7 conselhos para economizar no transporte de mercadorias

You are currently viewing 7 conselhos para economizar no transporte de mercadorias

Um dos grandes desafios do e-commerce é o transporte de mercadorias. Essa questão é extremamente delicada, pois impacta diretamente a lucratividade da loja. O lojista precisa saber equilibrar os custos da entrega de produtos com a margem de lucro.

Para que essa conta feche e a loja consiga ter uma logística eficiente, que surpreenda os clientes sem ter prejuízo, é necessário procurar fontes de redução de custos. Neste post, vamos dar algumas dicas úteis para economizar no transporte de mercadorias!

Por que é importante economizar no transporte de mercadorias?

O valor do frete é um fator essencial para as lojas virtuais, já que pode fazer o cliente desistir da compra ou incentivá-lo a ir em frente com seu pedido. Se a taxa de entrega for cara demais, não tenha dúvidas de que o comprador vai pensar duas vezes. Não à toa, o frete alto é um dos principais motivos para o abandono de carrinho.

Assim, se o lojista não quiser perder vendas, não pode cobrar uma taxa de entrega muito alta. Por outro lado, um frete barato demais pode prejudicar a margem de lucro da loja. Por isso, o valor ideal deve ser bem dosado para alcançar um equilíbrio saudável.

As despesas com a logística são responsáveis por grande parte do faturamento das empresas, daí a necessidade de buscar formas de economizar no transporte de mercadorias. Só assim a loja consegue se manter, simultaneamente, lucrativa e competitiva.

É possível gastar menos no transporte de mercadorias?

Felizmente, é possível encontrar formas de gastar menos no transporte de mercadorias e manter a saúde financeira no negócio, adotando medidas que otimizem os processos logísticos, escolhendo transportadoras mais vantajosas, adotando diferentes modalidades de envio, entre outras possibilidades. Confira mais sobre isso no próximo tópico.

O que fazer para economizar no transporte de mercadorias?

Conforme explicamos, é perfeitamente possível economizar no transporte de mercadorias, adotando algumas medidas para melhorar a logística. Algumas formas de fazer isso são:

Estruture seu processo logístico

A primeira dica é a mais elementar, mas também a mais importante. É preciso ter um processo logístico bem planejado e estruturado, sem nenhum gargalo. Além de tornar as entregas mais eficientes, isso ajuda a reduzir custos, já que evita atrasos, extravios, retrabalho e outros contratempos que geram prejuízos.

Invista em tecnologia de gestão e logística

A tecnologia pode e deve ser uma aliada. Hoje, existem várias opções de sistemas de gestão que automatizam tarefas e tornam os processos de logística mais eficientes e produtivos. Isso ajuda a diminuir os custos com o transporte de mercadorias e melhora a qualidade do serviço.

Além de investir em um bom sistema de gestão, outra dica de milhões é usar ferramentas de cálculo de frete online. Na plataforma da Central do Frete, é possível calcular automaticamente o frete de diversas transportadoras, facilitando a cotação.

Para otimizar ainda mais a gestão logística, a ferramenta permite contratar o serviço diretamente e ainda gerenciar todos os fretes contratados de forma centralizada. É uma ótima forma de usar a tecnologia para reduzir despesas e ganhar eficiência.

Faça um mapeamento dos locais de entrega

Mapear os locais das entregas também é essencial para diminuir os gastos com o transporte de mercadorias. Afinal, o mapeamento permite otimizar a roteirização dos pedidos, fazer estimativas de prazos de entrega mais precisas, programar janelas de entrega e monitorar a carga durante todo o percurso. Tudo isso contribui para reduzir os custos operacionais.

Escolha as melhores opções de frete para sua loja

Outro conselho fundamental para economizar no transporte de mercadorias é ter uma política de fretes consistente, com diversas opções de frete.

O ideal é oferecer diversas modalidades de envio para que os clientes possam escolher, como, por exemplo, a entrega expressa por Sedex, a alternativa do PAC para quem não quer gastar tanto, e, se possível, mais de uma opção de transportadora privada.

Faça parcerias com empresas de transporte

Firmar parcerias com várias transportadoras é uma estratégia que costuma render bons frutos. Depender de uma única empresa de logística não vale a pena, pois, para que a distribuição das mercadorias seja feita de modo eficiente, as tarifas cobradas são muito altas para determinadas localidades.

Por isso, o ideal é ter contrato com diversas empresas de transporte de mercadorias, incluindo as locais. Isso ajuda a ampliar a abrangência das entregas e alcançar mais regiões do país sem ter que gastar tanto.

Experimente a opção de ship from store

Outra estratégia muito eficiente para baratear os custos com o transporte de mercadorias é adotar a modalidade ship from store. Nesse método de entrega, o envio é feito diretamente da loja, e não de um armazém afastado dos grandes centros. Como o envio se dá a partir de uma loja física perto do comprador, o frete é mais barato e o prazo é menor.

Se possível, ofereça opção de retirada em local físico

A retirada do pedido pelo cliente é uma estratégia muito popular para economizar no transporte de mercadorias. Normalmente, adota-se a retirada em um ponto físico, que pode ser uma loja, um armazém, uma agência dos Correios, ou mesmo em lockers (aqueles armários disponíveis em espaços públicos que podem ser alugados).

Central do Frete

Como escolher a empresa ideal para o transporte de mercadorias?

Escolher a transportadora adequada é fundamental para o transporte de mercadorias. Para economizar, é importante optar por empresas que pratiquem preços competitivos, mas não escolha somente pelo preço: é preciso que o valor cobrado seja condizente com a qualidade e a agilidade do serviço.

Além disso, para reduzir os custos envolvidos e, de quebra, tornar as entregas mais rápidas, pode ser interessante escolher transportadoras que tenham polos nas regiões onde a loja mais vende e cubram a maioria do território nacional.

O ideal é trabalhar com mais de uma transportadora, já que isso facilita a negociação e permite que a loja consiga condições mais vantajosas, além da possibilidade de oferecer várias opções para os compradores. Mas, se só for possível fechar com um parceiro logístico, tente conseguir um bom desconto.

Não erre na hora de escolher uma empresa para fazer o transporte de mercadorias!

E, é claro: poupar é importante, mas não é tudo! É necessário também que a transportadora seja confiável e pontual, para conseguir cumprir os prazos e entregar os pedidos em perfeitas condições. Atente também para a qualidade e a manutenção dos veículos utilizados, algo necessário para uma entrega eficiente.

Se bater a dúvida, vale a pena pesquisar a reputação das transportadoras no Reclame Aqui e também solicitar recomendações de outras empresas. 

Outra sugestão é contratar o serviço da Central do Frete, já que, em nossa plataforma, você consegue fazer a cotação de frete com as melhores transportadoras do mercado, todas homologadas e aptas para atuar!

Otimize o transporte de mercadorias com a Central do Frete

A melhor maneira de otimizar o transporte de mercadorias é contar com o serviço da Central do Frete. Nossa especialidade é a gestão de fretes e nossa missão é ajudar os lojistas a tornarem as entregas dos pedidos mais eficientes.

Com a nossa ferramenta online, é possível comparar os preços e as condições de transportadoras homologadas e confiáveis. Além disso, também dá para contratar o serviço pela própria plataforma e monitorar todos os fretes contratados. Quer entender melhor como nosso serviço funciona?Visite o nosso site e faça o seu cadastro!

Deixe um comentário