Taxa de Coleta

You are currently viewing Taxa de Coleta

Atualmente quando você faz cotação de frete com uma transportadora, o valor informado é o final, ou seja, é aquele valor que você vai pagar e ponto, nele já está tudo incluso, mas dependendo da ocorrência este valor pode ser alterado para maior com a aplicação de taxas, logo abaixo falaremos especificamente de uma: A TAXA DE COLETA.

Solicitando a Coleta

É padrão no mercado de transportes que a coleta aconteça no dia seguinte após a solicitação, mas como prazo de segurança as transportadoras sugerem que ela possa ocorrer em até 48 horas. Portanto é normal que com a sua carga pronta para ser despachada você solicite a coleta , entregue para o motorista/ajudante e dá-se início ao processo logístico, mas existem casos que não ocorrem  dessa forma , a carga não é entregue , portanto a coleta não é realizada.

Antes de prosseguirmos, eu gostaria de lhe fazer um questionamento:
-Você possui algum documento que indique que a coleta ocorreu em sua empresa? É muito importante que isso faça parte de seu processo, peça aos responsáveis pela coleta que assinem um documento para que em caso de necessidades, possa comprovar que x volumes foram retirados em tal dia, tal horário e acompanhado(s) pela nota de número tal, pronto! Agora que já sabe a importância de documentar este processo podemos dar sequência ao assunto principal.

Leia também: Calcular frete: como conseguir o melhor preço?

Os problemas mais comuns para que a coleta não seja realizada

Minha nota Fiscal não ficou pronta, faltou 1 item para completar a caixa, o fornecedor atrasou e ainda não recebi parte do material que deveria despachar…. Sabemos que imprevistos acontecem e ninguém está livre de acontecimentos como estes, mas é importante lembrar que você embarcador deve se programar e solicitar a coleta apenas com a certeza de que sua carga e documentos fiscais estarão prontos, isso evita uma série de perdas.

Os custos da transportadora pela coleta não realizada

Funcionários na rua, combustível, tempo perdido, são vários os itens que se somam e ao final representam um grande prejuízo financeiro para as transportadoras, portanto a movimentação que estamos observando e imaginamos que vá se tornar um padrão no mercado como um todo é o acréscimo de uma taxa de coleta ao valor do frete no momento do reagendamento.

Reagendamento de coleta e cobrança de taxa

Para que a transportadora faça um novo agendamento de coleta é necessário que avise aos responsáveis que algo deu errado e precisa do reagendamento, não espere que isso aconteça de forma automática pois o motorista falou que voltaria, muitas vezes você fica esperando e isso simplesmente não acontece, então ao entrar em contato com a transportadora será informado pelo atendimento que o frete vai sofrer uma alteração para maior, pois na primeira tentativa o transportador não teve sucesso e a taxa de coleta deverá ser aplicada.

Em média o valor da taxa de coleta gira em torno de R$ 30,00, portanto é altamente recomendável que se certifique de que está tudo pronto para a coleta acontecer normalmente.

Nós estamos atentos e lhe deixaremos sempre bem informado(a) com informações relevantes para que o processo logístico não represente stress e dores de cabeça para sua empresa.

Venha conhecer a Central do Frete e otimize a sua gestão de frete com maior retorno financeiro!

Equipe Central do Frete

A Central do Frete é uma plataforma de gestão de fretes online desenvolvida para simplificar os processos entre você e as transportadoras.

Deixe um comentário