestão financeira e conseguir trabalhar com maior margem de negociação. Ainda mais essencial é saber informações sobre os seus clientes, como o perfil de compra e em quais regiões se localizam, por exemplo.

Leia também: Entenda como é feito o rastreamento de encomendas

2. Analise com atenção as opções de transportadoras 

A cotação de frete online é um diferencial para as empresas, mas é preciso analisar com atenção as transportadoras e seus serviços. A relação custo-benefício, por exemplo, pode ser muito vantajosa em certos casos, mas pode se tornar um problema. 

Se o preço for muito abaixo do praticado pelo mercado, pode ser um sinal de qualidade duvidosa na prestação do serviço. Os prazos também devem ser exequíveis, pois um prazo muito apertado pode indicar falta de planejamento para situações inesperadas, por exemplo.

calcular frete

3. Se certifique de que a empresa escolhida é confiável

Após efetuar a cotação e selecionar a transportadora, é preciso se certificar de que a empresa possui boas referências de mercado. Pesquisa sobre a empresa nos buscadores online e analise a opinião de outros clientes, confira as redes sociais e os sites especializados — como o Reclame Aqui — para evitar transtornos.

4. Crie e monitore indicadores de desempenho (KPIs)

Os indicadores de desempenho (KPIs) fornecem dados que permitem avaliar o desempenho do negócio de forma muito mais clara. Auxiliam também na identificação da ocorrência de falhas que comprometem o bom andamento dos processos. 

Para garantir resultados otimizados e controle dos processos, é importante a criação e o monitoramento dos KPIs, que devem passar por constante análise.

5. Aposte na inovação

Muitas ideias de sucesso surgiram depois da dedicação e muito trabalho de alguém que acreditava nelas. A cotação de frete online é prova disso. Quando algo parece inovador demais, nossa primeira reação é desacreditar no funcionamento daquela ideia. 

Faça o caminho contrário, avalie as possibilidades que uma inovação pode trazer para o serviço de transporte e teste, investigando antes de descartar novas ideias.

Leia também: Conheça a melhor maneira de cotar transportadoras para e-commerce

A Central do Frete é sua aliada na redução dos custos com frete

São vários aspectos que influenciam na redução de custos na cotação de frete online. Desde a definição das estratégias de planejamento à confiança no serviço das transportadoras, os gestores devem se manter alinhados com a condução dos processos logísticos e seus desdobramentos. 

A Central do Frete investe em tecnologia de ponta para oferecer soluções ágeis, que otimizem os retornos financeiros para embarcadores de todo o Brasil. De maneira descomplicada, a cotação, contratação e monitoramento de fretes é realizada em uma única plataforma e em poucos instantes. 

Aproveite e saiba mais sobre as melhores soluções em frete para o seu negócio com a Central do Frete!

Deixe uma resposta