Índice:
A gestão consciente dos custos e a elaboração do planejamento estratégico de longo prazo são os principais pilares na hora de definir as metas de redução de custos para contratar frete. Igualmente importante é o conhecimento minucioso do gestor a respeito de cada uma das etapas do processo logístico da empresa. O aprimoramento contínuo e a identificação das melhores oportunidades ao contratar frete são fatores que diferenciam o seu negócio da concorrência.
Para garantir a satisfação dos seus clientes e ainda manter os custos reduzidos ao contratar frete, a Central do Frete elaborou 7 dicas especiais. Elas podem ser muito úteis no momento de planejar a melhor estratégia para entregar mais, gastando menos. Vamos às dicas?
Práticas que ajudam a economizar na hora de contratar frete
É certo que à primeira vista algumas dicas vão ter um determinado custo, mas, quando consideradas a médio e longo prazo, podem trazer resultados que vão impactar na economia da empresa.
-
Conquiste parcerias com várias transportadoras
É muito mais eficaz o fechamento de parcerias com várias transportadoras, que podem ser proveitosas para diferentes necessidades em serviços de transporte. Ao estabelecer parcerias, a empresa deve se preparar para oferecer descontos, ou facilidades nas condições de pagamento.
Em alguns casos, é possível conquistar parceiros para agilizar entregas em regiões específicas, em que o acesso direto pela empresa seria inviável. Além de ser uma boa estratégia para redução de custos, ao transferir o serviço a terceiros a empresa também pode aumentar o volume de entregas e reduzir o tempo para atendimento, gerando diferencial competitivo.
2. Concentre o estoque
Não há dúvidas de que a concentração do estoque agiliza as entregas. Para um resultado mais eficaz, é importante avaliar as demandas do mercado, evitando a compra de produtos excedentes, que comprometem o aumento de receita. Manter altos níveis de estoque é inviável economicamente para qualquer tipo de empresa.
Uma alternativa eficiente é automatizar e centralizar todas as informações sobre a estocagem. Isso contribui para a redução dos custos devido a erros, além de ser uma excelente forma para estabelecer estratégias assertivas de venda.
3. Mapeie os custos com frete
Elaborar o mapeamento dos custos com frete é fundamental na hora de reduzir gastos. O cálculo do custo médio de frete por mês auxilia na hora de comparar os custos com frete em diferentes regiões.
Desse modo, é possível identificar exatamente em qual localidade o valor do frete é mais elevado ou mais em conta. Também podem ser elaboradas estratégias focadas nestes dados, com a exigência de um valor mínimo para o fechamento de pedidos ou a oferta de desconto no valor do frete, dependendo da região do cliente.
4. Trabalhe com agendamentos de entrega
Assim como as rotas com poucas encomendas aumentam o valor do transporte, as tentativas de entrega que não foram concluídas também influenciam nos custos com frete.
O melhor a fazer é oferecer aos clientes a opção do agendamento de entregas, que possibilitam a otimização das rotas e evitam a logística reversa. O cliente ganha um serviço exclusivo e a empresa gera mais receita e reduz os riscos.
5. Utilize o transporte aéreo apenas como último recurso
Ainda que o prazo de entrega seja o fator chave para o diferencial competitivo da empresa, o transporte aéreo possui custos elevados, que inviabilizam o seu uso constantemente.
Assim, o gestor precisa analisar as situações em que o transporte aéreo é a modalidade mais adequada. Por exemplo, para a entrega de encomendas expressas, com menos de um dia de prazo, ou em pedidos emergenciais, em que haja o risco à vida de alguém que necessite do produto.
6. Invista em sistemas de gestão
A adoção de um sistema de gestão de frete é extremamente vantajosa para a empresa. A automação das atividades e a agilidade de atendimento vão impactar diretamente na economia de tempo e dinheiro. Isso porque a logística de frete da empresa vai estar disponível em um mesmo espaço físico.
O sistema de gestão ainda possibilita planejar as rotas das entregas, em que mais cargas podem ser enviadas para uma mesma área. Esta estratégia permite o rateio dos custos de frete, otimizando a receita.
7. Racionalize o uso dos recursos
Por meio de uma estratégia mais racional no uso dos recursos, os custos com frete podem ser reduzidos significativamente. O aumento do número de entregas por veículo é um exemplo de redução de custos com combustível.
Outra possibilidade é a adoção de embalagens produzidas com material reciclável, que vão impactar na economia de custos e na sustentabilidade. Pequenas ações podem gerar grandes efeitos!
Plataforma Central do Frete: automação para reduzir custos
A Central do Frete trabalha sem parar para oferecer o que há de mais avançado em sistema de gestão de frete. Nossa plataforma agiliza todo o processo logístico, desde a contratação até o pagamento e o monitoramento da sua entrega.
Em poucos minutos, a sua cotação de frete vai estar pronta para oferecer o melhor preço em serviço de transporte aos seus clientes. Oferecemos aos nossos embarcadores o menor preço e a melhor qualidade, com redução de tempo e dinheiro. Deixe a tecnologia fazer parte da gestão otimizada do frete da sua empresa!
Conheça mais sobre o nosso sistema de contratação de frete
Com as nossas dicas especiais, a gestão de frete da sua empresa só tem a ganhar na hora de contratar frete. Com o uso de um sistema de gestão automatizado, planejamento otimizado de rotas e adoção de práticas como o agendamento de entregas, os custos com frete na sua empresa vão ser cada vez menores. Seus clientes vão sentir a diferença na agilidade das entregas dentro do prazo e os seus colaboradores vão ficar mais satisfeitos com o reconhecimento dos serviços de qualidade da empresa.
Se o que você precisa é de um sistema eficiente para contratar frete, a Central do Frete tem a solução! Venha conhecer mais sobre o nosso sistema e se surpreenda com a praticidade e a comodidade da tecnologia de ponta a serviço dos transportes!