E-commerce: estratégias para o período de festas juninas

You are currently viewing E-commerce: estratégias para o período de festas juninas

As festas juninas são um verdadeiro patrimônio cultural do Brasil! Por aqui, não é incomum que as comemorações se estendam até agosto, assim, todo mundo tem tempo para se esbaldar em maçã do amor, caldo verde, cocada, salsichão, canjica, curau, quentão/vinho quente e outros quitutes típicos irresistíveis.

Talvez você esteja pensando que o período de festas juninas seja um filão a ser explorado somente por restaurantes, bares, docerias ou lojas virtuais que vendam guloseimas. 

Mas não se engane: as festas de São João podem ser exploradas em basicamente qualquer nicho! Basta ter um pouquinho de imaginação e uma boa estratégia de vendas!

Mas como, afinal, usar o período das festas juninas para gerar mais oportunidades de negócios? Como preparar a loja online para essa data de um jeito interessante e criativo? Neste post, explicamos como vender mais na época mais gostosa do ano!

Leia tambémDia das Mães: 8 ideias para vender mais na data

Por que é importante preparar seu e-commerce para o período das festas juninas?

As datas sazonais são uma oportunidade incrível para impulsionar as vendas do e-commerce. É nesses períodos que as lojas virtuais podem ampliar o seu público, alcançar novos clientes e gerar mais vendas. Isso porque, em geral, as datas comemorativas trazem um aumento na demanda, já que requerem produtos específicos.

No caso das festas juninas, não é diferente. Por exemplo: é claro que as pessoas vão precisar comprar comida e bebida para o “arraiá”, bem como guloseimas saborosas e temáticas para alegrar a festinha!

Mas não é só isso. Elas também vão precisar comprar material para a decoração do espaço, como bandeirinhas, balões e afins. Provavelmente, vão querer adquirir roupas, acessórios e itens de maquiagem temáticos para se produzir para a festa. Brinquedos com tema de festa junina também são bem-vindos para as crianças.

E esses são apenas alguns exemplos de segmentos que podem aproveitar as festas para vender mais. Na verdade, tudo depende de uma boa dose de criatividade para adequar seu e-commerce a essa temática e de um planejamento sólido, feito com antecedência.

Sim, porque toda data sazonal exige uma estratégia bem coesa e cuidados específicos para que o evento seja um sucesso!

Afinal, com o aumento dos pedidos, é preciso planejar e gerenciar bem o estoque, organizar a logística das entregas para garantir o cumprimento dos prazos e preparar o site para receber os visitantes sem bugs, travamentos e outros erros chatos. Além disso, é necessário pensar em uma boa política de frete, com taxas acessíveis e justas.

Como preparar sua loja virtual para as festas juninas?

Já abordamos a importância das datas sazonais, como as festas juninas, para o e-commerce. Mas, afinal, como preparar a loja virtual para esse período? Siga as dicas abaixo para aumentar suas vendas entre junho e agosto!

Faça uma lista de produtos da sua loja

O primeiro passo é listar todos os produtos vendidos na loja que possam, de alguma maneira, ser relacionados com as festas juninas. Por isso, faça uma boa revisão de seu portfólio, com a atenção voltada para o evento. Em muitos casos, dá para aproveitar as mercadorias que já são comercializadas rotineiramente, com uma nova roupagem.

Caso seja necessário incrementar o mix de produtos, pode ser uma boa ideia buscar novos fornecedores que trabalhem com mercadorias que tenham a ver com o tema e estabelecer uma parceria.

Para que tudo corra dentro dos conformes, é preciso se planejar quanto a isso com antecedência. Com base na expectativa de venda, compre a matéria-prima ou os produtos finais para revenda na quantidade correta e antecipe seus pedidos aos fornecedores. Afinal, não dá para perder o timing da festa junina porque as mercadorias atrasaram!

Defina uma meta para o período

É importante, também, estipular uma meta a ser alcançada durante o período de festas juninas. Preveja a demanda, faça uma projeção das vendas e estabeleça uma meta de faturamento realista.

Além disso, é bom ter objetivos específicos, como construir ou fortalecer a imagem da marca, conquistar novos clientes, fidelizar os antigos e estreitar o relacionamento com o público, aumentar a taxa de conversão… é com base nessas metas e objetivos que você deverá traçar sua estratégia.

Defina estratégias de vendas

Para ter êxito em qualquer data sazonal, é necessária uma boa estratégia de vendas. Planeje campanhas temáticas criativas e relacionadas ao tema do evento, defina os canais de divulgação que serão adotados, organize-se quanto a promoções e ofertas específicas para essas datas e estabeleça o orçamento para as campanhas.

Algumas dicas de estratégias que você pode usar para vender mais: perfumarias ou lojas online de roupas podem criar uma landing page com dicas de looks para as festas juninas. 

Lojas de produtos alimentícios ou até de acessórios de casa e cozinha podem apostar em receitas temáticas. Quem atua no nicho de decoração pode dar dicas de como enfeitar a casa para as festas. Definitivamente, qualquer segmento pode se adaptar ao tema!

Faça decoração temática

Lembra da quadrilha de festa junina, com noiva, noivo, padre, fogueira, balão e bandeirinhas? Você pode se inspirar e trazer um toque junino ao site, “vestindo” sua loja com elementos temáticos.

Pode ser algo simples: um chapeuzinho de palha no logo e/ou no ícone, um banner especial, bandeiras coloridas aqui e ali… vale soltar a imaginação! Caso você se empolgue com a ideia, pode até criar uma playlist exclusiva para o evento e divulgá-la para o seu público.

Crie kits promocionais

Os kits promocionais são as grandes estrelas das datas comemorativas. Que tal trazer essa tradição também para o período de festas juninas e montar kits e combos especiais para o evento?

Por exemplo, lojas de vestuário podem criar um kit com o look completo para arrasar na festa! O segmento de pet shop pode vender kits de roupinhas e acessórios para os bichinhos curtirem os festejos também! 

No setor de maquiagem, dá para criar um combo com os produtos necessários para a make caipira: lápis de olho para as pintinhas na bochecha, blush e batom vermelho. É só pôr a criatividade para trabalhar que dá para ter ideias incríveis!

Ofereça cupons e vantagens temáticas

Não dá para falar em datas sazonais sem falar também em ofertas. Como as festas juninas são muito voltadas para brincadeiras e gincanas, é legal trazer esse espírito para as promoções de sua loja durante o período. Que tal planejar um verdadeiro “arraiá de ofertas” e atrair a clientela?

Um exemplo superbacana é fazer uma espécie de “pescaria” de cupons de desconto: basicamente funcionaria como uma roleta de cupons, só que com peixinhos. Assim, o cliente pode “pescar” cupons de diferentes valores para economizar em sua compra.

Outra dica é criar campanhas de vale-brinde para impulsionar as vendas. As festas juninas estão sempre relacionadas a prendas e mimos, e vale a pena trazer esse apelo para a sua loja. 

Para isso, é importante negociar com os fornecedores e conseguir uma boa quantidade de brindes para oferecer aos consumidores. Assim, ninguém fica sem um presentinho!

Utilize as redes sociais para divulgar a campanha junina

É claro que, para que a campanha tenha um alcance maior e atraia mais público, é necessária uma boa divulgação. E a maneira mais eficaz de divulgar sua campanha junina é por meio das mídias sociais! Esses canais são muito poderosos para engajar a audiência, e criar um conteúdo interessante e atrativo pode fazer toda a diferença na sua conversão!

As festas juninas têm um apelo lúdico que pode ser explorado em suas postagens para gerar ainda mais identificação com as pessoas. Por isso, faça posts, carrosséis, vídeos curtos e stories que engajem o público e aumentem as chances de venda.

Para trabalhar a data nas mídias sociais de sua loja, crie um calendário editorial consistente. As possibilidades de conteúdo são inúmeras! Por exemplo: curiosidades sobre a data, sugestões de looks, receitinhas típicas, dicas de decoração, frases típicas para serem compartilhadas,

Além disso, dá para compartilhar sugestões de festas juninas famosas, tutoriais de maquiagem ou de DIY para decorar o espaço da festa, enquetes temáticas… essas são apenas algumas ideias, mas você pode adaptar para o seu nicho!

Não se esqueça de criar uma identidade visual para as postagens temáticas. É Importante que as publicações referentes às festas juninas tenham uma “carinha própria”. Vale até trocar o banner e o avatar usados nas mídias sociais para combinar com o evento!

Leia também6 dicas para organizar a logística de frete da sua loja no Natal

Potencialize sua logística para o período de festas juninas com a Central do Frete

Para além de definir estratégias, pensar em campanhas temáticas criativas, caprichar na decoração do site e oferecer benefícios, é preciso pensar também na logística. Uma gestão de logística eficiente faz toda a diferença nas datas sazonais, incluindo o período de festas juninas. Para isso, conte com a Central do Frete!

A Central do Frete é especialista em gestão de fretes. Entre nossas soluções está a calculadora de frete online, que simplifica a cotação dos fretes para o e-commerce. 

Além de comparar os preços das transportadoras, é possível contratar o serviço de entrega e gerenciar todos os fretes contratados direto de nossa plataforma. Visite o nosso site e faça o seu cadastro!

Deixe um comentário