Planejamento anual: 10 dicas para começar

You are currently viewing Planejamento anual: 10 dicas para começar

O início do ano é um período de muito trabalho para os lojistas! Afinal, é esse o momento ideal para organizar tudo e realizar um planejamento anual eficiente. Se as suas resoluções de ano novo incluírem “faturar mais” e “expandir os negócios”, não dá para deixar essa tarefa para depois!

Neste post, vamos explicar para que serve o planejamento anual e qual é a sua importância para os lojistas e compartilhar algumas dicas para se planejar corretamente. Confira!

O que é o planejamento anual?

O planejamento anual nada mais é do que um direcionamento para a loja virtual, contendo as metas e objetivos para o ano e as estratégias que serão concretizadas. É uma forma de dar um norte aos negócios, para que consigam alcançar bons resultados.

A vantagem de fazer um planejamento anual é deixar tudo alinhado. Assim, as equipes terão um foco e poderão concentrar seus esforços no que é realmente importante, em prol dos objetivos estabelecidos.

Tipos de planejamento

Existem três tipos de planejamento que as empresas podem adotar:

Estratégico

O planejamento estratégico está estruturado nos fatores externos e internos à empresa e é voltado para o futuro do negócio. Esse tipo de planejamento é de longo prazo. Normalmente, ele é feito quando a empresa é criada e demora anos para precisar ser modificado.

Tático

O planejamento tático tem a ver com a criação das metas e das condições para que os valores definidos no planejamento estratégico sejam alcançados. Normalmente, esse tipo de planejamento é limitado por departamento, e seu “prazo de validade” é menor: ele precisa ser refeito uma vez por ano ou por semestre.

Operacional

Já o planejamento operacional contém o desdobramento do planejamento tático, ou seja, as ações de curto prazo necessárias para alcançar os resultados esperados pela empresa. Ele engloba ações de três a seis meses.  

Qual a importância de criar um planejamento anual para sua loja virtual?

Um planejamento anual bem estruturado e consistente, alinhado com os objetivos da loja, é fundamental para o sucesso nas vendas. Sem uma estratégia definida, não é possível alcançar bons resultados no final do ano.

O mercado do e-commerce é extremamente competitivo, e novas lojas surgem diariamente. Por isso, é preciso ter estratégia. Somente com um bom planejamento é possível criar campanhas de marketing e de vendas efetivas para se destacar da concorrência.

Como começar um planejamento anual da loja virtual?

Agora que você já conhece a importância do planejamento anual, é preciso entender como fazê-lo da forma adequada. Confira o passo a passo a seguir:

Crie um checklist com as prioridades da loja

O primeiro passo do planejamento anual é elaborar um checklist bem detalhado, que vai ajudar a padronizar todos os processos e se organizar melhor. Isso é fundamental para amarrar melhor as estratégias, evitar retrabalho, erros e atrasos que comprometem os resultados. Assim, a rotina da loja se torna mais produtiva.

Planeje os processos de logística e frete

Aqui no blog, sempre alertamos para a importância da logística e da política de frete para a prosperidade das lojas virtuais. E é claro que esses itens não podem faltar no planejamento anual! 

Ter uma logística eficiente é um grande diferencial, e pode ajudar a loja a se destacar da concorrência. Afinal, o público ama pagar barato no frete e ver suas compras chegando rápido!

Por isso, planeje bem sua logística e estruture uma política de entrega, trocas e devoluções eficaz. De preferência, ofereça benefícios como o frete grátis, o frete fixo e múltiplas modalidades de entrega (como transportadora, PAC e Sedex) em sua loja.

Além de ter uma política de frete bem desenhada, é importante ir atrás de soluções para otimizar a logística. Uma excelente alternativa para começar o ano com tudo é contratar o serviço da Central do Frete! Na nossa plataforma, dá para calcular os preços e comparar as condições de diversas transportadoras automaticamente, além de contratar o serviço por lá mesmo.

Faça o controle do estoque

A gestão do estoque é outro pilar crucial para os lojistas, e deve estar contemplada no planejamento anual. A razão é bem simples: quando o controle de estoque é eficiente, é possível projetar as próximas compras com mais assertividade, sem risco de ficar com produtos encalhados ou em desfalque.

Também é necessário checar se o inventário está organizado e acompanhar a quantidade de mercadorias disponíveis para venda. O ideal é planejar os pedidos com antecedência, e não esperar a mercadoria acabar para contatar os fornecedores.

Prepare a jornada de compra até o pós-venda

Outro ponto importantíssimo: planejar a jornada de compra de ponta a ponta, da captação do lead até o pós-venda. É preciso ter todos os processos bem organizados para evitar a perda de vendas no meio do caminho. O objetivo é oferecer uma experiência o mais perfeita possível aos clientes!

Estruture um Serviço de Atendimento ao Cliente

O Serviço de Atendimento ao Cliente também deve ser planejado com sabedoria. É preciso que ele seja eficiente e bem estruturado, afinal, é uma importante ferramenta de fidelização. Para isso, é necessário mapear como o atendimento é feito hoje em dia, quais são os canais utilizados, o tempo médio de respostas aos questionamentos e o que pode ser melhorado para o próximo ano.

Planeje a comunicação

A forma como a loja se comunica em seus canais oficiais faz total diferença na maneira como é percebida pelos clientes. Por isso, a comunicação precisa estar muito bem alinhada com os valores da loja, com a imagem que ela quer transmitir e com seu público-alvo.

Tenha um bom plano de marketing

É claro que o marketing não pode ficar de fora do planejamento anual. Um plano de marketing eficiente, fundamentado em dados e com metas claras, é essencial para o sucesso dos negócios. E o melhor momento para planejar as principais ações e campanhas da loja é justamente o início do ano, quando há tempo para se organizar com antecedência e colocar tudo em prática.

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia caminha lado a lado com as lojas online. Hoje, temos diversos sistemas e ferramentas para agilizar todos os processos e torná-los mais produtivos. As lojas que souberem usar os recursos tecnológicos a seu favor certamente sairão na frente da concorrência, por isso, vale investir nas melhores soluções.

Uma das ferramentas mais vantajosas para as lojas virtuais na atualidade é a Central do Frete. Além de usar a calculadora de frete online para realizar uma cotação entre as principais transportadoras privadas, o lojista consegue contratar o serviço e gerenciar as entregas pela própria plataforma, sem dificuldade nenhuma.

Dicas para começar o ano com um planejamento anual bem estruturado

Agora, mãos à obra! Confira algumas dicas para fazer um bom planejamento anual:

Seja realista

Seu planejamento anual precisa estar de acordo com a realidade da loja e com sua demanda. Cada nicho requer uma estratégia distinta, e as ações planejadas devem ser coerentes. Caso contrário, os resultados podem ficar muito aquém do esperado. Lembre-se também de que as metas e objetivos devem ser claras e mensuráveis.

Estipule um orçamento

O planejamento anual deve contemplar também os investimentos e, para isso, é preciso definir um orçamento previamente. Para chegar a esse número mágico, é importante avaliar as despesas dos anos anteriores, as linhas de créditos a que a loja tem acesso e sua saúde financeira.

Estude o mercado

Na hora de realizar o planejamento anual, também é importante fazer uma boa pesquisa de mercado. Analise as tendências, busque as melhores datas para as ações de marketing e queimas de estoque e descubra quais canais de comunicação são mais promissores.

Selecione os indicadores de desempenho mais adequados

Para que o planejamento anual seja cumprido da melhor forma possível, é necessário acompanhar a performance do negócio. Para isso, defina os principais indicadores de desempenho a serem monitorados e fique de olho neles.

Essas métricas são essenciais para avaliar os resultados, portanto são fundamentais para a sua estratégia. Caso seja necessário, faça ajustes no planejamento ao longo do ano para melhorar o desempenho e conquistar os resultados aguardados.

Considere as sazonalidades

A sazonalidade é um aspecto muito importante para o e-commerce, sendo preciso levar isso em conta na hora de realizar o planejamento anual. Dependendo do segmento da loja, pode ser mais vantajoso focar em determinadas datas sazonais, e assim se preparar para o aumento da demanda nesses períodos.

Fique de olho no calendário

Além das datas comemorativas tradicionais, vários outros eventos ao longo do ano podem se tornar boas oportunidades de venda. 

As melhores datas a se explorar varia conforme o segmento. Por exemplo, uma loja de maquiagem e cosméticos pode aproveitar o dia do beijo para vender batons, enquanto um supermercado online pode fazer promoções no dia da pizza.

O segredo de uma boa campanha é se planejar. Portanto, pesquise as datas comemorativas mais importantes para o seu nicho e inclua-as em seu planejamento anual.

DicaCalendário editorial para e-commerce: veja as principais datas do ano!

Analise o mix de produtos da loja

O momento de realizar o planejamento anual é uma boa hora para avaliar se o mix de produtos da loja está adequado. Analise quais são os queridinhos do público, quais vendem menos, quais têm maior ticket médio e quais apresentam melhor margem de lucro. Tudo isso deve ser considerado ao planejar as ações futuras.

Leve os resultados dos anos anteriores em consideração

Ao fazer o planejamento anual, é importante considerar os dados históricos ao invés de se basear por “feeling” ou mera conjectura. Por isso, leve em conta os resultados dos últimos anos na hora de se planejar. Analisando a sua atuação e o seu desempenho no passado, os lojistas conseguem entender o que deu ou não certo e buscar melhorias.

Por isso, avalie o plano de negócios dos anos anteriores e utilize as principais métricas como parâmetro. Os dados ajudam a criar ações mais efetivas, a evitar a repetição de erros, a reduzir custos e a aumentar a produtividade. Portanto, use e abuse deles em seu planejamento!

Avalie a concorrência

Por mais que cada loja tenha suas particularidades, a análise da concorrência pode ser bastante útil na hora de realizar o planejamento anual. Dá para aprender muito com os erros e acertos dos outros players!

A dica é vasculhar as lojas que atuam no mesmo segmento que a sua nas mídias sociais e em sites como o Reclame Aqui. Esse benchmark pode trazer novas ideias e percepções que agregarão muito em seu planejamento.

Leve em conta os feedbacks

Os feedbacks dos próprios clientes também podem ser extremamente úteis para o planejamento anual. Ao desenvolver ações para o futuro, considere as sugestões, reclamações e avaliações de seu público. Afinal, a clientela é o melhor termômetro para avaliar se a experiência de compra está sendo positiva.

Os comentários dos clientes ajudam a direcionar melhor as metas e objetivos. Por exemplo, se os compradores considerarem a taxa de entrega muito cara e ineficiente, você pode estipular como meta a adoção de uma ferramenta de gestão de frete. Isso certamente vai trazer muito mais vendas!

Central do Frete

Inclua a gestão logística em seu planejamento anual: conheça a Central do Frete!

Agora, você já tem todas as ferramentas de que precisa para criar um planejamento anual supereficiente, e só falta colocar tudo isso em prática. Na hora de executar essa tarefa, não se esqueça de incluir a gestão logística de sua loja no planejamento.

A melhor maneira de aprimorar sua gestão logística já no início do ano é contratar o serviço da Central do Frete. Em nossa plataforma, você consegue realizar a cotação de frete online, comparando os preços das principais transportadoras do mercado. Além disso, pode contratar o serviço e gerenciar os fretes contratados sem burocracia.

Essas funcionalidades exclusivas melhoram a gestão, já que possibilitam aos lojistas monitorar as entregas das mercadorias de forma prática e fácil. Se houver qualquer contratempo, nossa equipe fornece todo o suporte e lida diretamente com a transportadora, sem ônus para o contratante. O resultado é um processo de entrega rápido e eficiente, que encanta os compradores.

Quer conhecer melhor esse serviço inovador e descobrir como podemos revolucionar a gestão logística de seu negócio? Visite nosso site e faça o seu cadastro!

Deixe um comentário