Como embalar e enviar colchão via transportadora

You are currently viewing Como embalar e enviar colchão via transportadora

Você deve estar pensando que o transporte de colchões é muito fácil, não é mesmo? No entanto, colchões podem ser considerados um dos ítens mais difíceis de serem transportados, e também o frete não é um dos mais baratos, salvo se você vende o colchão que vai enrolado em uma caixa. Porque é considerado difícil? Primeiro pelo tamanho de alguns deles e o peso também pode ser um desafio para os entregadores, com isso tornando-os bem desajeitados e difíceis de mover do ponto A ao ponto B.

Diante desse desafio, como alguém pode pensar em enviá-lo de qualquer maneira sem uma boa embalagem? Veja abaixo um passo a passo sobre como enviar um colchão da maneira mais fácil e econômica.

Medidas e peso

A primeira coisa que você precisa saber antes de enviar um colchão é o seu peso e todas as medidas. Precisão é a palavra chave, então não adivinhe! Quanto mais preciso os dados da sua carga na cotação de frete, menor a chance de acontecer a conciliação de frete após o embarque. Portanto, meça e pese seu colchão depois de estar totalmente embalado para ter certeza de que está obtendo a cotação de frete mais precisa.

Como referência, abaixo tabela que mostra as dimensões padrão dos colchões:

Modelo

Dimensões (sem embalagem)
Solteiro  188 cm x 88 cm
Casal 188 cm x 138 cm
Queen 198 cm x 158 cm
King 203 cm x 193 cm

 

material rico vender em marketplace

 

Novamente, nunca estime o peso e medidas da carga, seja preciso ao fazer uma cotação de frete. As transportadoras sempre aferem o peso e as medidas das cargas que manuseiam para garantir que possam operar em plena capacidade. Se o que a transportadora aferir durante a inspeção for diferente do que você declarou durante o processo de cotação do frete, você receberá o ajuste do valor do frete após o embarque da carga.

Embalagem

Embalar sua carga é sempre uma das etapas mais importantes no processo de envio. Os colchões possuem suas particularidades para embalar devido à sua forma e tamanho.

Se é a sua loja quem efetua a entrega do colchão para seus clientes, não tem muito segredo, você pode estar enviando apenas no plástico que vem de fábrica, pois o trajeto é curto e sofre pouca movimentação, assim que sai da sua loja vai direto para a casa do seu cliente e seus entregadores terão um cuidado especial.

Mas, ao enviar o colchão por uma transportadora, tenha em mente que a carga sofrerá muita movimentação, passará por diversos processos de carga e descarga até chegar ao destino final, quando se trata de embalagem, a expressão “menos é mais” não se aplica, aliás, podemos afirmar que a expressão correta a ser utilizada é a “quanto mais melhor” 🙂

Recomendamos fortemente que aplique algumas camadas de proteção ao seu colchão, durante a movimentação ele poderá ser “arrastado” pelo assoalho do caminhão, no depósito da transportadora e até mesmo pelo chão da casa do seu cliente, que terá que levá-lo até o cômodo que desejar, ou até mesmo sofrer algum impacto de outras cargas que estão viajando no mesmo veículo.

Em relação a embalagem do colchão, mantenha a primeira camada do plástico que vem de fábrica, pois é ela quem vai garantir que o colchão fique livre de poeiras, inclua em torno de 4 camadas de plástico bolha e por fim uma camada de papelão ondulado, reforçando principalmente as extremidades, o papelão é resistente a movimentação e dará uma segurança extra ao colchão, fora facilitar a identificação da carga.

Se for enviar a base box, não envie ela com o pé montado, isso vai reduzir uma das dimensões do volume fazendo com que o frete fique mais barato. Em relação a embalagem da base, utilize o mesmo processo, 4 camadas de plástico bolha e uma camada de papelão ondulado, reforçando sempre as extremidades.

Não economize em embalagem, um pequeno rasgo no colchão poderá lhe custar muito mais, as transportadoras não reembolsam o valor da nota fiscal em casos de avaria por falta de embalagem, aliás para o transporte de colchão a grande maioria das transportadoras solicita que seja assinado o termo de isenção de avarias.

Oriente seu cliente a conferir a embalagem

Se é sua loja que efetua a entrega do colchão, pode desconsiderar esse trecho do artigo, mas se você estiver usando uma transportadora para transportar colchões, essa parte é de extrema importância e temos um artigo ensinando o que fazer no momento do recebimento da carga.

Erros acontecem na movimentação da carga, especialmente porque as remessas dividem espaço na parte de trás de um caminhão de carga com outras remessas.

A transportadora só reconhece a avaria quando há ressalva no verso do CT-e (Conhecimento de Transporte eletrônico) que o material chegou avariado e isso tem que ser realizado no momento do recebimento, é necessário que o recebedor tire fotos comprovando o dano na embalagem e no produto, e não apenas no produto, conforme informado anteriormente isso nada vai adiantar se sua carga não estiver perfeitamente embalada, as transportadoras não reembolsam o valor da nota fiscal em casos de avaria por falta de embalagem ou embalagem inadequada.

Faça cotação com uma plataforma de gestão de fretes

Não perca a chance de encontrar o melhor preço de frete para enviar seu colchão. Normalmente é mais barato contratar o frete através de uma plataforma do que enviar diretamente com a transportadora.

Faça uma cotação de frete agora mesmo com a Central do Frete e experimente a maneira mais inteligente e descomplicada de enviar sua carga.

Equipe Central do Frete

A Central do Frete é uma plataforma de gestão de fretes online desenvolvida para simplificar os processos entre você e as transportadoras.

Deixe um comentário