Índice:
Chegaram os últimos dias de 2023. Os balanços do ano já foram feitos. Pode ser que algumas inseguranças estejam batendo à porta nas projeções para o novo ano. Pensando em descomplicar o planejamento de 2024, a gente da CENTRAL DO FRETE vai dividir com você algumas de nossas pesquisas sobre tendências, para que possamos aproveitar o crescimento econômico projetado para o próximo ano.
A economia brasileira deve crescer entre 1,5% a 2,29%, de acordo com diferentes institutos; o que pode ser muito bem aproveitado pelo seu negócio, se conseguir alinhar boas estratégias de comunicação, pesquisa, vendas e entregas. Com o uso das novas tecnologias, a barreira entre diferentes áreas e setores, praticamente, desapareceu. Hoje é impossível pensar em alavancar vendas, independente de qual produto for, sem pensar nos dados de consumo e vida dos possíveis clientes e como isso pode orientar as táticas nas redes sociais e/ou publicações específicas, posicionamento do produto no mercado, entre tantas outras variáveis.
Vem com a gente nesse mapeamento para 2024 que, de forma descomplicada, pode te ajudar a aumentar seus lucros e expandir seu negócio.
E-commerce e IA
Você já sabe que nós da CENTRAL DO FRETE curtimos inovações tecnológicas; acreditamos que elas vieram mesmo para facilitar nossas vidas e, de quebra, proporcionar interações e um aumento exponencial de mercados.
É por termos essa convicção que apostamos no uso das IAs (Inteligência Artificial) como ferramentas para impulsionar seu negócio, não só para 2024. Adaptáveis e com seu custo cada vez menor, as IAs podem ser usadas, por exemplo, para captar diferentes dados de um grande número de clientes, concorrentes, mercados, analisá-los e oferecer informações com um alto grau de confiança, facilitando o planejamento estratégico de sua empresa, independente do ramo, do tamanho.
As estratégias baseadas em BIG DATAS, isto é, na análise feita a partir da coleta de uma infinidade de dados, são cada vez mais acessíveis, por meio de robôs – softwares – com fins específicos. Imagina se o seu negócio, por exemplo, uma venda de varejo online de sapatos femininos, consegue antecipar a compra de uma coleção que tende a ser a mais desejada pelo seu público, pagando mais barato e saindo na frente da concorrência. Isso se converteria em vendas estrondosas, certo!?
E já que falamos no e-commerce, você sabia que a expectativa da ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) é que para esse ano o faturamento das vendas seja algo em torno de R$ 185 bilhões? É um montante bem considerável. No primeiro semestre, o e-commerce já tinha atingido a cifra de R$ 80,4 bilhões.
Segurança dos dados e confiança
O volume de dinheiro movimentado pelo comércio online não é pequeno. Muito pelo contrário. E a necessidade de segurança de dados dos clientes, das empresas se tornam cada vez mais imprescindíveis. É como em qualquer processo de compra e venda, a confiança é um artigo de luxo que não podemos abrir mão.
No dia 15 de dezembro, foi comemorado o Dia do Consumidor. Para comemorar essa data, foi publicado no Diário Oficial da União o decreto no 7962/2013, que regulamentou o Código de Defesa do Consumidor (CDC), quanto às relações eletrônicas de consumo. A partir dessa publicação, os sites de compras e divulgação de ofertas deverão disponibilizar, com destaque, o nome empresarial, CNPJ ou CPF, endereço físico e demais informações necessárias para sua localização e contato.
Além das informações do vendedor, os dados do cliente estão assegurados pela Lei Geral de Proteção de Dados, a famosa LGPD, Lei nº 13.709/2018. Esta lei, que entrou em vigor em 2020, tem como objetivo regulamentar o uso e armazenamento de dados pessoais e sensíveis de pessoas físicas, garantindo o direito à privacidade do brasileiro.
Só para descomplicar o assunto, lembra que falamos de usar os dados de clientes para fazer um planejamento estratégico? Então, para utilizar esses dados, certas regras devem ser obedecidas, como a de despersonalização da informação, isto é, os dados de compra, acesso em sites, renda, etc, podem ser usados em base de cálculos, desde que não seja possível identificar a pessoa.
Lembre-se que o e-commerce é uma grande oportunidade de alavancar suas vendas, mas precisa seguir regras, transmitindo segurança e captando a confiança de, potencialmente, milhares de consumidores.
ESG e sustentabilidade
– Peraí! Vocês vão colocar mais siglas?
Calma!! Como a gente te disse lá em cima, vamos descomplicar algumas ideias para ajudar a seu negócio decolar em 2024.
A sigla, em inglês, ESG é formada pelas primeiras letras de 3 conceitos – Ambiente (Environment), Social (Social), Governança (Governance). E a ideia por trás dessas letras é dar transparência às ações feitas por empresas – pequenas, grandes ou médias – que tenham impacto no Meio Ambiente, na Sociedade e que possam ser demonstradas a partir de metas, que a governança fará o monitoramento.
Por exemplo, na fabricação de geleias feita por uma pequena empresa familiar, a compra das frutas e açúcar com selos de orgânicos, o emprego de pessoas da comunidade do entorno, uso de vidros reciclados, e tudo isso sendo demonstrado em planilhas e documentos auditáveis, podem fornecer um relatório de ESG, aumentando a confiança do mercado na pequena empresa.
Esses temas e ações estão ligados à SUSTENTABILIDADE, termo que engloba não só às questões ambientais, como também às sociais e econômicas. É! A saúde financeira do seu negócio, assunto diretamente relacionado com a governança, faz parte desse conceito que está se tornando cada vez mais urgente.
Ações que promovam a sustentabilidade ambiental, como reciclagem, logística reversa, adoção de uso de tecnologias reversas, produção de baixo carbono, entre outras, podem se tornar vantagens competitivas na hora da escolha de compra, como também fortalecer a marca diante de um mercado tão dinâmico.
Você já pensou em como seu negócio pode ser mais sustentável?
O humano no centro
Novas tecnologias, novas metodologias, novas siglas, mas nossa preocupação é com o bom e velho humano. Precisamos nos renovar para atender as novas demandas, com uma necessidade de nos evoluir. Para atingir as metas de hoje e de amanhã, trabalhar o aprimoramento contínuo de nossas equipes é fator central dentro de qualquer negócio que queira ser impactante, financeira e socialmente.
Fique com a gente em 2024! Siga nosso blog e redes sociais, que vamos descomplicar muitos temas para transformar o seu e o nosso negócio. A INOVAÇÃO está no DNA da CENTRAL DO FRETE.