O que é o PUDO e como funciona?

  • Post author:
  • Post category:Logística
  • Reading time:6 mins read
You are currently viewing O que é o PUDO e como funciona?

Você já ouviu falar em PUDO? Muita gente confunde com aquele cachorrinho bonitinho, o Poodle, inclusive se digitar PUDO no Google são eles que aparecem primeiro. Neste artigo vamos desvendar esse mistério e te explicar tudo sobre PUDO, vem com a gente! 😉

O que é PUDO?

O PUDO – Pick Up & Drop Off Points – que traduzindo para o português, significa Ponto de coleta e Entrega, é uma metodologia criada para otimizar os processos logísticos. Através dela, ao invés de solicitar a coleta e entrega de forma convencional, há diversos postos de postagem das cargas para realizar o embarque e também a entrega no destino final. Deste modo, as cargas podem ser embarcadas e entregues de forma mais descomplicada, tendo em vista que os problemas com horários específicos para coleta e entrega, ocorrências por destinatário ausente e muitas outras não ocorrem quando o modelo PUDO é utilizado.

“O PUDO irá resolver um antigo problema do processo de entregas, as famosas tentativas de entrega sem sucesso, pelos motivos de endereço não localizado e cliente ausente” afirma Thiago F. Swistalski, CEO da Central do Frete”

Agora bateu a curiosidade, né? Então vamos nessa que logo abaixo temos mais informações para você! 

O modelo PUDO vem sendo desenvolvido e ganhou diversos formatos ao longo do tempo, porém todos eles têm o intuito de melhorar o processo logístico e facilitar a vida de todos: transportadoras, embarcadores e destinatários. Este modelo tem como principal objetivo dispensar a necessidade de ter sempre alguém no local de entrega para receber a carga, uma vez que as entregas serão realizadas em um ponto de entrega e o destinatário poderá retirar a carga no dia e horário mais conveniente.

material rico estratégias de frete
material rico estratégias de frete

Quais são os formatos do PUDO?

Atualmente, o PUDO possui quatro formatos que têm sido utilizados nos processos logísticos, confira abaixo quais são:

1 – Clique e Retire

PUDO - Clique e Retire
PUDO – Clique e Retire

Já realizou uma compra online e optou por retirar sua encomenda na loja física? Quem nunca, né? Esse é um dos modelos PUDO! Ao invés de aguardar que a entrega chegue em sua casa ou trabalho, correndo o risco de não ter ninguém para receber, a loja física disponibiliza para que seu cliente faça a retirada de sua compra.

Grandes varejistas como Havan, Casas Bahia, entre outros já disponibilizam essa facilidade para seus clientes.

2 – Pick-Up Point

PUDO - Pick-Up Point
PUDO – Pick-Up Point

Assim como todos os formatos do PUDO, este também é um serviço de retirada pelo destinatário, porém sua principal característica é estar disponível somente em locais com grande circulação de pessoas, como: Shoppings, Supermercados, lojas entre outros. Para essa modalidade, o destinatário realiza as compras na internet e retira nos pontos disponíveis dentro destes estabelecimentos, os quais geralmente possuem um prazo máximo de 7 dias para retirada.

 

3 – Social pick up point

Essa é uma modalidade bastante interessante do PUDO! São pontos de retirada de cargas, porém diferente da modalidade anterior, pois neste caso os locais são residências cadastradas para prestar este tipo de serviço. Qualquer pessoa que tenha um local adequado para armazenar as cargas em sua residência poderá se cadastrar e fazer parte do modelo PUDO, não é demais!? Além de ser um meio de conseguir uma renda extra  🙂

4 – Lockers

PUDO - Lockers
PUDO – Lockers

Os Lockers são os armários inteligentes e é o mais conhecido do mercado atualmente. São armários inteligentes, localizados em pontos estratégicos para que o destinatário possa retirar sua carga no dia e horário que lhe convier. Os Lockers geralmente funcionam 24h por dia, facilitando muito a vida corrida que temos, pois desta forma retirar a encomenda não será um problema por conta dos dias e horários. Os armários inteligentes facilitam os processos logísticos e mantêm sua carga em total segurança.

 

A Central do Frete oferece uma plataforma completa para otimizar a gestão e garantir maior eficácia no controle de fretes. Em parceria com a JADLOG disponibilizamos a modalidade de PICKUP Point, mais uma opção para descomplicar o frete de nossos embarcadores, a Central do Frete é a solução para o atendimento de diferentes demandas, de serviços de e-commerce a transportes industriais.

Por meio da nossa ferramenta, a sua estratégia de gestão em frete vai gerar maior economia de tempo e de recursos. Conheça nossos serviços!

Deixe um comentário