É possível reduzir gastos com frete na minha empresa?

You are currently viewing É possível reduzir gastos com frete na minha empresa?

Quem trabalha em atividades ligadas a área de logística sabe: os gastos relacionados ao frete não são determinados por um valor fixo e podem mudar muito. De fato, o custo total do transporte de qualquer coisa muda de acordo com o contexto e responde a variações que você nem mesmo sabe exatamente.

E como o preço do frete afeta toda a logística do produto, assim como o cálculo do valor final do mesmo, é fundamental encontrar alternativas para reduzir gastos com frete. Agora, para melhorar um processo, é fundamental conhecê-lo integralmente e ser capaz de modificar cada parte que requeira melhorias. Tem uma frase que diz que o que não é medido não pode ser melhorado; e para medir, é preciso conhecer.

# Organização é fundamental

Pode até parecer simples, mas o fato é que a sua empresa vai precisar colocar os “pingos nos is” e saber exatamente onde está gastando tempo e recursos financeiros.

Inicie os controles identificando todos os gastos envolvidos no frete: cotação dos melhores prestadores de serviço, relação custo-benefício entre empresas disponíveis, taxas extras incidentes e a logística própria do processo – empilhadeiras, adaptação de instalações, etc.

Após medir e comparar os resultados, fica mais fácil identificar que fase consome mais recursos do que deveria e formar um plano de ação para atacar direto aquilo que está comprometendo a sua eficiência financeira.

Leia também: Calcular frete: como conseguir o melhor preço?

Trabalhe sempre com parceiros reconhecidos

Se conhecer o processo completo para poder identificar problemas e adotar as soluções cabíveis é importante, imagine a importância de trabalhar com empresas nas quais você possa confiar. Porque, sim, o compromisso é uma variável na sua conta de gastos, aliás, o que pode sair muito caro é a falta de compromisso.

Além da tranquilidade de saber que você pode contar com uma empresa de confiança, é fundamental que os processos de contratação sejam transparentes e práticos, como a intermediação por meio de uma plataforma de gestão de fretes com a possibilidade de fazer a cotação e programar as coletas via plataforma web.

# Boas práticas

Trabalhar bem não é privilégio de quem tem recursos sobrando, infraestrutura de ponta e de quem ‘surfa’ no mar da tranquilidade de empresas bem-sucedidas. Aliás, quantas empresas você conhece que não atravessam dificuldades e inconvenientes na hora de cotar e contratar fretes? Por isso é tão importante dar a devida importância ao planejamento desse  processo tão importante.

Para que um planejamento seja funcional, é importante criar manuais e estabelecer padrões de qualidade. Outro ponto importante: independente do tamanho da empresa ou da quantidade de cargas a serem transportadas, é fundamental definir quem é o responsável pelo processo.

Tenha em seu time pessoas responsáveis, comprometidas, organizadas e, claro, para otimização de tempo e redução de custos, conte sempre com as tecnologias disponíveis no mercado. Se você conhece, controla e regula o processo de transportes, tem tudo para diminuir os gastos e otimizar esta etapa fundamental para qualquer empresa.

Você tem uma política para reduzir gastos com frete na sua empresa? Quais são suas táticas? Contribua com sua experiência deixando um comentário!

Plataforma de cotação , contratação e gestão de frete online
Plataforma de cotação , contratação e gestão de frete online

Equipe Central do Frete

A Central do Frete é uma plataforma de gestão de fretes online desenvolvida para simplificar os processos entre você e as transportadoras.

Deixe um comentário