Quem trabalha em atividades ligadas a área de logística sabe: os gastos relacionados ao frete não são determinados por um valor fixo e podem mudar muito. De fato, o custo total do transporte de qualquer coisa muda de acordo com o contexto e responde a variações que você nem mesmo sabe exatamente.
E como o preço do frete afeta toda a logística do produto, assim como o cálculo do valor final do mesmo, é fundamental encontrar alternativas para reduzir gastos com frete. Agora, para melhorar um processo, é fundamental conhecê-lo integralmente e ser capaz de modificar cada parte que requeira melhorias. Tem uma frase que diz que o que não é medido não pode ser melhorado; e para medir, é preciso conhecer.
# Organização é fundamental
Pode até parecer simples, mas o fato é que a sua empresa vai precisar colocar os “pingos nos is” e saber exatamente onde está gastando tempo e recursos financeiros.
Inicie os controles identificando todos os gastos envolvidos no frete: cotação dos melhores prestadores de serviço, relação custo-benefício entre empresas disponíveis, taxas extras incidentes e a logística própria do processo – empilhadeiras, adaptação de instalações, etc.
Após medir e comparar os resultados, fica mais fácil identificar que fase consome mais recursos do que deveria e formar um plano de ação para atacar direto aquilo que está comprometendo a sua eficiência financeira.
Leia também: Calcular frete: como conseguir o melhor preço?
# Trabalhe sempre com parceiros reconhecidos
Se conhecer o processo completo para poder identificar problemas e adotar as soluções cabíveis é importante, imagine a importância de trabalhar com empresas nas quais você possa confiar. Porque, sim, o compromisso é uma variável na sua conta de gastos, aliás, o que pode sair muito caro é a falta de compromisso.
Além da tranquilidade de saber que você pode contar com uma empresa de confiança, é fundamental que os processos de contratação sejam transparentes e práticos, como a intermediação por meio de uma plataforma de gestão de fretes com a possibilidade de fazer a cotação e programar as coletas via plataforma web.
# Boas práticas
Trabalhar bem não é privilégio de quem tem recursos sobrando, infraestrutura de ponta e de quem ‘surfa’ no mar da tranquilidade de empresas bem-sucedidas. Aliás, quantas empresas você conhece que não atravessam dificuldades e inconvenientes na hora de cotar e contratar fretes? Por isso é tão importante dar a devida importância ao planejamento desse processo tão importante.
Para que um planejamento seja funcional, é importante criar manuais e estabelecer padrões de qualidade. Outro ponto importante: independente do tamanho da empresa ou da quantidade de cargas a serem transportadas, é fundamental definir quem é o responsável pelo processo.
Tenha em seu time pessoas responsáveis, comprometidas, organizadas e, claro, para otimização de tempo e redução de custos, conte sempre com as tecnologias disponíveis no mercado. Se você conhece, controla e regula o processo de transportes, tem tudo para diminuir os gastos e otimizar esta etapa fundamental para qualquer empresa.
Você tem uma política para reduzir gastos com frete na sua empresa? Quais são suas táticas? Contribua com sua experiência deixando um comentário!