Índice:
Quando fazemos a cotação de transporte para a entrega de uma carga, foca-se no preço, no prazo, nas medidas de segurança. Mas é muito importante também se atentar para as facilidades que as empresas oferecem para acompanhar a movimentação da carga.
Você já sabe que aqui na CENTRAL DO FRETE queremos descomplicar sua vida. Por isso, já na home do nosso site, tem um campo para colocar o código de rastreio. Esse código é o número do pedido, que fornecemos quando o serviço de transporte é contratado conosco.
Ao digitar o número do pedido, sendo esse válido, lhe informamos como está o processo de entrega, por exemplo:
- Se a carga está na transportadora, com a documentação em ordem;
- se a carga está em trânsito;
- se a carga foi entregue e a data correta da entrega.
Essas informações são oferecidas em um única tela, de fácil visualização e compreensão instantânea.
– Mas e se eu não achar o meu número do pedido?
Nem sempre temos nas mãos todos os dados ou, por algum outro motivo, não achamos o tal número do pedido. Isso já aconteceu conosco, como, certamente, aconteceu com você.
Não se preocupe!
Basta rolar a tela do nosso site até o final. No foot (sim, aquela tarja preta se chama pé, em inglês), clique em cima de “Rastreie sua carga”. Você será direcionado para uma nova tela. Nela, é possível selecionar duas formas de se fazer o rastreio:
- Número do pedido;
- Número da nota fiscal.
Seguindo a nossa hipótese de não termos o número do pedido, escolhe-se “Nota fiscal”. Aí, teremos dois campos para digitar. No primeiro, é preciso colocar o CPF ou o CNPJ de quem contratou o frete e, na sequência, teclar o número da nota fiscal. Pronto!!
Se tudo estiver certo, nessa mesma tela aparecerá as informações sobre o rastreio de sua carga.
Agora, se por qualquer ventura, o número da nota estiver errado, entre em contato conosco pelos canais de atendimento que estão no site. Vamos resolver para você.
Compromisso com a pontualidade
Facilitamos as opções de rastreio para nossos clientes, porque temos o compromisso com a qualidade e pontualidade das entregas que são contratadas por meio de nosso site. Para isso, mantemos um contato constante com as empresas de transporte parceiras, com o objetivo de melhorarmos processos, como também possibilitar uma precisão sempre maior do rastreio das cargas.
E esse trabalho não é simples.
Imagina que temos parcerias com mais de 100 empresas para oferecer a melhor cotação de transporte, independente da distância ou quantidade de carga. Agora, pensa que nosso sistema precisa “conversar” com o sistema de todas elas, isto é, precisa enviar e receber dados entre diferentes linguagens para podermos informar em tempo real o que acontece com as cargas de nossos embarcadores.
Mapeando as fases até a entrega
Para poder oferecer as informações com precisão, precisamos conhecer o passo-a-passo do que ocorre após a contratação do frete. Vamos compartilhar um pouco dessa complexidade, para dividir um pouco do nosso trabalho.
Bom… Você entrou no nosso site, fez seu cadastro ou login, colocou os dados referentes à carga e à entrega, recebeu a cotação, selecionou a melhor oferta e fechou o contrato. Tudo de maneira fácil e rápida. Após essas etapas, que vamos chamar de 1a fase, começa o processo de retirada da carga. A empresa seleciona um prestador de serviço e agenda data, hora e local. Com tudo combinado, ele chega para retirar. A carga está pronta, protegida e embalada. Desse ponto, ela pode ir para uma central de distribuição ou um entreposto, ou até já ir direto para o seu destino. Caso a viagem seja feita em diferentes etapas, é preciso saber a hora e saída, além das condições físicas desta carga, em cada parada ou troca de veículos. Enfim, chegou no destino e foi recebida.
Apresentamos uma jornada sem nenhum problema, sem atrasos, sem acidentes. Seria perfeito se tudo fosse assim, né!? Mas (sempre o “mas” para nos dar calafrios”) uma série de ocorrências podem acontecer nesse tempo-espaço da saída até a chegada da carga.
A tecnologia que nos ajuda
É… o que seria da gente sem a tecnologia, né!? Como faríamos o rastreio, monitoramento, acompanhamento das cargas de forma síncrona até. Os equipamentos de monitoramento de GPS, via satélite, etc., informam a localização, o tempo gasto em um percurso, permitindo a previsibilidade da chegada. Fora esses, temos também sistemas, softwares que fazem modelos matemáticos a partir dos dados do GPS, de informações oferecidas pelos prestadores de serviço, entre outras fontes.
Com esse conjunto de informações, dados em mãos, a gente descomplica e oferece, de maneira bem objetiva, notícias sobre sua carga.
Agora, se você tem uma transportadora e quer se tornar parceira da Central do Frete, escrevemos um artigo que pode contribuir bastante com o seu modelo de monitoramento de cargas. Clique aqui e leia.
Conclusão
Oferecer as opções de rastreio aos nossos clientes é uma forma de mantermos nosso compromisso de descomplicar o frete. Para além disso, o monitoramento e rastreio das cargas é um exercício contínuo de aperfeiçoamento, tanto tecnológico, como de processo e também de relações com nossas parceiras. São nesses desafios, repletos de complexidade, que evoluímos, nos tornamos melhor e muito mais eficientes.
Na sua trajetória, quais são os desafios que estão tirando o sono? Será que eles também não podem ser oportunidades de crescimento?
Conhecimento, empatia, tecnologia e muitas horas de trabalho – essa é a nossa receita para descomplicar o frete!