O que é supply chain e como funciona?

You are currently viewing O que é supply chain e como funciona?

Qualquer empresa, independentemente de seu porte ou segmento, tem que lidar com vários processos, desde a produção/venda da mercadoria até a entrega ao cliente. Para que todas essas etapas sejam bem-sucedidas, é preciso que a gestão de supply chain, ou cadeia de suprimentos, seja eficaz.

O conceito de supply chain envolve todos os integrantes dos processos das empresas, como os fornecedores, os fabricantes, os distribuidores, os varejistas e os compradores. O objetivo é otimizar cada etapa da operação, aumentando as chances de obter resultados positivos.

Mas, afinal, você sabe o que é supply chain e como funciona esse processo nas empresas? Quer saber como implementá-lo? E quais são as vantagens de uma boa gestão de supply chain? Não se preocupe se não souber: neste post, vamos tirar todas essas dúvidas!

Afinal, o que é a supply chain?

O conceito de supply chain, que pode ser traduzido como cadeia de suprimentos, abrange todos os processos e tarefas das operações logísticas das empresas, como a produção, a estocagem e a distribuição dos produtos finais aos consumidores.

Assim, a supply chain engloba a compra de insumos ou produtos acabados para venda, a fabricação de mercadorias, o armazenamento, a embalagem, a separação dos pedidos dos clientes, o transporte e a entrega.

Além disso, a gestão de supply chain pode abranger também atividades como o desenvolvimento de produtos novos, o planejamento de marketing, o atendimento aos clientes, o pós-venda, entre outras.

O objetivo é integrar e agilizar os processos inerentes às operações da empresa, tornando-os mais eficientes e melhorando o desempenho do negócio.

A relação da supply chain com a logística

Embora muitos achem que supply chain e logística sejam sinônimos, os dois conceitos são distintos. Na verdade, eles se complementam, uma vez que a logística pode ser encarada como uma parte da cadeia de suprimentos.

A logística engloba os processos de armazenamento de mercadorias, a gestão do estoque e o transporte dos produtos. Já a supply chain, além de tudo isso, abrange também a parte estratégica e de inteligência, como o planejamento das compras, a escolha dos fornecedores e a produção.

Por que a supply chain é vantajosa para as empresas?

Ter uma boa gestão de supply chain é vantajoso para as empresas em muitos aspectos. Um dos principais benefícios é que, com mais controle sobre o fluxo dos processos, é possível alcançar resultados melhores e se destacar da concorrência. Além disso, há diversas vantagens, como:

Reduz os custos operacionais

Administrar bem a supply chain torna os processos da empresa mais dinâmicos e organizados. Assim, o gestor consegue identificar onde há gargalos e propor melhorias para aproveitar melhor os recursos. Isso leva a uma redução dos custos operacionais.  

Além disso, com essa organização, haverá menos despesas relacionadas ao armazenamento e à produção, sem desperdícios. Afinal, é possível prever a demanda com mais precisão e manter somente o necessário em estoque, sem faltas ou sobras.

Maior comunicação entre os setores da empresa

A supply chain é multidisciplinar e abrange diversas áreas da empresa, de modo que haja uma integração muito maior entre os setores. A comunicação se torna mais fluida e eficiente, diminuindo a incidência de erros.

Mais eficiência no processo de logística

Ao proporcionar uma visão holística de toda a operação da empresa, a supply chain permite ao gestor fazer melhorias, propor ideias e tomar decisões mais inteligentes, visando a trazer mais eficiência aos processos logísticos.

Maior vantagem competitiva

Com os processos otimizados e integrados, somados à promoção de melhoria contínua, a empresa se torna mais eficiente, agrada mais aos consumidores e se destaca frente à concorrência, melhorando sua imagem. Assim, a supply chain é uma poderosa vantagem competitiva para os negócios.

Diminui riscos com estocagem e transporte

Por fim, uma boa gestão de supply chain também reduz os riscos envolvidos no transporte e no armazenamento de mercadorias, já que, com processos integrados, as chances de incidentes, lacunas e erros diminuem.

Como funciona a supply chain?

Como dissemos, a supply chain é um processo multidisciplinar, que envolve diferentes setores das empresas e segue um fluxo que visa a aumentar a eficiência e buscar a melhoria contínua. Ela segue cinco etapas, que detalharemos a seguir.

Fornecimento

O fornecimento de mercadorias e insumos é essencial para todas as atividades envolvidas na supply chain. Afinal, sem ter matéria-prima ou produtos para vender, é impossível para uma empresa operar. Assim, os fabricantes e fornecedores são parte fundamental dessa cadeia.

Estocagem

A estocagem engloba o recebimento, a separação e o armazenamento de qualquer material usado nos processos produtivos da empresa, sejam insumos ou produtos acabados. É preciso ter um bom planejamento e uma gestão de estoque eficiente, que evite tanto o excesso de produtos parados quanto a escassez.

Produção

A produção em uma cadeia de suprimentos é criada a partir da demanda, e exige que as etapas anteriores tenham sido cumpridas com eficiência. Assim, será possível obedecer aos prazos e agradar os clientes.

Distribuição

A distribuição das mercadorias é essencial para o sucesso de uma empresa. Isso depende de um processo de transporte eficiente, que cumpra os prazos e entregue os produtos rapidamente. Para tanto, é importante contar com parceiros logísticos responsáveis, capazes de oferecer um transporte de qualidade.  

Informação

Finalmente, o último processo de uma cadeia de suprimentos engloba o fluxo de informação. Nessa etapa, é necessário compartilhar documentos e comprovantes com os clientes (como a Nota Fiscal, por exemplo), comunicar a respeito de atrasos ou outros incidentes, fazer o rastreio da carga e finalizar o processo de compra após a entrega ser realizada.  

Central do Frete

Como fazer a gestão da supply chain corretamente?

Agora que você já sabe o que é e como funciona a supply chain, falta apenas entender como administrar a cadeia de suprimentos da empresa com maestria! Confira as dicas a seguir.

Integre as equipes da empresa

Já vimos que a supply chain contempla todos os setores da empresa, portanto, é fundamental que as equipes trabalhem em conjunto e estejam perfeitamente integradas. Todos os profissionais precisam ser informados sobre os objetivos e metas, os pontos de melhoria, os resultados alcançados, entre outros dados.  

Acompanhe os indicadores de desempenho

Monitorar os principais indicadores de desempenho do negócio ajuda o gestor a ter uma visão geral da supply chain, da produção à entrega. Entre os indicadores mais importantes estão a taxa de conversão, as métricas de atendimento e indicadores de logística, como o OTF, usado para acompanhar a qualidade da entrega das mercadorias.

Escolha um bom sistema de gestão

Ter um sistema de gestão eficiente facilita a análise das operações na sua totalidade. A ferramenta escolhida deve proporcionar uma boa visão de todas as etapas da supply chain e fornecer relatórios técnicos e precisos.

Como a tecnologia pode ajudar a gerir a supply chain?

A tecnologia pode ajudar na gestão da supply chain de várias formas e ser um importante diferencial. Adotar o uso de softwares que permitam traçar um panorama amplo e em tempo real ajuda a detectar possíveis falhas e lacunas precocemente e resolvê-las o mais rápido possível. Isso ajuda a obter um desempenho ainda melhor.  

Existem, hoje, soluções especificamente voltadas para gerenciar a cadeia de suprimentos. São softwares que utilizam recursos como inteligência artificial, automação de processos e Big Data para integrar todas as fases da supply chain e todas as áreas da empresa. 

O objetivo é modernizar e agilizar a gestão de supply chain de ponta a ponta, conferindo mais eficiência, segurança, produtividade e economia aos processos.

Além disso, é possível utilizar a tecnologia para otimizar a logística, um braço essencial da supply chain. Há aplicativos e sites para roteirizar entregas, rastrear cargas e até para automatizar a cotação de frete, como a Central do Frete! Essas soluções melhoram os processos logísticos e são de grande utilidade em sua gestão.

Conte com a Central do Frete para otimizar suas entregas

Conforme explicamos, a logística é uma parte importante da cadeia de suprimentos, e essencial para o sucesso dos negócios. Por isso, investir em plataformas e ferramentas que aprimorem os processos logísticos, tornando-os mais rápidos e eficazes, é de grande valia para ter uma boa gestão de supply chain.

Nesse sentido, a Central do Frete desponta como uma alternativa acessível, prática e segura para facilitar a cotação dos fretes. Afinal, em nossa plataforma, você consegue comparar os preços das principais transportadoras do país, escolher as melhores condições, contratar o serviço e, ainda, acompanhar todo o processo de entrega.

Se houver qualquer atraso ou problema, você não precisa se preocupar: a nossa equipe entra em contato diretamente com a transportadora para resolver a questão o mais rápido possível. Além disso, ficamos à disposição para tirar dúvidas e prestar atendimento, tirando mais um peso dos ombros dos gestores corporativos.

Com a Central do Frete, as entregas se tornam mais rápidas, econômicas e eficientes. Consequentemente, a experiência de compra dos clientes melhora e a sua satisfação aumenta. É ou não é uma grande vantagem competitiva?

Quer testar os nossos serviços e comprovar os benefícios que oferecemos aos lojistas? Então visite o nosso site e faça o seu cadastro.

Deixe um comentário