Logística para final de ano: como organizar e não atrasar entregas

You are currently viewing Logística para final de ano: como organizar e não atrasar entregas

As semanas que antecedem o Natal e o Ano Novo são cruciais para o e-commerce! Esse é o momento em que começa a temporada de compras para presentear entes queridos (e se auto presentear, por que não?). Devido ao aumento das vendas, o varejo precisa estruturar bem sua logística para final de ano!

O planejamento da logística para o período de fim de ano deve englobar uma gestão de estoque eficiente, uma boa relação com os fornecedores, processos internos ágeis e bons parceiros logísticos para realizar as entregas. 

Neste post, vamos explicar como se organizar para essa época tão caótica e importante para as vendas. Acompanhe!

Por que preparar a logística de final de ano na sua loja?

O período de fim de ano é um dos mais importantes para as lojas online, já que há um aumento expressivo nas vendas. Fatores como o pagamento do 13º salário, os presentes de Natal, as inúmeras confraternizações de dezembro e as festas de Natal e Ano Novo levam as pessoas a comprarem mais e, devido à praticidade, muitos optam por fazer suas compras pela internet.

Só que, para atender a esse aumento na demanda, a logística para final de ano da loja deve estar muito bem organizada! É preciso fazer os pedidos aos fornecedores com antecedência, prever a demanda a partir de dados históricos, ter um bom sistema de gestão de estoque, e, o mais importante de tudo: entregar os produtos no prazo!

Com o crescimento do número de pedidos, acumulam-se mercadorias para separar, embalar e enviar. E se a logística não estiver preparada para isso, o resultado é catastrófico! Uma gestão logística ineficiente pode acarretar falta de produtos em estoque, cancelamento de vendas, erros durante o processamento dos pedidos, atrasos e extravios.

Hoje, os consumidores estão cada vez mais exigentes, e valorizam muito a entrega de seus produtos dentro do prazo, sem danos nem falhas. Prezar por um envio rápido, barato e eficiente proporciona uma ótima experiência de compra e é meio caminho andado para fidelizar os clientes.

Vantagem de estar com a logística para final de ano em dia

Se você ainda não se convenceu totalmente, confira agora as principais vantagens de ter uma logística bem estruturada para as entregas das vendas de final de ano:

Redução de gastos

Uma das maiores vantagens de ter uma gestão de logística para final de ano organizada e eficiente é a redução de custos. Isso ocorre porque a incidência de erros e de retrabalho que atrasam e encarecem os processos diminui drasticamente. Além disso, há menos desperdício como, por exemplo, danos às mercadorias ou produtos vencidos por má gestão do estoque.

Uma logística bem estruturada também evita mercadorias paradas no estoque ou falta de itens disponíveis para venda devido a um planejamento inadequado dos pedidos aos fornecedores. Assim, sobra mais verba para os lojistas investirem em outras áreas do negócio e venderem mais no final do ano.

Processos internos mais eficientes

Uma boa gestão de logística permite visualizar o negócio de forma holística e observar os progressos e gargalos de cada área. Dessa forma, é possível controlar melhor as atividades de todos os setores e garantir que tudo esteja fluindo. Os processos se tornam mais eficientes e as entregas, mais velozes, como veremos a seguir.

Entregas mais rápidas

Com uma logística mais bem estruturada, com todos os processos bem “amarrados” e fluindo maravilhosamente, é possível oferecer entregas mais rápidas e dentro do prazo de entrega. Isso é fundamental para o sucesso das lojas, já que a concorrência é acirrada no final do ano! O que nos leva ao tópico seguinte:

Aumento da competitividade

Se a concorrência em períodos “normais” já é alta, imagine nas datas sazonais! Estar com a logística para final de ano em dia e garantir entregas no prazo são uma excelente vantagem competitiva e ajuda a loja a se destacar dos concorrentes, sobretudo em um período tão concorrido.

Clientes mais satisfeitos

Finalmente, o mais importante: a satisfação dos clientes! Nenhuma loja consegue prosperar se não oferecer uma experiência de compra impecável. E um frete rápido, barato e eficiente contribui muito para melhorar essa experiência!

Em um período de alta demanda como o fim do ano, há muita competição. Uma loja capaz de entregar os produtos dentro do prazo conquista o coração dos consumidores e com certeza leva vantagem!

Como organizar a logística para final de ano

Agora que você já sabe as vantagens, confira dicas preciosas para organizar a logística de sua loja e fechar o ano com muitas vendas:

Prepare seu estoque

No final do ano, costuma ocorrer um pico de vendas, e as lojas precisam estar preparadas. Para tornar a situação mais crítica, é nessa época que os fornecedores costumam entrar em recesso. Ou seja: é preciso se planejar e fazer os pedidos com antecedência para garantir um estoque abastecido durante esse período de alta nas vendas.

Além disso, é preciso ter uma boa gestão de estoque, pois ela permite organizar as provisões, prever a demanda a partir dos dados de anos anteriores e planejar melhor os pedidos aos fornecedores. Um controle de estoque apurado evita, entre outras coisas, a falta de produtos para venda e o encalhe de mercadorias.

Registre os processos da empresa

Outro cuidado fundamental é manter um registro de todos os processos internos, incluindo a gestão do estoque, as vendas e as entregas. Deixar tudo registrado permite atravessar o período de alta demanda com mais tranquilidade e facilita até na hora de orientar sua equipe.

Além disso, registrar seus processos ajuda a identificar as oportunidades e os pontos que precisam ser melhorados. Isso torna os processos mais rápidos e fluidos e influencia na experiência de compra dos consumidores.

Monitore o desempenho logístico

Esta é a dica mais óbvia e, possivelmente, a mais importante. A melhor forma de otimizar a logística para final de ano é monitorar todos os processos de perto e acompanhar os indicadores de desempenho mais relevantes.

Só assim será possível encontrar pontos de melhoria e agir com precisão para solucionar os erros, aprimorar o que não está funcionando tão bem e alcançar mais eficiência.

Identifique e analise o que pode ser melhorado

Os dados são os melhores amigos da logística e, por isso, devem ser usados para extrair insights, perceber possíveis pontos críticos, identificar gargalos em seus processos e detectar qualquer problema que esteja causando atrasos nas entregas.

Para tanto, é essencial observar com atenção os pontos que precisam ser aprimorados. Mapeie as questões mais críticas, liste as mudanças necessárias e procure realizá-las o quanto antes!

Central do Frete

Como a tecnologia ajuda a otimizar a logística para final de ano?

A tecnologia pode ser uma grande aliada da logística de frete, sobretudo no final do ano, em que há mais vendas, mais pedidos para processar e mais trabalho a ser feito. Extravios, atrasos e outros imprevistos são comuns durante esse período e, para não prejudicar a entrega das mercadorias, é importante utilizar as soluções tecnológicas disponíveis no mercado.

Não é de hoje que a tecnologia exerce um papel fundamental na cadeia de suprimentos, contribuindo para tornar os processos logísticos mais eficientes. Ela ajuda os lojistas a otimizarem seus processos internos, garantirem entregas mais velozes e, consequentemente, a surpreenderem os consumidores.

Aplicações da tecnologia na logística de lojas virtuais

É possível, por exemplo, automatizar uma série de atividades logísticas para simplificar a rotina, utilizar sistemas de gestão de estoque, usar aplicativos para fazer a roteirização de entregas e o rastreio das cargas em tempo real, entre tantas outras possibilidades.

E, é claro, você pode contar com ferramentas que facilitem a cotação de fretes, como a Central do Frete. Nossa plataforma conta com uma calculadora de frete online que permite comparar os preços das melhores transportadoras do mercado, de modo totalmente automático.

Além disso, os lojistas têm acesso a várias outras funcionalidades na plataforma. É possível contratar o serviço diretamente com a transportadora escolhida e ainda administrar todos os fretes contratados. Se houver qualquer problema, nossa equipe se responsabiliza pelo contato com a transportadora e pela resolução imediata.

Saiba como a Central do Frete ajuda a aprimorar sua logística para final de ano

Neste artigo, você pôde perceber a importância da logística para final de ano e teve acesso a algumas dicas fundamentais para se destacar da concorrência nessa época. Agora, só falta conhecer os serviços da Central do Frete!

A Central do Frete é especialista em gestão de fretes e ajuda os lojistas a aprimorar as entregas dos pedidos. Em nosso site, você encontra uma calculadora de frete super prática para agilizar a cotação.

Em nossa plataforma, é possível comparar automaticamente os preços e as condições de empresas de transportes sérias e homologadas. Também dá para contratar o serviço e gerenciar todos os fretes contratados de forma centralizada.

Quer entender melhor como esse serviço funciona e saber como podemos ajudar sua loja a obter excelentes resultados no fim do ano? Visite o nosso site e faça o seu cadastro!

 

Deixe um comentário