O que fazer no momento do recebimento de cargas?

You are currently viewing O que fazer no momento do recebimento de cargas?

É muito comum no mundo dos transportes que as operações sejam realizadas sem o registro de ocorrências, ou seja, todo o percurso feito pelas cargas que você confiou ao transportador é realizado sem nenhum tipo de problema e chega ao momento do recebimento da mesma forma que foram embarcadas, intactas. Um cenário de felicidade tanto para quem envia quanto para quem recebe e pontos positivos para a transportadora 🙂

Mas, não podemos nos esquecer que em qualquer atividade, imprevistos acontecem, então , melhor estarmos preparados para saber lidar com as situações indesejadas, por este motivo preparamos um rápido guia para lhe auxiliar.

Antes de continuar é preciso entender que o transporte de mercadorias ou bens, por qualquer modalidade, compreende as etapas de embarque, transporte, transbordo e desembarque, inclusive sua movimentação no terminal de cargas de empresas transportadoras.

Pronto, agora que já sabe qual é o passo a passo de todo o processo de transporte, vamos ao tema deste artigo: o temido SINISTRO.

O QUE É SINISTRO ?

Sinistro: O dano, a avaria, o extravio ou qualquer outro fato que implique perda total ou parcial de mercadorias ou bens, decorrente de acontecimento imprevisto provocado por caso fortuito ou força maior.

Portanto, o sinistro compreende tanto o dano quanto extravio, neste artigo vamos nos ater apenas ao dano, parcial ou total, e no próximo artigo falaremos em detalhes do extravio, combinado?

COMO AGIR EM CASO DE DANO / AVARIA

A transportadora só reconhece a avaria quando há ressalva no verso do CTe (Conhecimento de Transporte eletrônico) e no canhoto da DANFE (Documento auxiliar Nota Fiscal eletrônica) que o material chegou avariado e isso tem que ser realizado no momento do recebimento.

Um outro ponto muito importante, as transportadoras não aguardam a conferência dos produtos que estão dentro das embalagens, pois sua responsabilidade é de entregar em perfeito estado os volumes coletados,  salvo se a embalagem não estiver em perfeito estado, violada ou não esteja em sua embalagem original, nestes casos o destinatário poderá conferir os produtos para se certificar que está tudo certo.

No momento do desembarque é altamente aconselhável que o recebedor, responsável pela conferência da nota e carga, aja da seguinte maneira :

  • Avalie se a Nota Fiscal está em seu nome (P. Física ou Jurídica)
  • Verifique se o número de volumes corresponde aos volumes da Nota Fiscal
  • Verifique se a embalagem externa está intacta, sem amassados, riscos, molhada, ou qualquer tipo de dano aparente.
  • Verifique as condições do interior da embalagem, a carga em si, se apresenta riscos, trincas, amassados e outros sinais que possam indicar que ocorreu falha no processo de transporte.
  • Registrar a existência de anormalidades em documentos CTe e Nota Fiscal
  • Fotografar (se possível)
  • caso esteja utilizando alguma plataforma para contratar o frete envie para seu atendimento e eles darão suporte encaminhando e acompanhando diretamente com os responsáveis

A ação mais importante que deve ser realizada no processo de recebimento é justamente essa que deixamos em negrito, Registrar a existência de anormalidades, ou seja, você deve estar com o CTE e o canhoto da nota Fiscal e fazer as observações pertinentes, sem isso, a transportadora não irá reconhecer o dano e o prejuízo deverá ser assumido integralmente pelo por recebedor.

Exemplos de Observações:

EM CASO DE RECEBIMENTO PARCIAL

-Declaro estar recebendo a carga da NF XX, com 10 volumes a menos, do total de 35 estão sendo entregues apenas 25, carimbo, assinatura e data.

EM CASO DE RECUSA

– Declaro não ter recebido o material por conta de estar com os seguintes problemas: lorem ipsum dolor sit amet ….

Viu só como é simples receber as cargas e deixar tudo documentado ?

Você segue algum padrão no recebimento de cargas? Seus funcionários possuem algum “check list” para seguir? Em breve vamos editar este artigo e disponibilizar um documento para que possa imprimir e utilizar no momento do recebimento ou compartilhar com seus clientes.

Venha conhecer os benefícios da plataforma Central do Frete e conquiste a confiança dos seus clientes!

material rico como vender através de marketplace

Equipe Central do Frete

A Central do Frete é uma plataforma de gestão de fretes online desenvolvida para simplificar os processos entre você e as transportadoras.

Deixe um comentário