4 vantagens das plataformas de cotação de frete para o setor financeiro

You are currently viewing 4 vantagens das plataformas de cotação de frete para o setor financeiro

As plataformas de cotação de frete reúnem, em um único ambiente, todas as etapas do fechamento de um negócio — da cotação à cobrança. O portal possibilita que transportadoras acompanhem e administrem o andamento de todos os transportes contratados, monitorem as cotações efetuadas e, ainda, a liberação de pagamentos. Desse modo, todos os dados importantes ficam concentrados no mesmo local e, portanto, torna-se muito mais simples e ágil gerir embarcadores e minimizar tomadas de decisões que possam ser danosas à empresa.

A automação da logística, propiciada pelas plataformas de cotação de frete, representa uma grande redução de custos, tanto para as transportadoras quanto para os embarcadores. Afinal, todo embarcador poderá ser atendido e ter seu processo acompanhado sem que a rotina das transportadoras seja encarecida. Como pode-se notar, um dos departamentos que mais tem a ganhar com uma plataforma de cotação de frete é o financeiro. E os benefícios não param por aí!

Na sequência, apresentaremos a você quais serão os quatro principais ganhos que o seu departamento financeiro conquistará a partir de uma aliança com serviços de cotações instantâneas de frete. Vamos lá!

Leia também: Descubra como diminuir o custo logístico da sua empresa

Redução da quantidade de boletos emitidos

As plataformas de cotação de frete automatizam todas as fases da contratação de um serviço e reduzem drasticamente a burocracia e a dificuldade no controle individual de cada frete contratado. Com o serviço, há uma expressiva diminuição na emissão de boletos, recibos e faturas. Se, por exemplo, você trabalha com uma média de 200 pedidos de coletas mensais na sua transportadora, com a plataforma de cotação de frete online você não mais precisará emitir 200 documentos, tudo será organizado em uma única fatura.

Como reflexo direto dessa diminuição de burocracia e da quantidade de faturas movimentadas, sua transportadora conquistará um controle financeiro muito maior e, consequentemente, mais economia e lucros para o negócio como um todo.

Leia também: Calcular frete: como conseguir o melhor preço?

Minimização da inadimplência

Aliando-se a uma plataforma de cotação de frete, sua gestão de serviços contratados e andamento de processos será baseado em uma comunicação muito mais transparente entre embarcador e transportador. Como a plataforma será a incumbida de cadastrar e conferir todos os dados dos contratantes, você não mais precisará se preocupar com o risco de não efetuação ou atraso em pagamentos. Afinal, com a automatização do processo, o sistema não permite que nenhum dado seja perdido ou informação passe desapercebida.

Ganho de produtividade da equipe

Com um portal automatizado, que realiza por si só todas as coletas e cotações no próprio site, sua equipe poupará esforços com tarefas repetitivas e burocráticas. Por esse motivo, seus funcionários terão muito mais tempo e disposição para dedicarem a outras atividades, como captação e fidelização de clientes, monitoramento e redução de custos ou melhoras estruturais para a empresa, como investimento em novos e melhores veículos.

Redução de gastos com outros departamentos

Uma outra grande (e imediata) vantagem das plataformas de cotação de frete é a redução da necessidade de investimentos em outros setores. Para começar, o cadastro na plataforma pode ser gratuito. Ademais, as áreas de publicidade e serviço de atendimento ao cliente, por exemplo, passarão a exigir muito menos recursos.

A primeira porque apenas o cadastramento na plataforma já funciona expõe sua marca para centenas de novos clientes e, portanto, funciona como publicidade gratuita. Além do mais, os embarcadores passarão a resolver praticamente todas as suas demandas em forma de autoatendimento na plataforma. Ou seja: muito menos funcionários exigidos para atendimento via telefone e e-mail.

Viu só como ter parceiros estratégicos é interessante para sua transportadora? Para receber outros conteúdos como esse, não deixe de assinar a nossa newsletter!

Plataforma de cotação , contratação e gestão de frete online
Plataforma de cotação , contratação e gestão de frete online

 

 

 

Equipe Central do Frete

A Central do Frete é uma plataforma de gestão de fretes online desenvolvida para simplificar os processos entre você e as transportadoras.

Deixe um comentário