Como otimizar cargas e reduzir desperdícios?

Seu negócio está em operação, a estrutura está planejada e em funcionamento. Mesmo assim, o dinamismo do mercado é tão intenso que você precisa constantemente ficar mais competitivo para continuar crescendo e seguir como líder no setor. É hora então de repensar estratégias, logística e realizar pequenos ajustes para atingir o objetivo de otimizar cargas.

Mas, antes de pensar em otimizar a execução das tarefas e reduzir os desperdícios, sua empresa precisa ter um planejamento financeiro eficiente. Aliás, como saber se você não está gastando demais sem antes identificar todas as despesas da sua companhia? Então, vamos dar uma olhada em algumas atitudes que podem marcar a diferença entre a otimização de recursos e os gastos desnecessários.

Estude a rota

Há empresas que estão tão acostumadas com alguns procedimentos que acabam perdendo grandes oportunidades de melhora. O mesmo acontece com trajetos. Nem sempre o mais curto é o melhor, um trajeto em péssimas condições aumenta o gasto com combustível, demanda manutenções mais frequentes na sua frota e aumenta a possibilidade do surgimento de inconvenientes.

Leia também: Logística de entrega: saiba como otimizar o processo

Monitore a localização das cargas

Essa é uma alternativa simples e que dá excelentes resultados. Aliás, com a miniaturização e barateamento dos mecanismos de tracking, ficou muito mais fácil instalar um GPS nos seus veículos de transporte. O lado positivo, além de saber exatamente onde está a mercadoria, é a prevenção de desvios como o desperdício de tempo. Estima-se que uma empresa pode economizar até 80% do tempo, 8% dos gastos com combustível e 15% da quilometragem. Bastante, não?

Terceirize de vez em quando

Quantos clientes você deixa de pegar porque não acredita que a sua infra seja a adequada para o serviço? Isso pode ser verificado tanto para os casos onde há carga demais ou de menos. Se a resposta para a pergunta anterior é “muitos”, talvez você possa começar a considerar a possibilidade de terceirizar trabalhos. De fato, que tal estabelecer parcerias e ganhar em visibilidade e ainda conseguir novos colaboradores? Um serviço terceirizado economiza no treinamento, por exemplo, além da inexistência da necessidade de manutenção de equipamento.

Leve mais, menos vezes

Neste quesito, o planejamento é mais do que fundamental. Em primeiro lugar, pela análise financeira que citamos no começo, dá para ver quanto se gasta por cliente em função da quantidade de vezes que se entregam cargas a ele e quanto se ganha por cada uma. Será que não dava para fazer menos viagens e levar a mesma quantidade de mercadorias? Você também pode até negociar uma política de descontos e propor benefícios que serão interessantes para ambos os lados.

Leia também: Calcular frete: como conseguir o melhor preço?

Invista

Investimento não é gasto, sua empresa já deve saber disso. Seja para programar rotinas, controlar entregas, gerenciar o tráfego das mercadorias, o estoque ou qualquer outra atividade fundamental, contar com as ferramentas necessárias é imprescindível. Para isso, invista em tecnologia, em capacitações, em soluções que minimizem a quantidade de trabalho. As horas dedicadas a uma atividade consomem recursos, veja se não é possível diminuir este gasto investindo em novas soluções.

Adotando certas práticas e pensando sempre no futuro da sua empresa, é possível otimizar processos e reduzir desperdícios. A partir daí, você já não estará mais correndo atrás do prejuízo e sim maximizando ainda mais a sua sistemática operacional. É bom você pensar nisso antes do seu concorrente, não é mesmo?

A Central do Frete oferece uma plataforma completa para promover maior economia de tempo e dinheiro no transporte das suas cargas. Por meio da tecnologia, oferecemos o controle e gestão de frete com toda a segurança que a sua empresa precisa. Venha conhecer a Central do Frete e saiba como a sua carga pode chegar mais longe com maior retorno financeiro!

Equipe Central do Frete

A Central do Frete é uma plataforma de gestão de fretes online desenvolvida para simplificar os processos entre você e as transportadoras.

Deixe um comentário