Como gerenciar as expectativas de entrega dos seus clientes

You are currently viewing Como gerenciar as expectativas de entrega dos seus clientes

Como a maioria dos proprietários de pequenas e médias empresas, você coloca seus clientes e sua satisfação como sua principal prioridade, não é mesmo?

Infelizmente, às vezes acontecem coisas que estão fora de seu controle e podem frustrar você e seus clientes. Quando se trata de frete, existem muitas variáveis ​​incontroláveis, no entanto, compreender algumas ocorrências comuns nas entregas ajudará você a aprender como gerenciar as expectativas de entrega dos seus cliente com facilidade.

Atrasos inesperados na entrega

O temido atraso na entrega é algo que ninguém quer que aconteça, mas, infelizmente, atrasos ocorrem. Atrasos na entrega podem acontecer por vários motivos, tais como:

  • Trânsito – Isso mesmo. O trânsito não é apenas uma dor de cabeça para você. É uma dor de cabeça para os motoristas que tentam entregar sua carga também. O carro sai com uma rota preestabelecida e o trânsito intenso pode fazer com que o entregador não consiga cumprir a rota e volte para a transportadora com as cargas.
  • Clima – O mau tempo afeta o transporte de cargas de forma significativa. Condições de viagem inseguras, fechamentos de estradas, fechamentos de terminais, caminhões e aviões que não podem viajar podem acontecer devido ao mau tempo. Se sua carga estiver viajando por uma área com mau tempo, sua carga pode atrasar para chegar ao cliente, geralmente o clima impacta por um período mais prolongado as regiões que não possuem uma boa infraestrutura e as estradas ficam intransitáveis por um longo período.
  • Greves/Decretos – Como já vimos algumas vezes as greves podem impactar no prazo de entrega de sua carga, seja por falta de mão de obra do operador logístico ou por barreiras nas estradas fazendo com que os caminhões não possam circular, e como aprendemos recentemente com a pandemia, decretos municipais e estaduais também podem fazer com que a transportadora não possa circular em determinados locais afetando diretamente no prazo de entrega.
  • Informações incorretas na NF-e / embalagem sem identificação – as transportadoras esperam que as informações de sua Nota Fiscal estejam corretas e a carga esteja devidamente embalada e etiquetada para concluir a entrega no prazo. Se o endereço está incompleto ou sua carga não estiver identificada com a declaração de conteúdo, isso pode atrasar a entrega.
  • Carga barrada por motivos fiscais – A SEFAZ é o órgão responsável por verificar a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) e a carga transportada, essa fiscalização ocorre principalmente nas barreiras entre os Estados e caso seja constatado que há algum imposto pendente, seja por parte do embarcador ou do destinatário, a carga estará sujeita a ser retida pela SEFAZ até o pagamento e resolução da pendência, o que pode acarretar no atraso da entrega.

Se algum desses atrasos inesperados no envio ocorrer, a melhor coisa a fazer é informar seu cliente assim que possível. Simplesmente manter a comunicação abertas irá fazer sua empresa se destacar como útil e disposta a ir mais longe pelos seus clientes.

Carga avariada

Embora as transportadoras façam o possível para garantir que sua carga chegue ao destino em boas condições, às vezes acontecem as avarias. Como seu cliente terá que assinar a carga no momento da entrega, as melhores práticas para compartilhar com seus clientes antes que eles assinem o CT-e (comprovante de entrega) são:

  • Verifique se há danos visíveis na embalagem, como rasgos no plástico ou amassados ​​nas caixas.
  • Tire fotos da embalagem antes de abri-la.
  • Tire fotos do produto danificado.
  • Registrar a existência de anormalidades no verso do CT-e sobre quaisquer danos visíveis.

Se você não usa uma plataforma de gestão de fretes, precisará registrar a reclamação diretamente com a transportadora, portanto, ter todos os itens acima é essencial, principalmente fazer a ressalva no verso do CT-e, sem isso, a transportadora não irá reconhecer o dano e o prejuízo deverá ser assumido integralmente pelo por recebedor.

Plataformas de Gestão de frete podem ajudá-lo a gerenciar as expectativas de entrega dos seus clientes

Trabalhar com uma plataforma como a Central do Frete irá lhe ajudar nessa missão, em seu painel é possível acompanhar todos os seus pedidos através da opção Acompanhar Pedidos, essa é a tela perfeita para você e sua equipe de atendimento ao cliente, através dela você poderá acompanhar e gerenciar as coletas e entregas pendentes, visualizando prazos e o rastreamento de cada pedido, além de ser integrada com nossa central de atendimento.

Saber onde está sua carga em cada etapa do caminho ajuda a manter seus clientes satisfeitos, mesmo em caso de atrasos inesperados. E clientes satisfeitos são sempre bons para os negócios!

Faça uma cotação de frete agora mesmo e experimente a maneira mais inteligente e descomplicada de enviar sua carga.

Equipe Central do Frete

A Central do Frete é uma plataforma de gestão de fretes online desenvolvida para simplificar os processos entre você e as transportadoras.

Deixe um comentário