Qual o papel das transportadoras na estratégia de varejo?

Qual o papel das transportadoras na estratégia de varejo?

O Brasil possui dimensão continental, o que desafia as empresas que atuam no setor logístico, especialmente as transportadoras. Graças à amplitude territorial e à diversidade de espaços do nosso país, o fluxo de cargas e mercadorias diariamente em circulação é bem elevado. 

Para que o transporte de mercadorias e insumos possa ser efetuado com eficiência, as transportadoras utilizam diferentes modais de transporte, sendo o rodoviário o mais expressivo deles, seguido pelo ferroviário. As modalidades aérea e hidroviária ocorrem em menor escala, pois os seus altos custos desestimulam a preferência dos clientes.

Mas não é apenas o modal de transporte que influencia as relações entre empresas e clientes na cadeia logística. O varejo tem se deparado a cada dia com novos desafios, e para se manter em atividade, é fundamental o desenvolvimento de um planejamento logístico eficaz

É preciso otimizar as estratégias de ação para atingir a satisfação dos clientes, bem como alcançar resultados mais eficientes. Em relação aos serviços de transportes, a contratação das transportadoras deve atender não só as necessidades específicas do negócio, mas essencialmente as demandas dos variados perfis de clientes

A Central do Frete, alinhada com as tendências que o papel das transportadoras possui para a adoção de melhores estratégias de varejo, trouxe informações úteis para as empresas que buscam otimizar a gestão logística e garantir a maior satisfação dos seus clientes.

Qual o papel das transportadoras na estratégia logística? 

As transportadoras muitas vezes representam o elo entre os produtos de uma empresa e o acesso a eles por parte dos clientes. Assim, suas funções no processo de entrega de cargas abrangem a garantia da integridade dos produtos e entregas no prazo, contribuindo para a satisfação dos clientes. 

Da mesma forma, as transportadoras têm como função oferecer às empresas um serviço de entrega com qualidade e com o preço justo, promovendo resultados eficientes. Por isso, o processo de distribuição e entrega de mercadorias no varejo só se torna realmente produtivo quando as transportadoras conseguem atender as expectativas dos clientes finais e das empresas envolvidas no processo.

A importância da relação entre as transportadoras e o varejo

No setor de varejo, as transportadoras são a ponte que une a atuação da empresa fabricante aos clientes que compram com a marca. A movimentação dos produtos, por exemplo, deve ser feita de modo regular, evitando que estejam indisponíveis nas prateleiras no momento em que o consumidor pretende comprar. 

A entrega eficiente é fundamental para que estes dois polos se encontrem. Para garantir a eficiência e o controle de todo o processo produtivo, as empresas devem adotar estratégias otimizadas de logística

Por meio do planejamento estratégico, as etapas da cadeia de produção podem ser melhor aplicadas, gerando não somente a redução significativa dos custos e riscos associados, como também a entrega de modo eficaz aos clientes e distribuidores.

Saiba mais em: Aprenda como estruturar a logística de transporte do seu negócio

Quais as modalidades de entrega oferecidas pelas transportadoras? 

Graças ao avanço da tecnologia, o e-commerce se tornou uma realidade na vida dos consumidores. Desse modo, as transportadoras passaram a inovar seus serviços, oferecendo modalidades de entrega para atender diferentes perfis de empresas e seus clientes finais. Para entregas rápidas ou com melhor custo-benefício, existe uma modalidade mais adequada.

Entrega expressa

A entrega expressa é a modalidade que realiza o envio de mercadorias em prazo menor, mas não necessariamente no mesmo dia da compra. As transportadoras podem efetuar a entrega até o dia posterior. Por isso é viável considerar o nível de urgência para a entrega, pois os custos podem ser menores para entregas expressas.

Entrega no mesmo dia

Nesta modalidade, as transportadoras entregam a encomenda ao cliente no mesmo dia em que ele efetuou a sua compra. Por ser prática e cômoda, a entrega no mesmo dia vem apresentando crescimento entre os consumidores brasileiros. Sua principal vantagem consiste na velocidade com que o produto chega até as mãos dos clientes.

Leia também: Calcular frete: como conseguir o melhor preço?

Entrega no dia seguinte

Neste modelo, o serviço de entrega das transportadoras é condicionado ao pagamento da compra. Após ser efetivado, a realização da entrega ocorre no dia seguinte à data de pagamento. Se o cliente fez sua compra à noite e pagou no outro dia pela manhã, a entrega será concluída um dia depois. Dependendo da necessidade em receber a mercadoria, esta pode ser uma opção menos viável.

Retirada na loja

Para enfrentar a desistência do cliente devido ao valor do frete, o varejo investiu na modalidade de retirada na loja, agilizando a entrega de produtos e reduzindo os custos com frete. Em vez de aguardar a chegada das suas compras, os clientes vão até o lojista e retiram a encomenda

É uma alternativa que atende quem mora próximo aos locais de entrega disponibilizados pela rede de vendas da marca, uma vez que não requer a prestação do serviço via transportadoras.

calcular frete

Ship from store

É uma modalidade em que o estoque da loja física atende as entregas das compras virtuais como se fosse um centro de distribuição. O processo de compra é facilitado, já que o produto vai estar mais próximo ao local de entrega. 

Assim, as transportadoras reduzem os custos relativos ao valor do frete. O cliente ainda pode acionar o recebimento da encomenda na própria residência ou se dirigir a uma loja física mais próxima. 

Lockers

Este modelo tem por base o uso de armários inteligentes para que o cliente possa buscar a sua compra. Os armários se localizam em pontos que viabilizam a entrega, como lojas e postos de serviço. 

Esta estratégia oferece resultados positivos em contextos nos quais as transportadoras encontram dificuldades para concluir entregas, assim como em espaços de acesso limitado. 

Drones

O uso de drones para entrega de produtos ainda não é uma realidade no Brasil, mas já está sendo usado com resultados eficazes nos Estados Unidos. Os equipamentos são monitorados via internet 5G para efetuar entregas de medicamentos na Flórida. A expectativa é de que pelo menos um milhão de drones estejam efetuando entregas do varejo ao redor do mundo em 2026. 

Leia também: Cubagem: entenda como é feito o cálculo

Conclusão 

É importante, para as empresas do setor de varejo, contar com os serviços das transportadoras, pois elas realizam a interseção entre lojistas e consumidores. Diante de um mercado cada vez mais dinâmico, muitos varejistas estão desenvolvendo alternativas de aquisição e entrega de produtos que se adequam às necessidades dos variados perfis de clientes. 

Para colocar em prática suas ações, é essencial considerar a estratégia logística otimizada, que vai auxiliar na melhor aplicação dos recursos e no alcance de resultados mais efetivos. 

A Central do Frete oferece aos seus clientes uma plataforma inovadora, com foco em tecnologia de ponta. Sua principal função é tornar a cotação e contratação de fretes mais ágil e eficiente, fomentando a adoção de boas práticas em logística. 

Nosso compromisso é com a satisfação das empresas e dos seus clientes. Se a sua empresa precisa de um serviço de entregas mais rápidas, sem perder de vista a qualidade, a Central do Frete tem a solução que se adapta a todos os estilos de consumidores. 

Acesse os canais de atendimento da Central do Frete e saiba mais sobre nossos serviços!

Deixe uma resposta