Como fazer uma cotação de frete?

You are currently viewing Como fazer uma cotação de frete?

A cotação de frete é um processo crucial na rotina de uma loja online, já que pesquisar as condições das transportadoras e solicitar orçamentos para envio de mercadorias é a melhor forma de reduzir custos e oferecer um serviço de entrega eficiente aos compradores.  

Você sabe como, na prática, é realizada a cotação de frete? Neste artigo, vamos explicar a importância desse processo, o que deve ser levado em conta na hora de comparar os preços e como fazer a cotação de frete nos Correios e em transportadoras privadas. Confira!

Qual a importância de realizar a cotação de frete?

Cada transportadora, e até mesmo os Correios, têm seus pontos altos e fracos. Assim, pegar o orçamento de várias empresas de transporte dá ao lojista a autonomia de escolher a opção mais adequada.

Realizar a cotação de frete influencia diretamente na lucratividade da loja e nos custos de operação, já que permite reduzir os custos com envio de produtos e evitar despesas com avarias, extravios e danos aos pacotes.  

Vale lembrar que, nessa avaliação, não basta comparar os preços e ignorar outros fatores. Afinal, é preciso aliar um serviço rápido e de qualidade a um valor justo

Por isso, faça a cotação de frete e compare os preços praticados, mas não se esqueça de avaliar também a reputação das transportadoras, sua infraestrutura, os prazos de entrega que oferecem e seus diferenciais competitivos.

Realizar a cotação de frete com diversos parceiros permite que o lojista avalie as empresas disponíveis no mercado e escolha a transportadora que oferecer as melhores condições e o custo-benefício mais vantajoso, que atenda às expectativas do comerciante e do cliente. 

Além de reduzir custos, isso ajuda a promover uma boa experiência de compra aos consumidores.

O que é levado em consideração na cotação do frete?

Tamanho e peso da mercadoria

O tamanho e o peso do produto a ser enviado são alguns dos principais fatores que influenciam no valor do frete, já que a modalidade de envio e os recursos utilizados podem variar de acordo com as medidas do pacote.  

Além disso, mercadorias de maior volume demandam mais tempo para o carregamento e ocupam mais espaço no veículo da transportadora. Assim, tanto os Correios como as transportadoras particulares usam o peso e o tamanho da mercadoria como critérios na hora de passar o orçamento.

Tipo de carga

O tipo de produto a ser transportado também pode interferir no valor do frete. Alguns itens demandam cuidados específicos que consomem mais tempo da equipe da transportadora e dão mais trabalho.

Por exemplo, há produtos que exigem determinada temperatura no veículo e embalagens específicas. Outros, são frágeis e requerem mais cautela no manuseio e transporte. Todas essas variáveis precisam entrar na conta.

Taxas e tributos

Existe uma série de taxas e impostos que podem incidir sobre o valor do serviço. Por exemplo, tributos como ICMS, PIS e COFINS são fixos, mas há outras tarifas estaduais e municipais da região atendida pela transportadora.

Além disso, é preciso considerar taxas como o Gerenciamento de Risco em Transporte Rodoviário de Cargas (GRIS), os pedágios e eventuais taxas próprias que as transportadoras estipulem.

Distância de envio

A distância entre o remetente da mercadoria e destinatário é outro critério importantíssimo para a cotação de frete: quanto mais longe o cliente estiver do centro de distribuição da loja, maior será o custo. 

Afinal, a distância afeta a quantidade de combustível que é gasta no percurso, o desgaste sofrido pelos pneus do veículo e o tempo gasto para realizar a entrega.

Tipo de contratação de frete

Existem diversos tipos de contratação de frete: o direto, em que o serviço é contratado direto de uma transportadora e realizado por ela; a subcontratação, em que a transportadora repassa a tarefa a uma terceirizada para otimizar a logística; e o redespacho, em que a empresa contrata outra transportadora apenas para cobrir um trecho da rota. Dependendo do tipo de contratação adotado, haverá impacto no valor do frete.

Central do Frete

Mas, afinal, como fazer a cotação do frete?

Cotação do frete nos Correios

É possível fazer a cotação de frete no próprio site dos Correios: tudo o que você precisa fazer é informar os dados de CEP de origem e de destino, escolher a modalidade de envio desejada (como PAC ou SEDEX) e o formato da caixa utilizada.

No portal, dá para contratar serviços adicionais e também para adquirir a embalagem padrão dos Correios e embuti-la no valor, caso sua loja não tenha uma caixa personalizada. Após preencher todos os dados, basta clicar em “calcular” para obter a estimativa do valor da entrega.

Cotação do frete das transportadoras

A cotação do frete das transportadoras privadas pode ser realizada diretamente em seus sites. A maioria delas disponibiliza ferramentas que permitem inserir os dados e ter acesso a um orçamento. Assim como é feito no site dos Correios, deve-se preencher os CEPs, as informações sobre a encomenda e esperar o resultado do cálculo.

Isso é importante porque fornece uma base sobre os preços praticados pela empresa e permite avaliar o custo-benefício. O problema é que realizar a cotação de uma transportadora de cada vez, manualmente, gastaria um tempo absurdo. 

Por isso, o ideal é adotar algumas medidas para otimizar a cotação de frete em transportadoras, como veremos a seguir.

Como otimizar a cotação do frete?

A melhor maneira de otimizar a cotação de frete e economizar um tempo precioso é usar a tecnologia como aliada, pois é muito mais rápido realizar esse processo com o auxílio de uma plataforma do que manualmente. Uma ótima solução é investir em uma calculadora de frete online, como a Central do Frete.

Trata-se de uma ferramenta responsável pela mediação entre a loja online e as principais transportadoras particulares. Com a calculadora de frete, é possível comparar os preços e condições de várias empresas de transporte ao mesmo tempo e avaliar o custo-benefício em poucos minutos.

É muito fácil fazer a cotação de frete em nosso site: basta preencher um formulário com os dados da loja, os do consumidor e uma descrição da encomenda. A própria plataforma se encarrega de gerar uma lista com as opções disponíveis, para você fazer a melhor escolha e contratar o serviço na hora!

Quer aproveitar as vantagens desse serviço e otimizar a cotação de frete de sua loja virtual? Então clique aqui e faça seu cadastro

Deixe um comentário