Entendendo o PAC: O serviço de entrega econômica dos Correios

  • Post author:
  • Post category:Logística
  • Reading time:7 mins read
You are currently viewing Entendendo o PAC: O serviço de entrega econômica dos Correios

O PAC, sigla para Prático, Acessível e Confiável, é um dos serviços de entrega mais populares dos Correios. Com uma proposta de entrega não expressa e econômica, o PAC se destaca por ser uma opção de frete vantajosa para quem não tem urgência em receber o produto.

Uma visão geral do PAC

O PAC é um serviço não expresso de entrega dos Correios exclusivo para mercadorias, o que significa que os envios têm um prazo de entrega mais longo. As encomendas enviadas por essa modalidade devem atender a determinados critérios, incluindo limites de peso e dimensões.

Os valores que inspiraram a criação deste serviço são traduzidos em sua sigla: Prático, Acessível e Confiável. Por oferecer um preço mais competitivo, o PAC é também conhecido como o “frete econômico dos Correios”.

Origem e evolução do PAC

O PAC foi criado pela estatal em junho de 2002 para substituir a antiga modalidade “Encomenda normal”, que tinha um prazo de entrega muito extenso. Inicialmente, o PAC estava disponível somente para empresas que tinham contrato direto com os Correios.

Desde 2007, o serviço foi disponibilizado para todos os clientes e se tornou um dos fretes mais usados no e-commerce, devido ao preço acessível e à confiabilidade.

Como funciona o PAC?

O funcionamento do PAC é simples e acessível para diversos públicos. Há regras específicas de funcionamento, considerando o tamanho máximo das encomendas e o prazo de entrega.

As encomendas enviadas por meio dessa modalidade devem atender aos seguintes critérios:

  • Limite de peso de 50 quilos, para encomendas enviadas dentro do mesmo estado, e de 30 quilos, para entregas interestaduais;
  • Limite de 100 centímetros de comprimento.

O prazo de entrega do PAC divulgado pelos Correios é de até 10 dias úteis. No entanto, é apenas uma estimativa, pois o tempo necessário para a entrega ao destinatário pode variar de acordo com a região.

Seguro e indenizações do PAC

Os Correios oferecem um seguro chamado “Valor Declarado”, que garante ao cliente uma indenização do montante total informado no momento do envio. Para mercadorias enviadas pelo PAC, o valor segurado é de até R$ 3 mil.

Em caso de atrasos no prazo de entrega, os Correios também oferecem indenizações parciais do valor pago pelo frete.

PAC, Sedex e PAC Mini: qual a diferença?

É importante entender as diferenças entre as modalidades PAC, Sedex e PAC Mini dos Correios:

  • Sedex: é uma opção de frete expresso, com prazo de entrega variando de poucas horas até um dia útil. Seu valor é mais alto que o PAC e permite o envio de mercadorias e correspondências. O Sedex dá direito a três tentativas de entrega;
  • PAC: é um serviço de entrega não expresso e mais econômico que o Sedex. Aceita somente o envio de mercadorias e inclui apenas duas tentativas de entrega;
  • PAC Mini: é uma versão do PAC exclusiva para pequenos pacotes. Admite produtos com peso máximo de 300g e medidas de até 4cm de altura, 16cm de largura e 24 cm de comprimento. Oferece um rastreamento parcial e faz apenas uma tentativa de entrega, mas tem preços mais baixos.

Como calcular o frete do PAC com desconto?

Para calcular o frete do PAC, é possível acessar a página de Preços e Prazos dos Correios. No entanto, se busca aproveitar descontos ao contratar o serviço de PAC, a Central do Frete é a opção ideal para sua empresa. Por lá, é possível garantir fretes com descontos de até 40% em comparação com o envio direto pelos Correios.

Para calcular e despachar sua encomenda via PAC com desconto, basta seguir estes passos simples:

1. Acesse a calculadora de fretes online em app.centraldofrete.com.
2. Preencha os dados de origem e destino da carga.
3. Informe o valor da nota fiscal, o peso e as dimensões da embalagem.
4. Clique em “COTAÇÃO INSTANTÂNEA”.

Pronto! Em instantes, sua cotação será realizada e você poderá visualizar o valor do frete PAC já com desconto, além de compará-lo com o preço de outras transportadoras disponíveis.

Como enviar a encomenda utilizando o serviço PAC dos Correios?

Depois de calcular o frete e gerar seu pedido, é hora de imprimir a etiqueta, colar no pacote e efetuar a postagem na agência escolhida por você. Siga os passos abaixo:

  1. Imprimir a etiqueta
    Quando o pedido estiver liberado para postagem a etiqueta será automaticamente emitida. Para imprimir a etiqueta de postagem você deve acessar o pedido e clicar em VER ETIQUETAS.
    mceclip4.png
  2. Colar a etiqueta na caixa
    A etiqueta deve ser colada preferencialmente na lateral da caixa, se não houver espaço na lateral cole a etiqueta em cima da caixa.Importante: Nunca cole a etiqueta dobrada.
    mceclip0.png
  3. Entregar a carga no ponto de postagem selecionado
    A carga deve ser entregue no ponto de postagem selecionado no momento da cotação. Para visualizar o endereço do ponto de postagem, acesse seu pedido e no campo “Balcão ou Coleta”, clique em Ver local.

Clique em “play” e em apenas um minuto descubra como contratar os serviços dos Correios e realizar sua postagem.

Rastreamento do PAC

No ato da postagem na modalidade PAC, é gerado um código de rastreamento para acompanhar cada etapa da entrega. Esse recurso permite que remetentes e destinatários possam monitorar o status e a localização da encomenda em tempo real.

Para rastrear a mercadoria diretamente com o Correio, é só acessar a página de rastreamento do Correios e inserir o código de rastreamento constante no comprovante de postagem.

Já, se você escolheu economizar e optou pelo frete através da Central do Frete, basta acessar a aba “Rastreamento” dentro do seu pedido para acompanhar todo o processo de envio.

Para facilitar o acompanhamento para seu cliente, o destinatário, você pode enviar o link da página de rastreamento juntamente com o código do pedido.

PAC e o mercado de e-commerce

O PAC tem se mostrado uma opção favorável para o mercado de e-commerce, graças ao seu custo-benefício. Para lojistas que operam em plataformas online, oferecer essa modalidade de frete pode ser uma estratégia eficaz para atrair e fidelizar clientes que buscam opções de entrega mais econômicas.

Conclusão

Entender o que é o PAC dos Correios e como ele funciona é crucial para quem opera no e-commerce. Com seus prazos de entrega estendidos e preços competitivos, o PAC surge como uma alternativa viável para atender a uma ampla gama de necessidades de envio. Independentemente do tamanho ou do tipo de negócio, o PAC pode ser uma opção de frete valiosa a se considerar.

Deixe um comentário