4 estratégias de negócios infalíveis para transportadoras

You are currently viewing 4 estratégias de negócios infalíveis para transportadoras

Entre os muitos desafios enfrentados pelas transportadoras brasileiras, destacam-se a necessidade de se fidelizar clientes antigos e, ao mesmo tempo, conquistar novos fregueses sem que isso signifique perda de agilidade e eficiência — logística ou orçamentária. Fortalecer o planejamento estratégico da empresa e procurar parcerias sólidas são alguns dos pré-requisitos indispensáveis para empreendedores que buscam expandir suas vendas. No post de hoje, falaremos sobre quatro estratégias de negócios para transportadoras que alavancarão os seus resultados. Confira!

Pense estrategicamente

O primeiro passo para o sucesso de qualquer negócio é, sem dúvidas, sua capacidade de autoanálise, de prever e se preparar para diferentes cenários e estar sempre procurando detectar e corrigir possíveis deficiências. Consequentemente, para que a sua transportadora atinja bons resultados — até mesmo em períodos de crise — o melhor a fazer é investir massivamente em um bom planejamento estratégico.

Leia também: Calcular frete: como conseguir o melhor preço?

Analise todos os dados pertinentes a cada fase do negócio — como salários de funcionários, despesas com manutenção e abastecimento de veículos, pedágios, embalagens, dentre outros. Feito isso, planeje seu orçamento de modo a cobrir, confortavelmente, todas essas despesas e, ainda, deixe sempre uma reserva para eventualidades.

Padronize seus processos

Uma organização bem estruturada e pré-programada garante uma maior eficiência operacional e, portanto, uma menor margem para falhas de qualquer natureza. Para isso, aposte em softwares de gestão que simplifiquem todo o fluxo de documentos e procedimentos da sua transportadora. Além disso, é importantíssimo lembrar que quanto mais simples forem as suas cotações de frete, mais clientes estarão dispostos a fechar acordos com você.

Seu serviço de atendimento ao cliente também precisa ser padronizado, sendo rápido, flexível e seguindo protocolos de linguagem preestabelecidos em diferentes meios — cobrindo, principalmente, o digital. Lembre-se que as negociações têm convergido, de maneira crescente, para a internet. Logo, transportadoras que não se adequam a essa nova realidade perdem competitividade e, consequentemente, muitos potenciais clientes.

Marque presença na internet

Que a maior parte das operações e negócios têm sido realizados na internet não é novidade para ninguém. Mas o que muita gente negligencia é o fato de que o mundo virtual é um campo fértil para quem tem uma boa percepção de mercado e sabe reconhecer as boas oportunidades.

Por isso, certifique-se de garantir uma boa experiência para os navegantes que buscam pelo seu serviço e permita que eles consigam encontrar todas as respostas que necessitam de maneira clara e objetiva — como, por exemplo, preços por distância, peso e nível de urgência para entrega de encomendas.

Alie-se a plataformas de cotação de frete

A competitividade no setor de transporte e entregas é cada vez maior. Desse modo, quem não deseja ficar para trás e perder oportunidades preciosas de negócio, precisa encontrar soluções eficientes e rentáveis para aumentar a exposição de marca. Nesse contexto, para impulsionar as vendas da sua transportadora, a melhor tática é fechar alianças com plataformas de cotação de frete online.

O serviço de cotação de frete cruza informações de milhares de transportadores e usuários e expõe, diariamente, dezenas de demandas que se encaixam a sua cobertura territorial e capacidade de entrega. Assim, você tem a chance de captar diversos novos clientes e aumentar seu volume de carga de maneira ágil e eficiente.

Pronto para colocar em prática essas estratégias de negócios na sua transportadora? Gostou do nosso artigo e deseja ficar por dentro de outras dicas como essas? Então assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos como esse diretamente no seu e-mail!

Plataforma de cotação , contratação e gestão de frete online

Equipe Central do Frete

A Central do Frete é uma plataforma de gestão de fretes online desenvolvida para simplificar os processos entre você e as transportadoras.

Deixe um comentário