Otimize seus processos e atraia mais clientes para sua transportadora!

You are currently viewing Otimize seus processos e atraia mais clientes para sua transportadora!

Para funcionar, todos os processos de gestão precisam ser planejados e executados corretamente, certo? A mesma coisa acontece na gestão de estoques e na logística do transporte de mercadorias. Sem que haja um controle rígido, sobre uma estrutura planejada com eficiência, fica mais difícil cumprir prazos e evitar aborrecimentos.

Assim como é importante contar com um sistema produtivo e de vendas eficiente, precisamos nos acostumar ao fato de que a demanda e a disponibilidade de distribuição influenciam diretamente no rendimento de nossos negócios. E já que a distribuição de produtos é fundamental, criar um sistema capaz de atender as necessidades é imprescindível.

Toda a logística de distribuição deve ser pensada excedendo as previsões e precisa considerar uma margem de erro. Todos estamos sujeitos a falhas operacionais, logo, quando ‘saímos na frente’, podemos buscar alternativas para que a demanda siga seu fluxo com normalidade. Não há nada pior do que correr contra o tempo e cometer mais erros ainda.

Separamos alguns pontos que podem lhe ajudar a gerenciar os processos de transporte de cargas da sua empresa:

Mantenha o controle de tudo

É fundamental manter o controle sobre todos os pedidos. Não é porque você tem 80% do seu cronograma que vai deixar para depois a gestão de uma parte do que precisa ser transladado. Uma visão geral planejada ajuda a manter tudo funcionando corretamente.

Leia também: Logística de entrega: saiba como otimizar o processo

Preveja os picos sazonais de pedidos

Há épocas do ano nas quais o trabalho de uma transportadora pode até triplicar. Sabendo disso, é bom ter um plano B para ajudar a atender à demanda em períodos de maior movimento. Uma empresa que investe em infraestrutura no Natal, por exemplo, tem mais chances de ter sucesso no planejamento.

Antecipe datas, mantenha uma margem

Não prometa para ontem o que você só vai entregar amanhã. Muitas vezes, a maioria dos clientes se irrita mais com o atraso do que com prazos mais longos. Em outras palavras: é mais fácil tolerar um dia a mais de espera do que ficar esperando um produto que não cumpriu o prazo. Você pode até atender o cliente uma vez, mas ele vai lembrar que a sua empresa não honra os compromissos.

Leia também: Calcular frete: como conseguir o melhor preço?

Respeite os processos

A movimentação de material precisa seguir as Normas de Entrada e Saída de Estoque. Esquecer os procedimentos em função das urgências é o menor caminho para a falta de controle. Se tudo não estiver no sistema, como é que o gestor vai poder calcular o giro de materiais? Isso é importante principalmente para antecipar processos e ter a certeza de que não há surpresas no caminho.

A organização e o controle são fundamentais em qualquer operação logística. E não é só para saber tudo o que está sendo feito, o objetivo é um bem maior. Em primeiro lugar, lembremos que o que não é medido não pode ser melhorado, logo, como economizar recursos se você não tem tudo na ponta do lápis? Diminuindo gastos, você tem mais lucro nas transações.

E, finalmente, lembremos sempre da peça mais importante dessa equação: o cliente. Um cliente satisfeito é fruto de uma cadeia de processos bem elaborada e funcional. Com clientes que retornam, você continua no negócio e pode continuar melhorando os procedimentos para manter-se à frente como um referente no setor.

Seja embarcador da Central do Frete e obtenha mais produtividade, melhoria no atendimento e segurança. Conquiste ainda mais a confiança dos seus clientes, entre em contato agora mesmo! Você só tem a ganhar!

Equipe Central do Frete

A Central do Frete é uma plataforma de gestão de fretes online desenvolvida para simplificar os processos entre você e as transportadoras.

Deixe um comentário